LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Meditar faz bem

Um dia de trabalho mais relaxado, mais agradável, com uma qualidade melhor. Esses são alguns dos benefícios que a meditação proporciona, segundo o professor do Departamento de Filosofia Roberto Márcio Starling. Ele ministra aulas de Filosofia da Mente, no departamento, e, além de praticante da meditação, dá oficinas de Tai Chi Chuan, um tipo de meditação em movimento.

De acordo com Starling, a meditação é uma forma de concentração prolongada: “Você cria uma mente meditativa, que é uma consciência neutra, que observa a nossa consciência pessoal como se ela fosse um observador imparcial e isso induz a um estado de tranquilidade”. Para o professor, esse estado melhora a respiração, aumenta a capacidade de concentração, que tem como consequência o aumento do desempenho cognitivo, e diminui a incidência dos hormônios do estresse, como, por exemplo, o cortisol, que tem efeitos nocivos para o organismo.

Não existe um tempo mínimo para se praticar a meditação. Segundo Starling, a atividade é boa em qualquer dose, mas o ideal seria em torno de 30 minutos a uma hora por dia. Porém, ele indica que se inicie com cinco minutos e vá aumentando o tempo aos poucos, na medida em que a pessoa se sentir confortável e perceber os benefícios, o que vai acontecer naturalmente.

A meditação pode ser feita em qualquer lugar, mas é desejável que seja em um local tranquilo. “Deve se abstrair, se concentrar, voltar a sua visão para o seu interior, tirar a sua concentração, a sua percepção do mundo externo e voltá-la para dentro de si. E isso pode ser feito em qualquer lugar”, afirma o professor.
 
Confira alguns passos para praticar a meditação:

1 – Coloque roupas confortáveis.
2 - É desejável estar em um local tranquilo.
3 – Deixe de lado todas as “pré-ocupações”.
4 – Sente-se na posição de lótus (colocar o pé direito sobre a coxa esquerda e, em seguida, o pé esquerdo sobre a coxa direita) ou meio lótus (colocar o pé esquerdo sobre a coxa direita).
5 - Coloque o dorso da mão direita sobre o pé esquerdo e o dorso da mão esquerda sobre a palma direita, com as pontas dos polegares se tocando levemente.
6 – Sente-se eretamente (nem inclinado à direita, nem à esquerda, nem para frente, nem para trás).
7 - As orelhas devem estar alinhadas com os ombros e o nariz alinhado com o umbigo. A ponta da língua deve ser colocada no palato, os lábios e dentes devem ficar fechados.
8 - Mantendo os olhos entreabertos, respire suavemente pelas narinas. Finalmente, tendo regulado o corpo e a mente, faça uma respiração profunda, movendo o corpo para a esquerda e para a direita, e, então, deve-se ficar imóvel, sentado firmemente.
9 - Ao terminar, mova o corpo devagar e se levante com calma. Não se deve mover bruscamente.

Fonte: Fukanzazengi ‐ Regras universais do Zazen (Manual de meditação do mestre Eihei Dogen ‐ Japão, 1200 ‐ 1253 dc), disponível no site http://www.monjacoen.com.br/textos-budistas/textis-tradicionais/152-fukanzazengi-regras-universais-do-zazen.

:: Veja mais notícias no "Bem-estar" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos