:: Voltar à primeira página do informativo ::
Alunos, professores e funcionários ganharam um verdadeiro presente para a experiência universitária neste semestre. No dia 21 de fevereiro foi inaugurada no Campus Coração Eucarístico a Varanda da Pastoral. Localizado ao lado do Centro de Espiritualidade Jesus Pão da Vida, próximo à portaria 4, o local é uma lanchonete que vende produtos a baixo custo, e também um espaço de convivência. Cícera Botelho Frazão, coordenadora da Pastoral Universitária, conta que a ideia surgiu da Reitoria que, preocupada com a qualidade de vida dos universitários, sugeriu criar um espaço que fosse acessível para todos e incumbiu a missão à Pastoral. “Ele (o reitor) propôs, nós topamos e aí a Varanda saiu do papel”, conta.
A lanchonete possui um cardápio enxuto e oferece quatro tipos de lanche – pão de queijo, bolo, sanduíche natural e minipizza – e quatro tipos de bebida – refrigerante, suco, achocolatado e o tradicional cafezinho. “Nem todas as pessoas têm condições de arcar com o preço de um lanche em uma das lanchonetes terceirizadas. Então, pensamos em oferecer algo que fosse de qualidade e com o preço acessível”, afirma Cícera.
O diferencial é que o espaço funciona no formato de autosserviço. Há duas funcionárias responsáveis pela reposição dos produtos e manutenção do espaço, mas é o próprio cliente que se serve e que faz o pagamento, por PIX via QR Code ou por dinheiro trocado. “Nós não trabalhamos com troco. Temos um cofrinho para depositar o dinheiro no valor exato do lanche”, explica. Também é o próprio cliente o responsável por lavar e guardar os utensílios utilizados, como prato e xícara. “Os alunos, funcionários e professores compraram a ideia. Inclusive, no dia da inauguração, nós demoramos a conseguir o código para pagamento e, por isso, vendemos fiado, rezando para as pessoas realmente voltarem para pagar, e elas voltaram”, recorda. “Nós confiamos nas pessoas que usam o espaço, que é nosso. Não é da Pastoral ou da Universidade. É um espaço nosso que construímos juntos. Então, se der errado, todo mundo perde. Está dando certo, então todo mundo está ganhando”, completa.
Para Cícera, a iniciativa é um pretexto para falar de evangelização e de Pastoral. “No início, eu brincava que a Varanda ia ser uma experiência social para ver se existe gente boa no mundo. Temos pouco mais de um mês de funcionamento, e eu acho que se existe gente ruim no mundo eles não chegaram lá, não”, brinca, ao avaliar que a experiência de autosserviço superou as expectativas e acreditar que o formato fomenta a cidadania. “É educativo e deu super certo!”, resume. Outra característica do formato é que ele é autossustentável. “Nós não temos lucro com a Varanda. O dinheiro recebido com a venda dos produtos é utilizado exclusivamente para repor o estoque e manter o espaço”.
A Varanda da Pastoral comporta 30 pessoas sentadas e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Mais que uma lanchonete com preços acessíveis, o espaço é um local de encontro e de convivência. “A demanda maior é de gente que vai para lanchar, e os horários de mais movimento são justamente os intervalos das aulas. Mas tem gente que vai lá nos horários mais tranquilos, como no fim de tarde, para ler, estudar, conversar. Tem sido um espaço bem agradável. Nós conseguimos promover essa parte de sociabilidade ao mesmo tempo que faz esse experimento social das pessoas terem esse voto de confiança”.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos