LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Novenas de Natal

Seja no trabalho, na Igreja, nas comunidades ou em família. Rezar a Novena de Natal é sempre um alento aos corações dos cristãos.

Para a Igreja Católica, a importância da novena se resume em preparar ainda mais os fiéis para que o nascimento de Jesus ocorra dentro dos lares, na noite de Natal.

Em Betim, a Pastoral na Universidade sugere a preparação para o Natal por meio de diversos símbolos que circundam o período cristão, como a instalação do presépio, a realização de concertos natalinos, a celebração de missas especiais e novena, que será encerrada no dia 6 de dezembro.

A cada dia de novena, um setor administrativo é responsável por preparar a celebração e acolher os demais colegas. A liturgia é seguida de reflexão e aprofundamento. “Assim conseguiremos promover uma integração maior entre os colegas e nos aproximar do espírito de Natal”, comenta o professor Eurides Rodrigues, coordenador da Pastoral no núcleo universitário.

De acordo com Mauriston Santos, auxiliar de administração da Clínica de Fisioterapia em Betim, “em casa ou na comunidade vivemos uma realidade diferente do trabalho, por isso é importante rezar junto com as pessoas com as quais vamos conviver durante todo o ano. Além disso, é uma preparação para reviver o nascimento de Jesus e acolhê-lo com um coração mais puro, tanto na família quanto aqui, na nossa instituição”, argumenta.

Engajamento
Momento de encontro, partilha, evangelização, solidariedade, reforço dos laços familiares e de amizade. Assim a funcionária Elândia Elmira de Abreu Silva define a tradição de rezar, há mais de 20 anos, a novena em preparação para o Natal. Há 14 anos na PUC Minas, atualmente ela é  secretária do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Pró-reitoria de Extensão.

Sempre engajada nas atividades da igreja, Elândia colabora na paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte, cujo pároco é o padre Elias Floriano dos Santos. Para ela, o mais interessante desse momento de reflexão é que, na paróquia, há o costume de se atribuir uma tarefa a cada participante da novena – uma experiência concreta de partilha. Dessa forma, alguns visitam famílias necessitadas, outros doam alimentos ou ajudam em obras sociais. “A novena nos ajuda a preparar o coração como uma morada digna, enfeitada e bonita para receber Jesus”, frisa.


Em Betim, a novena de Natal percorreu todos os setores e prédios

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos