bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Campanha da Fraternidade

A Pastoral na Universidade no câmpus Coração Eucarístico realiza, no dia 1º de abril, mesa-redonda com o tema Diálogos Interdisciplinares sobre o Planeta Terra. A atividade acontece no auditório 1, prédio 4, das 9h às 10h30. Os palestrantes são os professores Armindo dos Santos de Sousa Teodósio, da Administração, e Tarcísio Amorim, da Psicologia.

Esta é a última da série de mesas-redondas que a Pastoral realizou baseada na Campanha da Fraternidade 2011. A Campanha foi aberta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 9 de março e pela Arquidiocese de Belo Horizonte no dia 12. O objetivo é sensibilizar e orientar todos para a gravidade do aquecimento global, o uso racional das energias, desenvolvimento, preservação da Amazônia, agronegócio, biodiversidade, a água, as mudanças climáticas e motivar a participação em iniciativas que visem a preservar a vida no planeta. No decorrer de 2011 serão realizadas palestras, seminários e outras importantes atividades educativas nas paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Durante a abertura da Campanha pela Arquidiocese no dia 12 de março, no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, o arcebispo metropolitano e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, apresentou um gesto concreto em resposta ao desafio do desenvolvimento sustentável. "Neste dia importante de reflexão e novos compromissos urgentes em relação à vida no planeta, apresentamos um amplo e importante projeto de preservação da vida em todas as suas dimensões – o Gestão Integrada de Território (GIT). Um trabalho complexo que reúne várias frentes, equipes e especialistas pela preservação e desenvolvimento sustentável da região do Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade", disse. Após a abertura, mudas de árvores foram entregues à comunidade  num gesto de incentivo e preservação da natureza. Dom Walmor e o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, fizeram o plantio de uma muda de árvore, que poderá chegar a 30 metros na fase adulta.

Campanha nas unidades

A Campanha da Fraternidade foi lançada na PUC Minas na Unidade Betim no dia 18 de março, com palestra do frade dominicano mineiro Frei Betto. Na Unidade Contagem, a campanha foi lançada no dia 15 de março, com o haitiano Igenel Jean-Baptiste, membro da organização não governamental Tek Kole, que debateu o tema Fraternidade e a Vida no Planeta. No Barreiro, o lançamento ocorreu no dia 16, com palestras para a comunidade acadêmica, com participações dos professores Paulo Agostinho Nogueira Baptista, diretor acadêmico da unidade, e Eugênio Batista Leite, pró-reitor da PUC Minas Betim. O coordenador da Pastoral na Universidade da unidade, professor Salustiano Alvarez Gomez, também participou das atividades.

O que é o GIT

O GIT – Gestão Integrada do Território Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade, que está sendo estruturado pela PUC Minas, em conjunto com a Sociedade Mineira de Cultura (SMC), a Arquidiocese de Belo Horizonte e o Instituto Bioatlântica, é um amplo projeto voltado para as potencialidades da Serra da Piedade. O planejamento começou a ser feito em outubro do ano passado e envolverá professores e alunos de cursos diversos, como Turismo, Ciências Biológicas, Arquitetura, História, Ciências da Religião, Medicina Veterinária, Geografia, mestrados de Zoologia e de Tratamento das Informações Espaciais, Ciências Sociais e Pró-reitoria de Extensão.

Para o pró-reitor da PUC Minas em Betim, professor Eugênio Batista Leite, que participou da elaboração do pré-projeto, "esta é uma oportunidade singular para a PUC Minas desenvolver em um território como a Serra da Piedade projetos de ensino, pesquisa e extensão sempre articulados com ações de sustentabilidade". O professor ressalta que a região - localizada em uma das mais altas elevações da Serra do Espinhaço - tem sido alvo de ocupação desordenada, com consequente degradação ambiental e social. "Por isso é fundamental promover a gestão do território de forma integrada", afirma.

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos