PUC CULT POR DENTRO DA PUC LADO B EM DIA COM RH INSTITUCIONAL GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Somando vozes

A PUC Minas tem realizado diversas ações de fomento à cultura através da música. Por meio da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), foi criado no ano passado o Quarteto de Cordas, que utiliza violinos, viola e violoncelo para apresentações de um repertório que mescla canções sacras, de concerto e populares. O grupo é composto pelos músicos Vitor Dutra, Alexandre Kanji, Cleusa Nébias e Antônio Viola, todos músicos profissionais da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e da Orquestra Sesiminas.

Já o Coral PUC Minas não é exatamente uma novidade. Criado na década de 1980, é formado por alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Universidade. Após um hiato que teve início em 2019 e estendeu-se por conta da pandemia, o Coral retornou suas atividades também no ano passado.

Sob a batuta do maestro-regente Daniel Augusto Oliveira Machado, o grupo já alcança um número de aproximadamente 80 vozes e ensaia semanalmente no Campus Coração Eucarístico. A seleção para integrar o grupo acontece duas vezes ao ano, sempre no início do semestre. E engana-se quem pensa que é necessário já saber cantar para participar do Coral. O maestro explica que o único pré-requisito é gostar de música. “Sempre defendi a ideia de que um coro é a melhor escola de música que uma pessoa pode ter. Como sempre digo aos nossos coristas, cada voz é importantíssima para o sucesso do grupo. Temos que nos manter unidos e presentes para o coro prosperar”, disse.

Desde o mês passado, quatro vozes chegaram para engrossar esse coro. Melina de Lima Peixoto, Kissya Oliveira Andrade Cruz, Lucas Alves Damasceno e Elias Magalhães Moreira formam o Quarteto Vocal, que trabalhará junto ao Coral na função de chefes de naipe. Essa função tem como foco auxiliar diretamente na aprendizagem das partes individuais de cada naipe do Coral (naipe de sopranos, de contraltos, de tenores e de baixos), esclarecendo dúvidas, tanto de notas musicais quanto de técnica vocal. “Faremos também ensaios separados com esses naipes no qual o Coral é dividido, desenvolvendo ainda mais o belíssimo trabalho proposto pelo maestro Daniel Augusto”, conta Melina.


Melina explica que o Quarteto Vocal é uma formação musical a Capella, o que significa a música vocal sem acompanhamento instrumental. “Contanto, teremos o privilégio de atuar em conjunto com o Quarteto de Cordas PUC Minas em alguns eventos. Ainda, podemos ser agraciados com o acompanhamento do piano pelas mãos do regente do Coral PUC Minas, maestro Daniel Augusto, tornando essas apresentações algo ainda mais grandioso”, explica.

Daniel destaca que ampliação do núcleo de música da Universidade com a chegada do Quarteto Vocal é uma iniciativa louvável. “Nós pretendemos dar o nosso melhor para fomentar essa cultura musical na Universidade e na sociedade”, reforça Daniel. Melina ainda lembra que a iniciativa é inédita. “Minas Gerais, mais especificamente Belo Horizonte, não possui um Quarteto Vocal a Capella profissional e ainda que atue em nome de uma instituição. Temos altas expectativas de realizar um trabalho refinado e belo, que dará à região mais uma opção de lazer cultural”, explica Melina, sobre o ineditismo da iniciativa, que é mais uma ação de fomento à cultura na Universidade. “O braço que a PUC estende à comunidade com esses grupos – o Coral PUC Minas, Quarteto de Cordas e agora, o Quarteto Vocal – é uma oportunidade para o enriquecimento intelectual e social do público mineiro. Esperamos poder contribuir à altura e aguardamos vocês em nossas próximas apresentações pela cidade!”, convida.

Conheça o Quarteto Vocal PUC Minas:

Elias Magalhães – baixo-barítono
Bacharel em Canto Lírico pela UFMG, cursa o Mestrado em Performance Musical. Desde 2019, integra o Coral Lírico de Minas Gerais.

Kissya Andrade – mezzo-soprano
Graduada em Licenciatura em Música com Habilitação em Canto pela Universidade Federal de São João del-Rei, é membro efetivo do Coral Lírico de Minas Gerais, sendo a atual chefe de naipe dos contraltos.

Lucas Damasceno – tenor
Bacharel em Canto Lírico pela UFMG. Atualmente, cursa o Mestrado em Performance Musical pela Escola de Música da UFMG.

Melina Peixoto – soprano
Doutoranda, Mestre em Performance Musical e Bacharel em Canto Lírico pela UFMG. É membro efetivo do Coral Lírico de Minas Gerais.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos