POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA EM DIA COM RH LADO B GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Nova atração no Museu

Uma nova atração chegou ao Museu de Ciências Naturais PUC Minas: a réplica do fóssil de um Purussaurus, o maior jacaré que habitou o planeta, que mede 13,5 metros. O exemplar foi encontrado no Acre e foi enviado à PUC Minas pelo Museu da Amazônia, em Manaus.

O Purussaurus já foi extinto e viveu durante o período Mioceno, de 15 a 5 milhões de anos atrás. O nome veio do local onde foi encontrado pela primeira vez, em 1892, no rio Purus, no estado do Amazonas. Estima-se que os adultos da espécie pesavam entre 8 e 10 toneladas e precisavam ingerir cerca de 1.200 kg de alimento por mês para sobreviver.

Antes do fóssil completo, o Museu da PUC Minas já tinha o crânio do mesmo jacaré. Para que a réplica fique pronta para a exposição, passará por um processo de montagem, acabamento, pintura e instalação de ferragens para a articulação das peças. Uma equipe de biólogos, paleontólogos e artistas plásticos foi escolhida para atuar durante seis meses no projeto e é possível acompanhar o desenvolvimento do trabalho. A montagem do Purussaurus está acontecendo no hall de entrada do Museu e todos podem ver a evolução da peça.


Depois que ficar pronto, o Purussaurus será transferido para a exposição Vida na Água, composta por conchas de invertebrados do mundo inteiro, além de peixes fósseis da Chapada do Araripe (Ceará). O curador da Coleção de Paleontologia do Museu da Universidade é o paleontólogo professor Cástor Cartelle, que reuniu as peças ao longo de 30 anos, com a ajuda de colaboradores.

O Museu funciona de terça a sábado, das 9h às 17h e está localizado na rua Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos