LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Alimentação no trabalho

Durante o horário de trabalho, também é preciso se alimentar adequadamente. No intervalo das grandes refeições, é sempre recomendado não deixar de comer. Normalmente, nesse horário, as pessoas estão trabalhando e, por falta de tempo ou por praticidade, acabam exagerando em alimentos muito calóricos. O ideal é que nesses intervalos as refeições sejam mais leves.

Algumas mudanças simples na alimentação podem surtir grandes efeitos:

1) Sem dúvida as frutas são as melhores opções de lanche. Dê preferência àquelas mais fáceis de transportar, como banana, mexerica, laranja, maçã ou pera, mas, em se tratando de fruta, qualquer opção é sempre bem-vinda.

2) Se você for comer o tradicional “café com pão”, a sugestão é utilizar adoçante para adoçar o café ou mesmo tomá-lo sem adoçar, para sentir o sabor do café. Com relação ao pão, prefira o francês, sem miolo, em vez dos pães doces. Se conseguir, evite a manteiga ou margarina ou utilize o mínimo possível.

3) Os salgados fritos ou folhados são muito gordurosos, por isso procure evitá-los. Uma boa sugestão é substitui-los por biscoitos integrais e/ou sem recheios, barra de cereal, sanduíches com pão integral.

4) O recheio do seu sanduíche pode ser o vilão do seu lanche, por isso, prefira os mais leves, como muçarela e peito de peru ou presunto light, com alface e tomate; ricota com cenoura, alface e tomate, atum ou sardinha com ricota ou queijo cotagge e salada. Caso não tenha geladeira para guardar o sanduíche, deve ser levados em recipiente térmico, que o conservará por cerca de três a quatro horas.

5) As frutas desidratadas ou as sementes oleaginosas (uva-passa, ameixa seca, damasco, maçã, abacaxi desidratado e as castanhas) são uma boa opção de lanche, mas cuidado com a quantidade, pois em excesso podem deixar seu lanche mais calórico.

6) Com relação às bebidas, fuja dos refrigerantes: eles colaboram bastante para o aparecimento da famosa barriguinha. O ideal são sucos naturais ou mesmo o cafezinho e o café com leite (adoçados com adoçante). Não se esqueça de se hidratar frequentemente. 

Autora: Angélica Cotta Lobo Leite Carneiro
Nutricionista, mestre em Enfermagem – Educação em Saúde
Professora da PUC Minas

Este texto é uma campanha da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), do Coração Eucarístico, em parceria com o curso de Nutrição e a Secretaria de Comunicação.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos