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Saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho

O estudo das relações entre o homem, o ambiente e seu trabalho. Para quem não sabe, essa é a Ergonomia. Em grego, significa tornar o trabalho mais agradável e mais criativo. Nesta entrevista, a professora Renata Campos Vasconcelos, do curso de Fisioterapia da PUC Minas, que é mestre e doutora em Ergonomia, dá dicas importantes de como preservar a saúde e promover a qualidade de vida no trabalho. “Os trabalhadores devem realizar atividades corporais que compensem as atividades diárias, sem sobrecarregá-los”, diz. De acordo com ela, o adoecimento pode ocorrer, por exemplo, por inadequações de mobiliário, aliadas à organização  rígida do trabalho, com pouca participação dos trabalhadores.

- Quais são as atitudes e condições do ambiente de trabalho que levam os funcionários a ter problemas relacionados à Ergonomia?
Na verdade, o adoecimento pode ocorrer por inadequações de mobiliário aliadas à organização rígida do trabalho, com pouca participação dos trabalhadores nas decisões da empresa. Muitas empresas responsabilizam o trabalhador por suas dores, Há vários fisioterapeutas que utilizam erroneamente o termo “postura incorreta”. Entretanto, muitos trabalhadores que possuem condições ambientais de trabalho ruins (calor, má ventilação, mobiliário antigo e apertado) relatam não adoecerem quando participam das decisões da organização do trabalho, dentre outras. 

- Quais são as doenças provenientes desse tipo de comportamento?
Precisamos ter cuidado com o termo comportamento, como se o trabalhador fosse o responsável pelo seu adoecimento. Ele é responsável por sua saúde e deve procurar realizar atividade física regular que compense o trabalho. Entre os adoecimentos, temos os LER/Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), problemas de saúde mental (Síndrome de Burnout), além de outros, dependendo de cada atividade realizada e de como cada pessoa responde às sobrecargas de trabalho.

- Quais são outras consequências?
O trabalhador pode ficar deprimido, angustiado, desanimado (Síndrome de Burnout). Há problemas respiratórios e cardiovasculares, estresse, além de vários outros, dependendo de cada sujeito.

- Como é a questão do tratamento? É melhor prevenir?
É extremamente importante prevenir o adoecimento. No caso dos LER/Dort, por exemplo, quando uma pessoa procura atendimento da fisioterapia é porque já está muito difícil produzir no trabalho. Na grande maioria dos casos o tratamento tem prognóstico de cura muito difícil.  

- Há alguns setores ou tipos de trabalho que merecem atenção especial? Quais?
Todo tipo de trabalho merece atenção. Uma forma de abrir espaço para discussão de problemas e resolução deles é criar departamentos de Ergonomia, em que todos os profissionais passam a ser capacitados a diagnosticar problemas e resolvê-los continuamente. Os comitês de ergonomia são vistos por grandes empresas como um investimento e uma estratégia competitiva, já que também aumenta a produtividade.  

- Que dicas a senhora daria para que os funcionários preservem a sua saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho?
Os trabalhadores devem procurar seus departamentos de Recursos Humanos para criar comitês de Ergonomia, devem realizar atividades corporais que compensem as atividades diárias sem sobrecarregá-los. É imprescindível que as empresas valorizem o conhecimento de seus funcionários para diminuir a sobrecarga de trabalho, na medida em que os problemas passam a ser resolvidos de forma contínua e participativa.

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