PUC CULT POR DENTRO DA PUC LADO B EM DIA COM RH INSTITUCIONAL GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Um sonho em escala global

Já pensou idealizar um projeto inovador a ponto de ser reconhecido de maneira internacional? Maicon Messias, estudante de Engenharia de Computação e funcionário da Reprografia da PUC Minas Contagem, sabe bem como é esse sentimento. Ele e seu grupo foram selecionados para a etapa final da Imagine Cup 2023, uma das maiores competições de soluções tecnológicas do mundo, organizada pela Microsoft.

“Desde criança eu sempre fui fissurado com tecnologia, sempre tive essa curiosidade para saber um pouco mais”, conta Maicon sobre como começou o seu interesse pela área. A partir disso, quando chegou o período de escolher qual caminho profissional seguir, após pesquisar inúmeros cursos, Maicon percebeu que a melhor decisão seria cursar Engenharia de Computação.

Ele, que na época tinha acabado de ser admitido no setor de Infraestrutura do Campus Contagem, resolveu ingressar no curso. “A PUC, graças a Deus, abriu as portas para essa oportunidade de estudar e eu consegui começar a tão sonhada graduação na minha área”, conta Maicon. Com o decorrer do curso, algumas palestras apresentaram oportunidades. Em uma delas, ele e dois amigos decidiram enfrentar um desafio: idealizar um projeto para a Imagine Cup 2023. Ao recordar como foi esse período, Maicon afirma que as expectativas eram baixas, nada grandioso.

E foi aí que a surpresa veio! Seu grupo foi selecionado para a primeira fase da final da competição, com um projeto voltado para o auxílio de pessoas com deficiência auditiva. A proposta consiste em um óculos que legenda a fala das pessoas em tempo real. Maicon explica como se dá o funcionamento: “Existe um led e um microfone. O microfone captura o áudio da conversa, converte em texto e transmite no led”.

Sobre a motivação do tema, Maicon conta que a sua equipe queria fazer algo voltado para a inclusão. Ele acredita que, através desse instrumento, as pessoas que optarem por utilizá-lo podem ter mais facilidade na condução de conversas, sentindo-se mais à vontade nas interações cotidianas.

De maneira geral, o funcionário e estudante da PUC Minas tem uma convicção que o norteia sempre na vida. “Temos sempre tem que dar o melhor de nós mesmos e deixar os resultados com Deus”, conclui Maicon, feliz com os rumos que sua vida tem tomado.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos