bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Biscoito de farinha de caroço do abacate

O teste de aceitação e intenção de compra para o biscoito que usa, parcialmente, a farinha do caroço de abacate em substituição à de trigo, desenvolvido por alunas do Curso de Nutrição da PUC Minas no Barreiro, ocorrerá nesta quarta e sexta-feira, 3 e 5 de novembro, das 18h às 22h30, no Laboratório de Técnica Dietética da unidade (avenida Afonso Vaz de Melo, 1.200, prédio 3, sala 408). A ação é aberta ao público em geral.  Na ocasião, será feita uma comparação com amostra de cookie padrão, vendida no mercado.

No dia 8 de outubro, a degustação e comparação do biscoito reuniram vários voluntários. Foram avaliados a aparência geral, o sabor e a crocância, itens necessários da chamada análise sensorial quando da proposição de um novo alimento. O trabalho, de conclusão de curso, é desenvolvido pelas alunas do 8º período do Curso de Nutrição Amanda Gabriely Dias Farias, Franciele Carolina Silva e Michelle Fontes Sucupira.

Após experimentar as amostras do biscoito tipo cookie, a funcionária Krisna Túlia de Lima, do laboratório de Técnica Dietética, aprovou a nova receita. Ela foi uma dos 48 participantes da degustação e comparação do biscoito. Krisna, que também é aluna do curso, acredita que a provação do alimento foi uma ótima descoberta. Ela ressalta que a menor concentração de glúten e os nutrientes presentes na farinha do caroço do abacate propiciaram uma alternativa bastante saudável e saborosa. “O paladar ficou excelente. Percebi que cada amostra possui um sabor diferente, mas todas são bem próximas das que estão no mercado”, conta.

Receita simples

A receita é simples, como aquela guardada nos livros de culinária da família (veja abaixo). A escolha pela utilização do caroço surgiu pelo considerável teor de proteínas, fibras e de minerais totais, como afirma a coordenadora do trabalho, professora Michely Capobiango, que teve também a participação da professora Rita de Cássia Ribeiro. A alternativa busca aproveitar e reduzir o impacto ambiental, propiciando um alimento saudável e nutritivo. Para a análise sensorial, foram feitas receitas com 20%, 30% e 40% da farinha, a fim de encontrar a medida certa para o gosto popular.
Com essa comparação múltipla, as alunas terão dados para a próxima fase do projeto, que avaliará a aceitação e intenção de compra desses biscoitos pela população.
Para a produção da farinha, foram testadas sementes da fruta de diversas regiões mineiras. As estudantes utilizaram laboratório da PUC Minas em Betim para analisar a composição da farinha. Na unidade Barreiro, utilizaram os laboratórios de Microscopia e Macroscopia para triturar e secar a 50ºC o caroço para obter a farinha. A partir daí, testaram quatro receitas. “Analisamos e fizemos vários testes. Houve uma boa aceitação dessa receita. Nosso interesse é propiciar um alimento diferente, nutritivo. E, claro, aproveitar essa parte da fruta que muitas vezes se torna resíduo, sem utilização”, diz a aluna Michelle.

Modo de fazer a farinha:

Tire a casca que envolve o caroço do abacate, ralando-o. Coloque para secar naturalmente ao sol, por 48 horas, até ficar bem seco. Triture no liquidificador, peneirando em seguida.

Ingredientes para fazer o biscoito:

65g de farinha do caroço do abacate (aprox. meia xícara de chá)
1 xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de bicarbonato
3 colheres de sopa de canela
120 g de margarina (6 de colheres de sopa)
140g de açúcar cristal (5 colheres de sopa)
2 ovos
2 colheres de sopa de essência de baunilha
3 colheres de sopa de aveia em flocos
120g de uva-passa (1 xícara de chá)

Modo de preparo:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Em uma vasilha, misture farinha do abacate, bata a manteiga com açúcar em velocidade média, até ficar cremoso. Junte os ovos e a baunilha, batendo sempre e misturando bem. Aos poucos, acrescente a mistura de farinha de trigo com a do caroço de abacate, em velocidade baixa. Junte aveia e uva passa e misture com outros ingredientes. Com auxílio de uma colher de chá, forme biscoitos na assadeira, com a distância entre eles de 5 cm. Asse por, aproximadamente, 15 minutos, até que doure ligeiramente. Deixe esfriar completamente.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos