:: Voltar à primeira página do informativo ::
A Pró-reitoria de Pesquisa e de Pós-graduação (ProPPG) está incentivando professores, estudantes e funcionários técnico-administrativos, que integrem grupos de pesquisa, a fazer a atualização do currículo na plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br), o quanto antes. É que o CNPq está desenvolvendo um novo sistema mais ágil e com novas funcionalidades (mas que manterá as informações atuais), a ser lançado no início de 2013, quando se completam 20 anos de acompanhamento censitário das atividades dos grupos de pesquisa no Brasil. Até que o novo sistema seja lançado, fica a critério de cada líder a atualização do seu grupo de pesquisa no modelo atual.
A principal mudança, segundo a professora Cláudia Sabino, assessora da ProPPG, é que passarão a ser contabilizadas pelo CNPq somente as pesquisas e publicações que o líder indicar como específicas do seu grupo de pesquisa, diferentemente do sistema atual que soma todas as publicações e estudos gerados pelos integrantes. No novo sistema, também será exigido que os funcionários participantes de grupos de pesquisa possuam currículo Lattes. O sistema terá ainda um novo módulo de colaboradores estrangeiros.
A professora Cláudia Sabino explica que a atualização permanente do Lattes é importante para a candidatura do grupo de pesquisa a recursos do CNPq e também para a PUC Minas como um todo, na classificação das universidades na área da pesquisa. Uma boa classificação da Universidade irá refletir o investimento crescente da Instituição na área.
Todas as mudanças advindas desse 10º Censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), promovido pelo CNPq, são resultantes dos trabalhos de uma Comissão de Avaliação do DGP, com base em críticas e sugestões recebidas e solução de problemas técnicos ou conceituais já apontados.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos