bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Campanha da Solidariedade arrecada donativos

Coração Eucarístico

Roupas, materiais de higiene e limpeza (incluindo fraldas geriátricas descartáveis, sabonetes e toalhas descartáveis), materiais escolares (cartolina, folhas A4, tinta, cola, gesso, lápis, entre outros), brinquedos e alimentos não perecíveis. Esses são alguns dos materiais que serão recolhidos em cinco pontos do campus Coração Eucarístico, durante a Campanha da Solidariedade, a ser realizada nos dias 4 e 5 de novembro. O lema da campanha no referido campus é: A Solidariedade Começa em Casa.
As doações poderão ser feitas pela comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – e por moradores do entorno da Universidade, entre 7h e 20h. Todo o material arrecadado será destinado a quatro instituições de caridade: Centro Betina, Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, Aldeia Tucunã e Comunidade San Genaro. As entidades estão localizadas em Belo Horizonte, Ribeirão das Neves e no município de Açucena, no Vale do Rio Doce.
O objetivo da campanha, uma iniciativa da Pastoral na Universidade em parceria com o Colégio Santa Maria, é estimular a educação para a solidariedade, visando à construção de uma sociedade mais humana e participativa, em que as desigualdades sociais e os sofrimentos sejam diminuídos. A campanha também acontece nos demais campi e unidades.

Pontos de coleta:

- Acesso 4 – entrada principal
- Acesso 3 – guarita do Teatro
- Acesso 5 – guarita do Instituto Poltécnico (Ipuc)
- Acesso 8 – guarita do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS)
- Acesso 11 – guarita da Biblioteca

As instituições:

- Centro Betina – Trabalha na educação de criança e adolescentes, atendendo cerca de 150 pessoas. Está localizada no bairro Planalto, na região da Pampulha;
- Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição – Atende portadores do vírus HIV e pessoas com Aids. A sede está no bairro Lagoinha, na região Centro-Sul;
- Aldeia Tucunã – Grupo pataxó de 17 famílias, que residem no Parque Estadual do Rio Corrente, em Açucena, Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce;
- Comunidade San Genaro – Com sede em Ribeirão das Neves, distribui brinquedos para crianças da região.
Mais informações: (31) 3319-4327.

São Gabriel

O Abrigo São Paulo foi o escolhido para receber as doações da Campanha na unidade São Gabriel. Os donativos começam a ser recebidos em 5 de novembro e podem ser entregues até o Natal.
Localizado no bairro 1º de Maio, o abrigo São Paulo acolhe, em média, 150 pessoas diariamente. Famílias desabrigadas, moradores de rua em tratamento e migrantes à procura de trabalho são os abrigados pela instituição. O abrigo conveniado da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte conta com assistentes sociais, quatro cozinheiras e outros colaboradores, somando 24 funcionários. “Contamos com a boa ação das pessoas”, diz Célio Antônio Teixeira, coordenador do abrigo. “O período de chuvas é o mais triste pois são muitos desabrigados”, completa.
O abrigo precisa principalmente de produtos alimentícios, ja que são servidas quatro refeições diárias. “Utilizamos, em média, de 30 a 40 quilos de comida por dia”, afirma Nair Almeida, responsável pelas refeições ofertadas aos assistidos e pelas marmitas fornecidas aos antigos abrigados que se encontram empregados. Mas o diretor, Ronaldo Antônio, destaca. “Qualquer doação é bem-vinda. Em especial roupas de cama e toalhas, pois diariamente elas são lavadas, sofrendo um maior desgaste”.

Mais informações: (31) 3439-5220.

Barreiro

A Pastoral na Universidade na unidade Barreiro (prédio 2, sala 104) promove a Campanha da Solidariedade 2010 no próximo 5 de novembro. O dia será exclusivo para doações, tanto pela comunidade acadêmica quanto pela população, de alimentos não perecíveis, livros, roupas, sapatos e brinquedos, que serão destinados ao Dispensário do Santuário São Paulo da Cruz, localizado na região.
Em 2009, somente na unidade foi arrecadada uma tonelada e meia em doações, que foi entregue ao Dispensário. Naquele ano, o Dispensário havia atendido e assistido, somente no primeiro semestre, em torno de 1,4 mil pessoas, de 69 bairros e vilas da região do Barreiro.
Em 2008, também dentro da Campanha da Solidariedade, foram arrecadados 518 quilos de alimentos, 5 mil peças de roupas e caixas de livros e brinquedos. 
 Mais informações: (31) 3328-9500.

Poços de Caldas

No campus Poços de Caldas, as doações para a Campanha da Solidariedade estão sendo recebidas até 5 de novembro, quando a Pastoral na Universidade fará a entrega às entidades selecionadas: Pastoral da Criança, Vila Elvira Dias, Centro de Assistência Social Fonte de Vida Nova e Clube da Alegria. As doações de roupas, alimentos, materiais de limpeza e brinquedos poderão ser feitas pela comunidade acadêmica – alunos, professores e funcionários – e por moradores de Poços, das 14h às 21h30.
Mais informações: (35) 3729-9240.

Contagem

No núcleo universitário de Contagem a Campanha receberá doações nos dias 4 e 5 de novembro, nas salas 108 e 110 do prédio 3, sempre nos intervalos das aulas.
A iniciativa pretende mobilizar a comunidade acadêmica para a doação de roupas, chinelos cobertores, materiais de higiene e limpeza (sabonete, pasta e escova de dente, papel higiênico, detergente, sabão em pó) e alimentos não perecíveis (itens da cesta básica). Os donativos serão repassados à comunidade quilombola de Ribeirão da Cachoeira, na região de Chapada do Norte, no Vale do Jequitinhonha, e ao Abrigo São Paulo, em Belo Horizonte. A comunidade quilombola de Ribeirão da Cachoeira possui cerca de 200 moradores em situação de risco e vulnerabilidade social, e o abrigo São Paulo atende a 130 desabrigados.
Para a coordenadora da Pastoral na Universidade em Contagem, professora Dilma Silva, “trata-se de uma oportunidade para a promoção de valores como humanismo e cidadania pelos membros da comunidade acadêmica”. As doações serão entregues aos beneficiados em dezembro.
Mais informações: (31) 3399-5985 / 5881 / 5883.

Betim

A Campanha da Solidariedade no núcleo universitário Betim teve início no dia 19 de outubro, durante o 3º Encontro de Ciência, Arte e Cultura. Alimentos não-perecíveis e fraldas foram trocados por ingressos do show do Vander Lee, dia 22 de outubro, no encerramento do encontro. As arrecadações serão retomadas no dia 5 de novembro, quando a comunidade acadêmica poderá continuar fazendo doações, que serão destinadas, no dia 8 de novembro, para o Asilo Antônio Pereira Gonçalves, no bairro Jardim Teresópolis de Betim.
Mais informações: (31) 3539-6826.

Serro / Guanhães

Os alunos dos campi de Serro e Guanhães vão participar da Campanha doando livros, material de higiene pessoal e de limpeza, entre os dias 8 e 26 de novembro. Os donativos, que serão destinados às cadeias públicas das duas cidades, deverão ser entregues na entrada principal dos campi.
 Mais informações: (38) 3541-2914. 

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos