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PUC ligada para ouvir

Estreitar relações, ajudar a solucionar problemas, ouvir sugestões e esclarecer dúvidas. Assim, a PUC Minas fica sabendo o que pensam alunos, professores e funcionários, além da comunidade no entorno, para que possa, com transparência e dinamismo, reforçar a qualidade de seus serviços. Essa é a proposta da Ouvidoria Geral da Universidade, que em outubro deste ano completou dez anos de atuação. “A credibilidade é o que mantém o nosso trabalho”, afirma a ouvidora geral, professora Miryam Weinberg, à frente do setor desde que foi criado, em 2000. Ela explica que o atendimento é feito de forma personalizada, autônoma e imparcial.

De acordo com dados do relatório de atividades de julho e agosto de 2010, a Ouvidoria Geral realizou, em todos os campi e unidades, um total de 1.057 atendimentos, por meio de seus canais de atuação: mensagem eletrônica, telefone e contato pessoal. No mesmo período do ano passado, foram 745. “A leitura que fazemos desses números é que as pessoas estão mais participativas, são mais reivindicativas, querem ter o que foi proposto e acreditam que possamos ajudá-las”, observa Miryam. Em dezembro deste ano, a professora deixa o cargo de ouvidora. “Saio com um sentimento muito bom, de que ajudei a construir um setor que participou do crescimento da Universidade”.

Ela afirma que a “boa acolhida” que a Ouvidoria Geral teve pela comunidade acadêmica tem contribuído para a adoção de políticas mais adequadas e servido para pensar e repensar as práticas adotadas por setores da Instituição. “O trabalho poderia ser visto como algo incomodativo, mas na medida em que houve aceitação da Ouvidoria, todos saíram ganhando”, diz. Ela conta que o envolvimento dos alunos, professores e funcionários é fundamental para que a PUC Minas possa melhorar ainda mais a qualidade do ensino e dos serviços prestados. “Nós só vamos melhorar o trabalho acadêmico e de gestão com a participação das pessoas. Se a gente não sabe o que acontece, não podemos atuar na resolução dos problemas”, argumenta.   
     
A Ouvidoria Geral funciona no prédio 48 do campus Coração Eucarístico. Os telefones de contato são: (31) 3319-4428 ou 4429. Na página principal do portal, também há um link para envio de mensagem pela internet. 


Professora Miryam Weinberg: transparência e dinamismo

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