:: Voltar à primeira página do informativo ::
Quem está na PUC Minas Betim certamente já notou o novo prédio 17. Entregue em abril deste ano, nele está situado o novo refeitório, as novas salas de apoio para a equipe de limpeza, o novo almoxarifado, além dos novos vestiários feminino e masculino. Com estrutura completa para receber os funcionários e professores, ele é o primeiro do Campus a ser construído com placas solares fotovoltaicas.
A energia solar, também conhecida como energia limpa, é uma fonte alternativa que permite a produção de energia elétrica através da luz solar, um recurso renovável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, ela não emite gases que poluem o meio ambiente e são prejudiciais à saúde.
Por meio das placas solares instaladas, o prédio possui energia autossustentável, o que faz com que, durante todo o dia, haja energia disponível para os equipamentos, como geladeiras, microondas, ventiladores, máquinas de lavar e computadores, e permite que os chuveiros dos vestiários tenham sempre água quente para o banho dos funcionários.
Para a Pró-reitora Adjunta, Prof.ª Dr.ª Cláudia Venturini, esta é uma realização para o Campus e uma contribuição importante ao meu ambiente. “Gerar energia limpa, renovável e alternativa, sem emitir gases responsáveis pelo efeito estufa, é um grande avanço para a Universidade", enaltece.
A funcionária Paula Adriana Santos Ferreira, responsável pela limpeza dos laboratórios do prédio 2, conta com entusiasmo as percepções sobre os espaços. “Estou adorando o novo prédio porque sinto que ele é um cantinho especialmente nosso. Os vestiários ficaram ótimos, temos armários disponíveis para guardar nossos pertences pessoais e o novo Depósito de Material de Limpeza (DML), com máquinas que contribuem para o nosso serviço. Ficou tudo maravilhoso”, diz.
A construção do prédio 17 se deu por meio de uma parceria com o Colégio Santa Maria Minas – Unidade Betim, que expandiu suas atividades no município e no Campus para atender os alunos e, assim, contribuiu para a realização do projeto.
O professor Alair Naves, agente de Pastoral da PUC Minas Betim, observa o espaço de convivência como um lugar para o cultivo das comunidades, especialmente no quesito relacionamento, respeito, diálogo, pluralidade, solidariedade e fraternidade. “O espaço, do jeito que ele foi configurado, mostra o valor e a importância da convivência, da acolhida e do cuidado entre nós. É um lugar acolhedor, possui ambientes para o descanso, muita área verde ao redor e é um espaço ecológico. Tudo isto reflete o cuidado da criação que está por trás da filosofia da Universidade, sintonizada com a Encíclica Laudato Si', do Papa Francisco, que é cuidar da Casa Comum, principalmente no que diz respeito às questões ambientais. O novo prédio é um pedacinho de Casa Comum”, ressalta.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos