bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais gente nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Na busca pelo melhor

“O desafio é grande, porém, na mesma proporção, tenho disposição para sempre buscar fazer o melhor para todos nós, pessoas e Instituição”. É com esse sentimento que o professor Eudes Weber Porto aceitou o convite do reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, para assumir o cargo de diretor executivo de Recursos Humanos, em substituição ao professor Sérgio Silveira Martins, que ocupa agora o cargo de pró-reitor da área. Graduado e mestre em Engenharia Elétrica pela UFMG, com pós-graduação no Programa de Desenvolvimento Gerencial da Fundação Dom Cabral, ele diz que procura, no dia a dia, ser simpático com todos, sincero e coerente nas tomadas de decisão. Anteriormente, Eudes atuava como assessor do Centro de Registros Acadêmicos (CRA) e, no Curso de Engenharia de Controle e Automação, era responsável pelo processo de matrícula.

“A minha passagem pelo CRA foi muito importante e enriquecedora para minha formação em todos os sentidos. O fato de ter trabalhado lá durante oito anos me trouxe algumas facilidades na nova atividade na Pró-reitoria de Recursos Humanos (PróRH). Proporcionou-me um conhecimento muito grande de toda a estrutura acadêmica da Instituição e me ajudou a ver que, na maioria das vezes, sempre deparávamos com situações nas quais não podíamos deixar de lado as questões de RH”, explica Eudes, que está na PUC Minas há 20 anos, já tendo exercido cargos de coordenação nos cursos do Instituto Politécnico (Ipuc) e, em 2006, assessorado o professor Alexandre Guimarães, último pró-reitor de RH. Atualmente, o professor coordena as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso no Curso de Engenharia de Controle e Automação.

Sobre o cargo de diretor executivo de Recursos Humanos, ele explica: “Estou diretamente subordinado ao pró-reitor de RH. As atividades estão previstas no Estatuto da Universidade e as responsabilidades são muitas. Temos que conversar, concluir, tomar decisões e fazer as coisas acontecerem”. Entre as atividades desenvolvidas, ele destaca a função de administrar e supervisionar os serviços e processos de administração de pessoal, implementar as políticas de gestão de pessoas, interagir com as gerências ligadas à PróRH e com os diversos gestores da Universidade. Todo esse trabalho é ainda conciliado com o papel de professor, que ele também desenvolve com satisfação. “Gosto muito das duas atividades e procuro desenvolvê-las da melhor forma possível”, diz.

De acordo com ele, o envolvimento em cargos de gestão na Administração Superior contribui um pouco para um afastamento das salas de aula e da interação mais próxima com os alunos, o que, para ele, é de suma importância. “Porém, acho muito importante termos em mente que somos professores e estamos em alguns momentos exercendo funções de gestores na Instituição”, observa o professor, que pretende continuar crescendo profissionalmente e contribuindo, cada vez mais, com todos os setores da Universidade. “O que me dá mais satisfação é ver uma tarefa realizada com sucesso. Simples assim, porque, sempre que isso acontece, temos a felicidade estampada no rosto de todos”, conclui.


Professor Eudes Weber Porto: coerência nas tomadas de decisão

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos