:: Voltar à primeira página do informativo ::
A Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura (Proinfra) é o setor da PUC Minas responsável pela manutenção e revitalização dos ambientes da Universidade, e representa grande importância quando o assunto é manter tudo em ordem. O setor conta com 90 funcionários que se dividem nas mais diversas áreas como pintura, obra civil, marcenaria, serralheria, elétrica, telefonia, comunicação visual, jardinagem, entre outros serviços.
O supervisor de infraestrutura Rômulo Teixeira de Matos confirma a importância dos serviços realizados para a Instituição e para todos que a frequentam. “Os investimentos da PUC Minas em melhorias no conforto e na funcionalidade de suas instalações são constantes”, afirma. E cada vez mais é possível identificar quão presente é esse setor na rotina acadêmica, já que a equipe da Proinfra, além de atender todo o Campus Coração Eucarístico – que contém mais de 88 edificações – atende também o Museu de Ciências Naturais, o Complexo Esportivo, e também as edificações externas, como a PUC Minas Virtual e o Edifício Emaús, que sedia alguns Programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade.
Segundo Rômulo, a maioria das demandas que a equipe recebe chega através da Central de Serviços Compartilhados (CSC). “Nos departamentos e setores, há sempre um responsável por nos direcionar as solicitações referentes aos reparos do dia a dia”, explica. Os trabalhadores também recebem demandas do Setor de Arquitetura da Proinfra através de projetos para mudanças de layout. De acordo com o supervisor, geralmente, esses são os serviços maiores, com obras de maior complexidade.
Uma das maiores equipes do setor de Manutenção de Infraestrutura é a de Pintura, que conta com dez funcionários treinados e aptos a realizar suas tarefas. Essa equipe atende em média 54 solicitações mensais, e sua maior demanda de trabalho é no período de férias escolares e nas férias coletivas do corpo técnico-administrativo, já que assim não interfere tanto nas atividades da Universidade. “O período de férias é quando temos condições de mudar o layout de diversos ambientes, realizar pinturas e maiores intervenções, minimizando o impacto nas tarefas de cada setor e nas aulas ministradas no Campus”, diz Rômulo.
Para garantir a segurança da equipe, os funcionários da Pintura e da Obra Civil recebem instruções semanalmente, junto aos outros integrantes que fazem parte da Manutenção: “Toda segunda-feira, um colaborador do SESMT, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, vem ao setor falar sobre as normas de segurança e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs. Chamamos essa ação Diálogo de Segurança Semanal, e é muito importante para evitar diversos acidentes de trabalho”, afirma Rômulo. O grupo também recebe alunos dos cursos da área de Saúde, que ao longo do ano fazem diversas palestras e intervenções para incentivar bons hábitos ao grupo e garantir o bem-estar de todos.
Ao todo, são 91 mil metros quadrados de área construída sob o zelo e os cuidados do setor de Manutenção de Infraestrutura. Por isso, é fundamental que exista uma equipe tão dedicada e eficiente em prol da conservação da Universidade e do bem-estar de todos que a frequentam. “A manutenção e a revitalização de ambientes são essenciais para manter a Universidade sempre em ordem, bonita e em condições ideais para que os alunos, professores e funcionários possam exercer suas atividades”, enfatiza Rômulo.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos