bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Paixão pela música

No subsolo da Biblioteca Padre Alberto Antoniazzi, no campus Coração Eucarístico, mais precisamente no setor de coleções especiais, trabalha uma das mais antigas integrantes do Coral PUC Minas, dirigido pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond. A auxiliar de biblioteca Maria da Consolação Silva Souza começou a trabalhar na Universidade em 1972 e canta no coral desde 1996, ano em que o maestro Marco Antônio passou a dirigi-lo.

Soprano do coral, nome dado à voz feminina mais aguda, Maria aproveita as duas horas de ensaios por semana para se divertir: “É o meu momento de lazer, de distração e sair da rotina. O maestro é muito brincalhão e nos divertimos muito.” Os ensaios acontecem às segundas e às quartas, de 12h30 as 13h30, e às sextas, no mesmo horário, apenas para os principiantes. 

Maria conta que entrou para o coral por gostar muito de música. “O maestro sempre fala que não é preciso saber cantar, apenas gostar e ter disponibilidade, que o resto é por conta dele”, diz. Além dos exercícios de voz e respiração feitos por Marco Antônio durante os ensaios, o coral conta com o acompanhamento de alunos do Curso de Fonoaudiologia, que ajudam os cantores a cuidar e prevenir problemas relacionados à voz.

Com um repertório variado, o coral canta vários tipos de músicas, inclusive em outras línguas, mas, segundo Maria, as que eles mais apresentam são as do folclore brasileiro. “O maestro gosta muito desse tipo de música. São músicas que as pessoas esquecem e ele faz questão de lembrá-las. Quando começamos a cantar, dá pra ver no rosto da plateia o sorriso por escutar algo que não escutavam há algum tempo”, conta.

O grupo faz apresentações dentro e fora da Universidade, em eventos e lugares diversos. A cantora relata que a apresentação mais emocionante em que participou foi no povoado de Sapé, em Brumadinho. “Foi em 2009, em um congado (manifestação cultural e religiosa, de influência africana, celebrada em algumas regiões do Brasil). Fomos muito bem recebidos em uma festa muito bonita”, disse. Dentro da Universidade, o coral realiza também ensaios abertos pelo campus Coração Eucarístico, o que atrai novos cantores para o grupo.

Maria revela que já tentou levar alguns colegas da biblioteca para o coral, mas não teve muito sucesso: “Como a maioria estuda e trabalha, sobra pouco tempo para os ensaios e para participar das apresentações”. E que os netos lhe dão grande apoio. “Eles adoram. Sempre vão às apresentações que são em Belo Horizonte ou aqui perto e contam para todo mundo que a avó deles canta”, se diverte.

Coral PUC Minas

O Coral PUC Minas é formado por alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Universidade e foi fundado em 1974 pelo maestro Nereu de Castro Teixeira. Desde 1996, é dirigido pelo maestro Marco Antônio Maia Drumond.

Os interessados em participar do Coral devem se inscrever na Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), no prédio 3, sala 219, no campus Coração Eucarístico, sempre nos meses de fevereiro e agosto.
Os ensaios acontecem no auditório 1, do prédio 4, no campus Coração Eucarístico, das 12h30 às 13h30, às segundas, quartas e sextas-feiras.

Mais informações: (31) 3319-4421 ou secaccultura@pucminas.br.

 


Maria da Consolação é soprano do Coral PUC Minas desde 1996

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos