LADO B POR DENTRO DA PUC Portal PUC Minas CADÊ VOCÊ? GENTE NOVA GERAIS ANIVERSÁRIOS EM DIA COM RH PUC CULT BEM-ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Novo colorido na Unidade Barreiro

Cravo, palmeira, margarida, rosa e azaleia. Apesar da diversidade de plantas e cores, é o amarelo vivo dos girassóis que chama a atenção dos que passam pela PUC Minas no Barreiro. Os jardins da Unidade merecem destaque, tanto pela atenção que lhes é dada pelos alunos, professores e funcionários, quanto pelo cuidado com o qual são mantidos pelo Setor de Infraestrutura, responsável pelos canteiros. São quatro funcionários encarregados do serviço: um jardineiro e três auxiliares.

O supervisor de Infraestrutura, Paulo César Lobato, esclarece que não existe um projeto paisagístico específico, mas sim a cooperação e a busca por tornar a Universidade um local mais agradável. Lobato conta ainda que foi criado um pequeno viveiro, onde são cultivadas mudas de plantas, que depois serão levadas para os locais definitivos. Um exemplo de espécie cultivada no viveiro é o arbusto Pingo de Ouro, que pode ser observado em diversos pontos da Unidade.

O jardineiro Carlos Martins, que trabalha na PUC Barreiro desde março de 2010, afirma que toda a equipe ajuda a decidir como ficarão os canteiros. “A gente olha se ficou bom, se pode mudar, o que pode ser feito para deixar os jardins mais bonitos”, explica. Antes de ser contratado pela PUC, Carlos trabalhava em uma fazenda no município de Itaverava, Minas Gerais, localizada próxima a Conselheiro Lafaiete, cidade onde nasceu. Segundo ele, a PUC Minas no Barreiro abriga cerca de 30 espécies diferentes de plantas e flores.

Doação

De acordo com o jardineiro Carlos, as sementes de girassol foram doadas pelo coordenador da Pastoral na Universidade, professor Salustiano Alvarez Gomez, e, desde então, as flores vêm se multiplicando. “Alguns exemplares foram plantados e, depois de cultivados, geraram dezenas de sementes que foram novamente plantadas”, explica Carlos, que pretende plantar mais girassóis. Para a auxiliar administrativa do Setor de Infraestrutura Regina Rocha, os girassóis dão à PUC Barreiro uma característica própria. “Eu sempre passo pelos jardins e acho bonito. Os alunos, às vezes, também comentam sobre a beleza deles”, conta.


Carlos Martins é um dos responsáveis pelos jardins no Barreiro

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos