:: Voltar à primeira página do informativo ::
Com a proximidade do Dia do Professor, 15 de outubro, apresentamos um funcionário da Universidade que também é docente no ensino médio. Paulo Emílio Caldas Barbosa, assistente de administração do setor de apoio do Centro de Registros Acadêmicos (CRA) no campus Coração Eucarístico, dá aulas de geografia, “com grande prazer e satisfação”, para o terceiro ano do ensino médio.
Ele, que tem 49 anos, trabalha na Universidade há 26 e dá aulas há 12 anos na Escola Estadual Ordem e Progresso, no bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte. Ele possui bacharelado e licenciatura em Geografia, especialização em Geografia Humana e Produção do Espaço pelo Programa de Pós-graduação lato sensu (Prepes) da PUC Minas. Apesar da agenda cheia, ele afirma não se cansar por mudar de ambiente.
Paulo Emilio escolheu cursar Geografia por gostar da área, inicialmente não pensava em dar aulas. Depois, por aptidão e gosto, resolveu seguir a carreira de professor, por sentir que era aquilo mesmo que queria: “É uma perspectiva diferente, uma troca de experiências com os alunos do ensino médio que vêm e querem vir para a Universidade”.
O funcionário do CRA diz ter se tornado uma referência da Universidade dentro da escola. “Encaminho muitos alunos da escola para os serviços da PUC Minas. Quando percebo que algum estudante precisa de ajuda psicológica, encaminho para a Clínica de Psicologia da Universidade, por exemplo”.
Pai de um jovem de 20 anos, Paulo Emilio disse que dar aulas possibilita a ele ter uma visão melhor da educação e que consegue transmitir isso para a família. Posteriormente, pretende fazer mestrado e, consequentemente, dar aulas no ensino superior.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos