LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Importância da saúde ocular

A saúde ocular é tão importante quanto ter uma alimentação saudável, realizar exercícios físicos ou outras medidas de cuidado com nosso organismo. Cuidar da saúde ocular não é apenas ter cuidado direto com os olhos, mas com a manutenção e a melhoria da visão.

A visão é um dos cincos sentidos que permite a percepção do mundo. É uma forma de comunicação que o homem estabelece com o ambiente. Os olhos são órgãos sensoriais da visão que captam a luz e a transformam em impulsos nervosos, chegando ao cérebro por meio do nervo óptico. O cérebro interpreta esses feixes de luz criando a visão.

Assim, a saúde ocular merece uma atenção especial, por meio de um diagnóstico precoce de qualquer alteração, tratamento adequado e medidas de prevenção à saúde ocular.

Dicas de cuidado com a visão

 - Sempre que se sentir algum desconforto na vista ou se observar alguma alteração nos olhos, como olhos hiperemiados (escleras vermelhas), prurido (coceira), visão turva, embaralhada, cansaço visual, lacrimejamento excessivo, secreção purulenta ou aquosa, deve-se procurar um profissional da saúde para que ele possa avaliar e orientar quanto a melhor forma de tratamento. O profissional especializado em oftalmologia deve ser visitado regularmente para o acompanhamento contínuo.

- Sempre que as lentes dos óculos estiverem sujas, deve-se fazer a higienização das mesmas com água corrente. As lentes de silicone merecem cuidado maior na higienização: devem ser higienizadas com soro fisiológico e também armazenadas em um recipiente limpo, embebido de soro fisiológico e guardadas em local fresco, onde não haja a luz solar.

- No caso das mulheres que usam sempre maquiagem na região próxima aos olhos deve-se fazer a higiene dos olhos para retirar toda a maquiagem. Para isso, pode-se usar demaquilantes antialérgicos e também fazer uso de maquiagens hipoalergênicas. Essa medida é importante, pois evita a irritação dos olhos em decorrência do uso do produto. Após aplicação do demaquilante na área dos olhos, é recomendado que se lave o rosto com água e, em seguida, que se use um algodão umedecido com soro fisiológico.  Isso excluirá a chance de o indivíduo coçar os olhos enquanto dorme levando resíduos do demaquilante ao local, causando assim uma irritação nos olhos.

- Deve-se evitar assistir televisão por muito tempo com as luzes apagadas. O ideal é assistir a televisão com a luz acesa. Quando o quarto está totalmente escuro, o contraste entre a tela da TV e a área em torno dela torna-se muito grande para que a visão fique confortável e eficiente. Desta maneira, quando o quarto é iluminado com luzes mais suaves, o contraste indesejável se torna mínimo e causa menos danos à visão. Quando for assistir televisão deve-se ter uma distância de, pelo menos, 5 vezes o tamanho da imagem.

- Os cuidados relacionados com o uso de televisão e de computador são importantes, pois o usuário desses aparelhos deve dar intervalos de uma em uma hora, para descansar os olhos, e deve manter uma distância mínima de 50 cm da tela do aparelho. Outra opção é fazer uso de proteção de tela especializada para o computador. Algumas pessoas sentem ardência nos olhos quando estão muito tempo em frente à tela do computador. Isso ocorre porque geralmente têm a atenção fixa em frente ao aparelho eletrônico, ocorrendo uma diminuição da frequência no piscar dos olhos, dificultando, assim, a lubrificação natural dos mesmos. Lembre-se sempre de piscar os olhos cada vez mais quando estiver usando computador, no cinema ou assistindo TV. Outra alternativa é fazer compressas de água fria (não gelada) por dois minutos ou usar colírio lubrificante de acordo com a receita médica. Evite também ventilador ou ar condicionado direto sobre seu rosto quando estiver no computador, pois o ar ventilado por estes aparelhos ressecam ainda mais o globo ocular.

- Procurar posicionar o monitor um pouco abaixo da linha do olhar, evitando-se monitores posicionados na mesma direção ou acima do olhar, uma vez que esta posição favorece o ressecamento dos olhos.

- Procure limpar a tela do computador com frequência, uma vez que as partículas da poeira podem alcançar os olhos e causar um desconforto maior para a sua visão.

- As luzes do ambiente onde está instalado o computador devem estar posicionadas de forma que não ofusquem, não incidam diretamente nos olhos do usuário. No caso de luminárias de mesa, procure posicioná-las de forma que a luz não aponte diretamente em seus olhos. Para cada hora de trabalho, em frente a esses aparelhos, procure fazer um intervalo de cinco a dez minutos, fechando e abrindo os olhos com mais frequência. 

- Os olhos possuem a glândula lacrimal que tem a função de produzir lágrimas. Essas são necessárias para irrigação e lubrificação constante dos olhos, e também limpeza da córnea. O piscar dos olhos faz com que o líquido produzido nessa glândula, se espalhe por toda a superfície do olho. Quando passamos algum tempo sem piscar, ocorre uma sensação de ardência nos olhos, pois esses precisam de lubrificação. Assim, é importante sempre piscar os olhos para lubrificá-los. 

Óculos escuros

A luz solar refletida diretamente nos olhos pode causar um grande dano à visão. A córnea é a que sofre maiores manifestações das radiações. Permanecer por muito tempo exposto à radiação pode causar fotoconjuntivite (inflamação da conjuntiva), fotoqueratite (inflamação da córnea), catarata, diminuição da visão (cegueira), queimaduras superficiais e carcinomas. Para tanto, deve-se fazer uso de um protetor ocular para radiação solar (óculos de sol) quando exposto à luz solar. Os óculos devem ser escolhidos com a indicação de um especialista ocular.

Nazareth Ferreira, secretária da Diretoria de Educação Continuada, tem o cuidado de usar sempre óculos escuros. Aos três anos de idade, começou a usar óculos de grau constantemente, depois fez uma cirurgia e, agora, precisa deles apenas para longe, e quase sempre prefere os de sol. Ela diz que os modelos escuros e com grau fazem parte de sua vida. “Não fico sem óculos escuros”, ressalta. A secretária tem três pares e quando viaja para a praia leva dois, pois tem receio de ficar sem nenhum. No dia a dia, usa os óculos com o tempo ensolarado ou nublado, pois a claridade a incomoda.

Ao escolher seus óculos, Nazareth não se preocupa tanto com a armação, mas com as lentes. Como sempre teve problemas de vista, os médicos a orientaram a comprar lentes de qualidade para realmente proteger os olhos da claridade e prevenir doenças, como a catarata.
 
As dicas sobre a saúde ocular foram elaboradas pelas acadêmicas do 8º período do curso de Enfermagem: Mariana Macieira de Oliveira; Jordânia Jaqueline; Regianni Teixeira; Daniela Divino, sob orientação da professora Jaqueline Lara Marques Barata.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos