:: Voltar à primeira página do informativo ::
E quando um hobby pessoal se transforma em algo com alcance mundial? Essa é a história de André Correia, funcionário da PUC Minas desde 2016, que atua na Comunicação da PUC Carreiras. André é autor de um canal no YouTube que tem como destaque vídeos que registram pássaros exóticos.
Tudo começou como um passatempo, quando André criou um blog para postar fotos das aves e acabou fazendo sucesso. Depois disso ele postou alguns vídeos no YouTube e pessoas de vários países começaram a assistir e comentar. "A página acabou evoluindo, o domínio do blog virou um site, onde fui publicando novas fotos e vídeos, que eram bem amadores e foram ficando mais profissionais", relembra.
André conta que a paixão pela fotografia vem desde os seus 13 anos, quando ganhou sua primeira câmera digital. "Comecei a tirar fotos de natureza, paisagens e também dos pássaros que meu pai criava. Com o tempo, veio o gosto por fazer vídeos e acabou virando hobby e profissão. Há mais de 15 anos faço fotos e vídeos de pássaros exóticos e silvestres", conta o produtor de conteúdo.
Após 15 anos de canal, André relata que acompanhou várias versões e surgimento de novas tecnologias, assim como a melhor qualidade de câmera e vídeo. Além dessa evolução, surgiu a possibilidade de monetizar seus vídeos e fazer disso um negócio. "No início, nem existia a ideia de ganhar dinheiro com meus vídeos na internet, o que acabou acontecendo depois. Nunca os gravei pensando na audiência, fazia pensando em registrar a criação de aves do meu pai, e foi engraçado e animador quando os vi com dez, 50, 100 mil visualizações. Um deles já ultrapassou um milhão e meio de visualizações", conta.
O pai de André cria aves desde pequeno, assim como seu avô. Os pássaros exóticos são legalizados e não pertencem à fauna brasileira. Por coincidência, são as mesmas espécies criadas no viveiro do Campus Coração Eucarístico. "Desde o dia que eu nasci eu convivi com pássaros em casa, já tive vários de estimação, daqueles mansos que ficam no dedo e no ombro o dia inteiro. Para mim, sempre foi muito natural". Ele comenta que via muitas dúvidas sobre criação de passarinhos na internet, por isso o canal começou como tira-dúvidas. Só que ele não imaginava que os vídeos do cotidiano fariam tanto sucesso. André lembra que tudo aconteceu em uma era pré-redes sociais, antes de existir o costume de usar o Instagram para postar os pets. Para ele foi uma surpresa ver que há um certo nicho de entusiastas de pássaros tão ativo no YouTube.
Uma curiosidade surpreendente sobre os vídeos do canal André Ferreira Correia é que estes têm público em praticamente todos os países do mundo. O funcionário explica que como são apenas os pássaros na tela e não há muita barreira do idioma, há espectadores na África, Ásia, países grandes, pequenos, todos os cantos do mundo.
E se engana quem pensa que as aves são conteúdo exclusivo de seu canal. Os vídeos são uma mistura de arquivos pessoais, trabalhos e lazer, mas os maiores sucessos são os pássaros. Depois que a função de monetização foi criada, André conseguiu aplica-la em praticamente todos os vídeos. Ele diz que o rendimento não é alto, mas já gera algum valor.
Depois de se formar no Curso de Jornalismo, André teve ainda mais aptidão com as gravações e edições. "Comprei uma câmera mais moderna, passei a produzir vídeos mais elaborados, com imagens e edições melhores, dando um ar mais profissional para o que começou meio por acaso. A última série que lancei foi segmentada, com um vídeo para cada espécie diferente da criação", explica.
O funcionário da PUC Careiras conta que gosta também de tirar fotos dos pássaros que aparecem no Campus Coração Eucarístico. Esses ele não produz vídeos no canal, mas gosta de registrá-los e observá-los.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos