POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA EM DIA COM RH LADO B GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? GERAIS GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Anima PUC Minas de casa nova

“O Anima tem passado por mudanças, mas permanece nele o propósito da formação, explicitando a identidade da PUC Minas. Estamos em um momento novo da Universidade. E na proposta do Anima estão todos os elementos que precisamos para pensar a formação de profissionais e pesquisadores dentro da perspectiva humano-cristã integral”, afirmou o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, durante evento de apresentação dos novos núcleos em 2021. E é neste espírito de mudança que o Anima ganha novo espaço que será inaugurado no dia 20 de junho.

Atualmente funcionando no prédio 4 e dividindo o espaço com outros setores, o Anima ganha agora um ambiente próprio para reunir todos os 16 núcleos de trabalho. “O novo espaço foi pensado para ser a expressão da interação dos vários núcleos e proporcionar o diálogo dos projetos em comum, facilitando a interação naquilo que é próprio de cada um”, explica o coordenador do Anima, padre Áureo Nogueira.

O prédio 30, onde antes funcionavam a Pastoral, a antiga capela e o Protocolo, passou por um processo de modernização e adequação das instalações. São 19 salas, incluindo duas destinadas a reuniões que poderão acontecer de forma híbrida, em um espaço interno total de 190m2. O espaço externo também foi pensado para expressar o que quer ser o Anima. “Os jardins serão um espaço de convivência que possibilitarão o contato com a natureza. São a expressão do Cuidado Integral, expresso na Laudato Si, encíclica do Papa Francisco publicada em 2020”, explica padre Áureo. A área externa ocupará 350 m2.

Assim como o espaço físico, o Anima também inaugura seu novo portal na internet, o Via Humanitatis. O portal reunirá informações, documentos, podcasts e vídeos relacionados às atividades dos núcleos do Anima. “O portal Via Humanitatis é o espelho virtual das atividades do Anima”, afirma padre Áureo. A inauguração do portal também acontecerá junto com as novas instalações do Anima. O endereço é anima.pucminas.br.

Conheça os núcleos e subnúcleos do Anima: Sistema Avançado de Formação, Identidade e Missão da PUC Minas

  • A Pastoral Universitária busca, por meio do diálogo, a promoção do bem comum a serviço de uma sociedade mais fraterna e humana.
  • A Academia de Juristas Católico-humanistas, criada pela Arquidiocese, tem como objetivo desenvolver iniciativas que busquem defender a dignidade da pessoa humana.
  • A Agência de Desenvolvimento Integrado, a Aderi, dedica-se à preservação do conjunto religioso, arquitetônico, cultural e paisagístico do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade.
  • A Associação Nacional de Educação Católica (Anec) tem como finalidade atuar em favor de uma educação de excelência e promover uma educação cristã evangélico-libertadora.
  • Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap) tem como objetivo formar e capacitar leigos e religiosos para atuação na pastoral das paróquias e comunidades.
  • Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas (Cegipar) produz e subsidia pesquisas no campo das Ciências da Religião, Teologia, Pastoral e outros.
  • Comissão Arquidiocesana de Paz e Justiça (Cajp) é comprometida na defesa dos Direitos Humanos e na luta por Justiça que possa garantir a Paz.
  • Escola Nacional de Comunicação da Pascom Brasil é uma iniciativa da Pascom Brasil e da CNBB, em parceria com a PUC Minas. Visa ser um espaço de formação de agentes da Pastoral da Comunicação e de outras pastorais.
  • Grupo de Reflexão Bíblica São Jerônimo é uma iniciativa de professores de Bíblia que tem como proposta oferecer um nutrimento bíblico-espiritual.
  • Grupo de Reflexão e Trabalho para a Economia de Francisco e Clara tem o papel de dialogar com movimento sociais, economistas e outros fóruns que já constroem uma outra economia.
  • Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia tem como objetivo refletir sobre como as práticas comunicacionais podem ser pensadas teologicamente, como elas tocam os processos de evangelização, a pastoral e as ações da Igreja do Brasil.
  • Grupo de Reflexão e Trabalho para o Pacto Educativo Global tem o propósito de promover reflexões e ações em favor da educação humanista e solidária proposta pelo Papa Francisco no Pacto Educativo Global.
  • Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) é um núcleo de reflexão, debate e formação em conteúdos orientadores para a atuação social engajada na construção do bem comum e na promoção da justiça e da paz. São subnúcleos do Nesp:
    - Assessoria de Acompanhamento de Agentes Públicos: tem a atribuição de acompanhar e monitorar os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do governo de MG. Assim como as prefeituras e câmaras de vereadores dos 28 municípios que compõem a Arquidiocese de BH.
    - Casa Comum: Escola de Formação Política para cristãos e cristãs humanistas tem como missão criar uma rede de aprendizagem para ações políticas que visem a cocriação da Casa Comum, além de oferecer assessorias contribuindo com exercício democrático da política no desempenho de funções públicas.
  • Observatório da Evangelização é um projeto da Igreja Católica a serviço da concretização da missão de evangelizar e fecundar a sociedade atual com os valores do Evangelho de Jesus Cristo.
  • Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) tem por objetivo incentivar e apoiar o ensino e a pesquisa no campo da Teologia e das Ciências da Religião, promover o serviço de teólogos, teólogas e cientistas da religião a comunidades e organismos eclesiais.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos