bem-estar PUC CULT em dia com RH segurança no trabalho aniversários gerais cara nova cadê você? Portal PUC Minas isso é PUC

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Setembro é o mês das secretárias

Uma especialista em relações. É assim que o chefe de Gabinete da Reitoria e professor do curso de Administração, Paulo Roberto de Sousa, define o papel das secretárias, que no dia 30 de setembro comemoram o seu dia. “Essencialmente, a função delas é de cuidar das relações, seja pessoal ou institucional. E o resultado disso geralmente é um documento, uma informação, um e-mail, um telefonema, um agendamento, um estímulo a um trabalho ou o cuidado com o local físico de trabalho”, explica.

Embora seja uma profissão exercida em sua maioria por mulheres, o professor salienta que há homens que exercem muito bem essa função. “A mulher tem uma delicadeza maior no trato, mas não é uma regra específica. Muitos homens também conseguem praticar isso com muita propriedade e qualidade e dão uma resposta fantástica”, diz. Independentemente da questão de gênero, o importante, segundo ele, é a secretária ou secretário saber manter o equilíbrio emocional, ético e estético no ambiente de trabalho.  

 Para desenvolver múltiplas habilidades e exercer diferentes funções no dia a dia das organizações, o professor chama a atenção para a necessidade do aprimoramento constante. “A gente sabe que atualmente é muito complicado lidar com a tecnologia e com a informação que chega numa velocidade muito grande. A secretária ou secretário precisa qualificar a informação, para distinguir verdades de inverdades. Então, esse processo só se vai conseguir atuando e estudando sempre”, pontua.

Aposta na qualidade

O professor Paulo Roberto de Sousa afirma que a PUC Minas continua apostando na qualidade e no aprimoramento das relações desenvolvido pelas secretárias e secretários, a fim de que os trabalhos tenham melhores resultados e sejam cada vez mais qualificados, equilibrados e dignos. “Esses profissionais são extremamente importantes no nosso dia a dia. Sem elas e eles provavelmente não faríamos o trabalho que fazemos e com a qualidade que fazemos”, observa. De acordo com a Pró-reitoria de Recursos Humanos, a PUC Minas tem hoje, em todos os seus campi e unidades, 81 secretárias e secretários.

Recordações

Há 30 anos na PUC Minas, mais de 20 deles como secretária, a funcionária Cláudia Walderia Fernandes Ursine, curiosamente, trabalha hoje no mesmo local em que iniciou sua trajetória na Universidade, o prédio 12 do campus Coração Eucarístico, depois de ter passado pelos cursos de Ciências Humanas, Odontologia e Administração.  “Isso me faz lembrar de toda a minha história. Quando voltei para esse prédio, em 92, foi como se tivesse começando pela primeira vez”, conta Cláudia, que é secretária da Diretoria do Instituto de Psicologia. 

Satisfeita com o que faz, ela conta que sua função, atualmente, é ser um elo entre a Diretoria do Instituto e a Universidade. “Atendo alunos, professores e o público externo. Além disso, ajudo as coordenações dos cursos das outras unidades e do Mestrado”, relata Cláudia, que começou a trabalhar aos 18 anos, como auxiliar-administrativo.

Como secretária, diz cuidar da agenda da diretora, fazer atendimentos telefônicos, redigir e responder comunicados em geral, entre outras funções. Ela conta que toda a sua experiência profissional foi adquirida na Universidade, graças a sua dedicação e apoio dos chefes e colegas de trabalho. “O embasamento que tive aqui foi o melhor. Sou feliz por trabalhar na PUC Minas”, conclui.


A funcionária Cláudia Ursine, em seu local de trabalho

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos