bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Teatro João Paulo II

O Teatro do campus Coração Eucarístico, localizado no prédio 30, que já abrigou tantas formaturas, eventos e solenidades, agora chama-se Teatro João Paulo II. Foi uma forma de a maior universidade católica do mundo homenagear o papa, elevado à condição de beato recentemente, no dia do seu aniversário natalício, 18 de maio. Uma placa marca a homenagem no local.

João de Deus

João Paulo II fez a história do século XX. Foi uma das personalidades mais respeitadas e admiradas, mesmo por aqueles que discordavam dele.

Karol Józef Wojtyla, eleito papa em 16 de outubro de 1978, nasceu em Wadowice, na Polônia, em 18 de maio de 1920. Em 1938 ingressou na Universidade de Cracóvia. Depois de as forças ocupantes nazistas fecharem a universidade em 1939, o jovem Karol trabalhou até 1944 para poder sustentar-se e evitar a deportação para a Alemanha. A partir de 1942, sentindo-se chamado ao sacerdócio, frequentou o Curso de Formação do Seminário Maior, que funcionava clandestinamente em Cracóvia.

Depois da guerra, continuou os estudos no Seminário Maior de Cracóvia, novamente aberto, e na Faculdade de Teologia da Universidade Jagellónica, até a sua ordenação sacerdotal em Cracóvia, em 1º de novembro de 1946. Obteve o doutoramento em Teologia em 1948. Mais tarde, tornou-se professor de Teologia Moral e Ética no Seminário Maior de Cracóvia e na Faculdade de Teologia de Lublin. Em 4 de julho de 1958, o papa Pio XII nomeou-o bispo auxiliar de Cracóvia e titular de Ombi. Em 13 de janeiro de 1964 foi nomeado arcebispo de Cracóvia pelo papa Paulo VI, que também o nomeou cardeal em 26 de junho de 1967.

No seu pontificado, fez 104 viagens apostólicas pelo mundo. Entre os seus principais documentos, contam-se 14 Encíclicas, 15 Exortações Apostólicas, 11 Constituições Apostólicas e 45 Cartas Apostólicas. Também publicou cinco livros: Atravessar o Limiar da Esperança, Dom e Mistério: Nas minhas Bodas de Ouro Sacerdotais, Tríptico Romano: Meditações em Forma de Poesia, Levantai-vos! Vamos! e Memória e Identidade. O papa João Paulo II celebrou 147 ritos de Beatificação - nos quais proclamou 1.338 beatos - e 51 canonizações, com um total de 482 santos. Realizou nove consistórios, nos quais criou 231 cardeais.

Em 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro, sofreu um grave atentado – mas perdoou o autor. Depois de longa recuperação, intensificou os seus empenhos pastorais. Promulgou o Código de Direito Canônico Latino e das Igrejas Orientais. Propôs aos católicos momentos de particular intensidade espiritual como o Ano da Redenção, o Ano Mariano e o Ano da Eucaristia, culminando no Grande Jubileu do Ano 2000. Foi ao encontro das novas gerações, com a celebração das Jornadas Mundiais da Juventude.

Morreu em Roma, no Palácio Apostólico do Vaticano, em 2 de abril de 2005. Encerrou-se, assim, o maior pontificado da história. Os funerais solenes na Praça de São Pedro e a sepultura nas Grutas Vaticanas foram celebrados em 8 de abril.


Nomeação do espaço contou com a presença de Dom Walmor e Dom Mol

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos