PUC CULT POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA EM DIA COM RH LADO B GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Trilha do Desenvolvimento

Funcionários cada vez mais qualificados, engajados e alinhados com a Missão e os Valores da Universidade. Esse é o objetivo do projeto Trilha do Desenvolvimento. A iniciativa surgiu após um diagnóstico aprofundado que traçou diretrizes estratégicas para o período de 2022 a 2026, que estão descritas no Planejamento de Gestão Estratégica (PGE) da Universidade. Esse documento traça metas para quatro eixos – sustentabilidade, excelência acadêmica, inovação e empreendedorismo – para serem desenvolvidas durante o quadriênio.

O Trilha do Desenvolvimento foi criado justamente para alcançar os objetivos relacionados ao desenvolvimento profissional, tecnológico e organizacional de todos os profissionais da PUC Minas, sejam eles docentes, gestores ou profissionais técnicos e administrativos. “Na Universidade todos promovem educação, desde o profissional que corta a grama até ao pesquisador que apresenta uma descoberta científica. Nosso trabalho é estimular o engajamento de nossos profissionais por meio das ações de desenvolvimento e integração”, explica o professor Sérgio Silveira Martins, pró-reitor de Recursos Humanos da Universidade.

E nessa tarefa de transformar e fortalecer a cultura de aprendizagem e desenvolvimento, o RH conta com pessoas que têm papel nessa missão: os líderes. São eles que vão avaliar as necessidades, possibilidades e potencialidades de seu setor; sugerir conteúdos que possam qualificar sua equipe, como cursos e treinamentos; e monitorar o período de realização das atividades. “É atribuição dos líderes formar e desenvolver seus liderados, de acordo com a realidade de cada setor ou serviço, alinhados à Missão da Universidade”, resume o professor Sérgio Silveira Martins.

Mas como esse projeto acontecerá na prática? Por meio de uma metodologia ativa, apresentada aos gestores pelo RH, que engloba:

  • Atribuir aos líderes, em todos os níveis, o papel de protagonista na definição de conteúdo das trilhas de desenvolvimento dos profissionais das carreiras docentes e administrativa. “O líder é o protagonista e o RH é o parceiro estratégico no processo de desenvolvimento e aprendizagem organizacional”, explica Sérgio Silveira Martins.
  • Atribuir metas de alcance com aferição anual de indicadores de desenvolvimento.
  • Monitorar os resultados e cumprimentos de metas por meio do radar de líderes.
  • Implementar estratégias de reconhecimento público das lideranças e equipes de acordo com os resultados alcançados.

Na verdade, investir na qualificação dos profissionais da Universidade não é exatamente uma novidade, mas sim uma ação de continuidade de iniciativas anteriores, sempre com o objetivo de profissionalizar ainda mais todos os serviços. “Essa ação começa em 2022 com esse nome e com o protagonismo das lideranças no processo, mas não tem prazo de finalização. Aprender e desenvolver é um processo contínuo”, conclui o pró-reitor.

Além da PUC Minas, o projeto vai ser realizado em todas as instituições da Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da Universidade e das demais instituições da Arquidiocese de Belo Horizonte voltadas para a educação, cultura e assistência social, como o Colégio Santa Maria Minas, entre outras.

:: Veja mais notícias no "Em dia com RH" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos