:: Voltar à primeira página do informativo ::
O Imposto de Renda é um tributo federal aplicado anualmente sobre o que cada brasileiro ganha. Por isso, acompanha a evolução patrimonial das pessoas ano após ano. Para fazer esse acompanhamento, desde 1922 o governo solicita aos trabalhadores e empresas que informem à Receita Federal seus ganhos anuais.
A explicação para o pagamento do Imposto de Renda é de cunho social. De acordo com o Ministério da Fazenda, parte dos impostos arrecadados é destinada à saúde, educação, programas de transferência de renda, segurança e inúmeros serviços públicos prestados ao cidadão brasileiro. Outra fração é enviada para programas de geração de empregos e inclusão social, como plano de reforma agrária, construção de habitação popular, saneamento e reurbanização de áreas degradadas. Existe também uma parcela direcionada para investimentos em infraestrutura, segurança pública, cultura, esporte, defesa do meio ambiente e estímulo ao desenvolvimento da ciência e tecnologia. Portanto, pagar o Imposto de Renda gera dinheiro para melhorias no país.
A temporada de entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2023, ano-base 2022, vai até 31 de maio, quando cerca de 38,5 milhões de contribuintes deverão acertar as contas com o Fisco. A Receita Federal espera um aumento de até 8,8% no número de declarações entregues neste ano em relação a 2022, chegando aos 39,5 milhões de documentos. Já as restituições serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio.
Para quem tem dúvidas sobre como fazer a sua declaração, uma iniciativa extensionista pode ajudar. O Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) é um projeto desenvolvido pela Universidade em parceria com a Receita Federal e tem como objetivo desenvolver um ambiente para os alunos praticarem aprendizados contábeis e fiscais ao prestar serviços gratuitos à comunidade. Os atendimentos esclarecem dúvidas relacionadas ao preenchimento da declaração de Imposto de Renda, Microempreendedor Individual (MEI), CPF, certidão negativa, IPVA e IPTU, entre outros serviços.
Somente em 2022, o NAF PUC Minas realizou aproximadamente 7 mil atendimentos, alcançando o 10º no ranking de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras parcerias da PF nesta prática extensionista. Ao considerar os atendimentos feitos por IES no Estado de Minas Gerais, o posto de atendimento da Universidade ficou em 5º lugar. Atualmente, há mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.
Confira os dias e horários de atendimento dos campi e unidades:
Barreiro: terça-feira, das 17h às 19h, e sábado, das 8h30 às 12h;
Betim: quarta-feira, das 18h às 19h;
Contagem: terça e quinta-feira, das 18h às 19h;
Coração Eucarístico: segunda e quarta-feira, das 14h às 18h;
Praça da Liberdade: terça e quinta-feira, das 18h às 19h;
São Gabriel: sábado, das 13h às 15h.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos