:: Voltar à primeira página do informativo ::
Cynthia Leão, secretária da Pró-reitoria Adjunta em Contagem, queria sair correndo quando se deparava com situações de emergência, até participar recentemente de treinamento para ser brigadista de incêndio. Ela ressalta a importância de aplicar as técnicas aprendidas no momento de necessidade das pessoas, evitar maiores problemas e ajudar a salvar vidas. Também para Miguel Camilo da Rocha, funcionário do Apoio às Coordenações no núcleo universitário, foi uma ótima experiência participar do treinamento. “Nas aulas práticas, aprendi como socorrer as vítimas de acidentes, carregar uma pessoa com suspeita de lesão na cervical, socorrer vítimas de queimaduras e fazer massagem cardíaca. Aprendi também como usar os tipos de extintores e qual deles na hora de um acidente com fogo”.
Sabe quando começa a chover forte, e a luz acaba? Ou quando pessoas ficam presas em um elevador? Essas são algumas situações nas quais pode haver pânico, como num princípio de incêndio, por exemplo, em que é necessária a orientação de um brigadista. Com brigadas de incêndio já implementadas em Contagem e no campus de Arcos, com apoio da Pró-reitoria de Logística e de Infraestrutura (Proinfra), o Serviço Especializado de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), ligado à Gerência de Relações Trabalhistas da Sociedade Mineira de Cultura, está selecionando funcionários, professores e terceirizados para serem brigadistas voluntários - dentro do horário de expediente do interessado – no campus Coração Eucarístico, nas unidades do Colégio Santa Maria, na Sociedade Mineira de Cultura e no Edifício Dom Cabral (Praça da Liberdade), na Gerência de Tecnologia da Informação (GTI), na Fundação Mariana Resende Costa (Fumarc), na PUC Virtual e no Centro de Ensino Superior (CES) de Juiz de Fora. Não havendo número suficiente de interessados, as chefias imediatas indicarão, dentro de suas equipes, nomes à Sesmt, diz a engenharia de Segurança do Trabalho Élida Jussara da Costa. Nas unidades do Barreiro, Betim, São Gabriel, Guanhães, Poços de Caldas, Serro, IEC-Sete Lagoas e na Fazenda Experimental em Esmeraldas, os voluntários, já selecionados, serão treinados a partir deste mês de outubro.
A brigada de incêndio é exigência legal do Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com a Instrução Técnica da instituição de número 12. Havendo situações de princípio de pânico ou de risco, como incêndios, falta de energia, chuvas intensas, parada nos elevadores, o brigadista atua para preservar a vida das pessoas - em um trabalho complementar ao do Posto Médico - e o patrimônio da instituição.
Com reuniões a serem realizadas uma vez por mês, as brigadas desenvolverão ações de prevenção, como avaliação dos riscos existentes, inspeção geral dos equipamentos de combate a incêndio e das rotas de fuga, elaboração de relatório das irregularidades encontradas, orientação à comunidade universitária e exercícios simulados. Como ações de emergência, ao identificar a situação, as brigadas tomarão as primeiras medidas até a chegada do Corpo de Bombeiros, sugerirá o corte de energia, desenvolverá ações de controle ao pânico, combaterá ao princípio de incêndio, entre outras.
Até o final do ano, a SMC contará com 1.220 brigadistas em todos esses locais. Somente no campus Coração Eucarístico, serão 472 pessoas, divididas em três turnos e brigadistas de referência em cada prédio. Cada unidade e campi terá telefone de referência para o acionamento da brigada.
Para ser brigadista voluntário, os requisitos são ter boa saúde e condições para se locomover. A candidatura de pessoas com necessidades especiais será avaliada. O treinamento é feito por bombeiro militar contratado, com duração de oito horas e acompanhamento da Sesmt. Os selecionados receberão certificado de brigadista do Sesmt. Com relação aos terceirizados, como porteiros, jardineiros, pessoal do estacionamento e cantinas, os interessados deverão ocupar postos fixos de trabalho para poderem se candidatar.
Os interessados, do campus Coração Eucarístico, deverão enviar e.mail para sesmt@pucminas.br , informando nome, setor/unidade e contato, ou ligar para 3319-4597 ou 3319-4342. Nas unidades e campi o e.mail deverá ser direcionado à respectiva Pró-reitoria Adjunta ou ao setor de Infraestrura local.
Arcos
Em Arcos, primeiro campus a ter treinamento para a brigada de incêndio, 38 funcionários participaram da atividade de formação como brigadistas com o instrutor Douglas Paulino, sargento do Corpo de Bombeiros. Wender Salviano, do atendimento da Assessoria de Comunicação, participou da ação: “De todos os cursos de primeiros socorros que já tive, achei esse o mais completo de todos. Quanto à prevenção de incêndio, vi o quanto é importante a instituição ter pessoas capazes de identificar situações de emergência, acionar alarme e corpo de bombeiros, cortar energia quando necessário, realizar primeiros socorros, controlar pânico, guiar a saída das pessoas para abandono da área, combater princípios de incêndio”, diz. “Vi que o treinamento é requisito indispensável para prevenção de incêndio, tanto quanto às vistorias dos extintores, hidrantes e às saídas de emergências”.
Mais informações sobre a seleção para brigadistas no Sesmt: (31) 3319-4597, prédio 3, sala 206, campus Coração Eucarístico.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos