bem-estar PUC CULT em dia com RH aniversários gerais cara nova cadê você? Portal PUC Minas por dentro da PUC lado B

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Tradições do Espírito Santo

Para celebrar a Quaresma e a festa de Pentecostes, o Espaço Luz da Biblioteca do campus da PUC Minas em Poços de Caldas apresenta, até 17 de junho, a exposição Divina Luz - Tradições do Espírito Santo. Sob coordenação do professor Antonio Carlos Rodrigues Lorette, do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a mostra pretende explorar os simbolismos religiosos da tradicional Festa do Divino, celebrada em várias cidades do País.

Artigos de exposição, como bandeiras do século XIX, vestidos das imperatrizes das Festas do Divino com bordados e lantejoulas, imagens do Divino feitas pelos moradores da zona rural e oratórios são algumas das cerca de 100 peças que fazem parte da exposição. O local ainda recebeu cortinas vermelhas para retratar uma das cores da Festa do Divino, que significa o sangue de Jesus, o Espírito Santo e as labaredas de fogo.

Na exposição, foram selecionadas peças importantes vindas de cidades como Divinolândia e São Sebastião da Grama, ambas localizadas em São Paulo. A coroa e o cetro, símbolos mais importantes da Festa do Divino, carregados pela imperatriz e imperador da solenidade, estarão presentes na mostra. Outra novidade é um oratório do início do século XIX, adquirido da fazenda Milhã, em Piracicaba. O local abrigava Festas do Divino e junto ao histórico religioso que conquistou no decorrer dos anos guardou simbolismos, como o próprio Divino, representado por uma pomba.

Para Antonio, fazer uma exposição dentro da Universidade tem um sentido diferenciado, já que desperta o interesse das pessoas não só de Poços, como de toda a região. “Através do Divino nós estamos transformando o Espaço Luz em uma enciclopédia do saber, onde todos têm acesso”, diz.

Sobre o tema religioso da mostra, Antonio conta que se inspirou na exposição Corte do Divino, do Museu de Artes Sacras de São João da Boa Vista (SP), realizada desde 1987 naquele espaço. A mostra é baseada nas Festas do Divino que aconteciam na cidade desde 1894, com a participação de fiéis da Igreja Católica.

A exposição ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 8 às 22h20 e aos sábados, das 8 às 15h50. A entrada é franca.

:: Veja mais notícias no "PUC CULT" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos