LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Sexta de Música Erudita


Grupo de flautas será a última atração do semestre

A última apresentação do semestre do projeto Sexta de Música Erudita ocorre no dia 7 de junho, às 18h, no auditório 2, do prédio 5, campus Coração Eucarístico. Haverá um concerto, intitulado Brasil em Flautas, com o grupo Flutuar Orquestra de Flautas. A entrada é aberta a toda a comunidade acadêmica.

O repertório do grupo é composto com obras dos compositores Villa-Lobos, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone, Guerra-Peixe, Marlos Nobre, Osvaldo Lacerda, Lorenzo Fernandez, Villani-Côrtes, Ernani Aguiar, José Siqueira, dentre outros. Serão apresentados arranjos musicais especialmente elaborados para orquestra de flautas transversais, de obras de uma categoria musical intitulada Música Brasileira Nacionalista. As composições incorporam elementos rítmicos e melódicos de gêneros musicais conhecidos, oriundos de manifestações de cultura genuinamente popular: o baião, o frevo, o maracatu, o choro, o lundu, o côco, o cabocolinhos, a congada, a modinha e a toada.

Assim, o programa abrange diversos estilos musicais, com peças que mesclam características da música erudita com aspectos típicos da música popular. Através da sonoridade peculiar de uma orquestra de flautas transversais, um amplo panorama musical brasileiro será mostrado. Sua riqueza e diversidade serão potencializados pela expressividade de um grupo de jovens músicos que propõem, com a liberdade de seus sopros, dar um toque que alia a técnica, a lógica, a precisão e o refinamento próprios da música de concerto, com a vitalidade, a simplicidade, a espontaneidade e a ginga da música popular.

O grupo Flutuar Orquestra de Flautas apresenta uma formação rara no Brasil, reunindo exclusivamente flautas transversais. A riqueza de sonoridade do conjunto é garantida por instrumentos de diferentes tamanhos, desde o flautim (que produz sons bem agudos) e as flautas-em-dó (modelo padrão), até  as flautas de maiores dimensões, responsáveis pelas notas musicais mais graves, como a flauta-em-sol e a flauta-baixo, além da raríssima flauta contra-baixo.

O Sexta de Música Erudita, que teve início em maio de 2010, é uma promoção da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac) da Universidade, em parceria com a Escola de Música da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Fundação de Educação Artística.

:: Veja mais notícias no "PUC CULT" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos