EM DIA COM RH PERSPECTIVAS BEM ESTAR GENTE NOVA CADÊ VOCÊ? ANIVERSÁRIOS LADO B GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Vacinação: um ato em prol de toda a sociedade

Você sabia que manter o cartão de vacina atualizado é responsabilidade de todos nós e faz parte de um pacto coletivo pela erradicação de doenças? Quando alguém se recusa ou esquece de vacinar, coloca a vida de toda uma sociedade em risco, pois doenças controladas podem voltar a circular e contaminar dezenas de pessoas. “As vacinas são o meio mais fácil, acessível e barato de nos prevenirmos contra várias doenças infectocontagiosas”, explica a enfermeira da Medicina do Trabalho, Ghisèle Baeta Frota.

Em 2016, o Brasil conquistou o certificado de eliminação do vírus do sarampo. Infelizmente, o selo foi perdido em 2018, quando foram confirmados 10 mil casos da doença. Segundo um estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), desde 2015 acontece uma queda na imunização de menores de cinco anos, que ocorre principalmente pela baixa percepção dos responsáveis sobre os riscos da infecção, já que muitos não vivenciaram as condições antes das campanhas de vacinação.

Há quem relacione a imunização somente à infância, mas é necessária durante toda a vida. É por isso que todos os funcionários da Sociedade Mineira de Cultura (SMC) devem apresentar o cartão de vacina atualizado nos exames médicos ocupacionais admissional e periódico. “A diretriz é uma recomendação do Ministério do Trabalho e também uma diretriz da SMC, preocupada em garantir a saúde do trabalhador, incentivando sua vacinação, possibilitando a prevenção de doenças e impactando positivamente na qualidade de vida do funcionário e da comunidade como um todo.   

Algumas vacinas são específicas para crianças, mas o Plano Nacional de Imunização (PNI) prevê doses de reforço ao longo da vida para garantir o controle das doenças. Veja a relação de vacinas e a periodicidade de reforço:

  • Difteria e tétano (dT) – 10/10 anos;
  • Febre Amarela (FA) – dose única para pessoas até 59 anos;
  • Sarampo, Caxumba e Rubéola (Tríplice viral) – 2 doses para as pessoas de 20 a 29 anos / 1 dose para as de 30 a 59 anos.
  • Vacinação contra gripe - anual para os professores, trabalhadores da saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, pessoas a partir dos 60 anos, dentre outros.
  • Vacinação contra a Covid-19 - disponibilizada para todas as pessoas, de acordo com a faixa etária e situação de saúde.

 Proteja sua vida e a de todos que estão ao seu redor. Mantenha seu cartão de vacina atualizado.

:: Veja mais notícias no "Bem-estar" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos