:: Voltar à primeira página do informativo ::
Contabilizando quase cinco anos de trajetória na Universidade, Rafael Leandro é funcionário do setor de Infraestrutura na Unidade Praça da Liberdade. Em sua rotina, Rafael busca conciliar, com o seu trabalho na Instituição, a carreira de fotógrafo esportivo e a sua graduação em andamento no Curso de Publicidade e Propaganda da PUC Minas.
Em 2016, Rafael ingressou na Universidade como Jovem Aprendiz da Cruz Vermelha. Durante a experiência, a Unidade do Barreiro foi a sua segunda casa por quase dois anos. Ao sair do programa, Rafael decidiu investir em seu sonho de adolescência: ser jogador de futebol. Apesar de se dedicar intensamente aos treinos e às experiências no campo, ele percebeu que, por não ter praticado desde a infância, seu objetivo dificilmente seria alcançado.
Depois de um ano afastado da PUC Minas, Rafael recebeu o convite para retornar à Instituição como funcionário do setor de infraestrutura. Para ele, a proposta era irrecusável: além de ajudar a sua mãe, costureira, nas contas de casa, Rafael retornou à Universidade para seguir uma nova trajetória profissional. Atualmente, ele afirma que aprende todos os dias e sente gratidão por todas as experiências até então vividas. “É uma parte da minha vida de realizações e oportunidades, seja na vida pessoal quanto na vida profissional, sou e sempre serei eternamente grato à PUC Minas”, comenta.
Em meio à decepção na carreira de atleta, o funcionário encontrou na fotografia um novo recomeço. Até 2019, a câmera era apenas um hobby, quando Rafael se viu em meio a uma grande experiência: um convite para ir até o estádio Independência e fotografar um jogo do Atlético Mineiro. Ele relembra que a sua primeira oportunidade como fotógrafo esportivo surgiu com um vínculo voluntário com um time semi-profissional chamado Inconfidentes, mas foi o contato com o time alvinegro que despertou a sua vontade de se profissionalizar no meio fotográfico.
Atualmente, Rafael atua em duas agências de fotografia, uma localizada em São Paulo e a outra em Belo Horizonte, sendo a empresa mineira chefiada por seu amigo, responsável por sua primeira grande experiência no jogo do Atlético. O fotógrafo produz conteúdos para atletas e agências, além de realizar coberturas para clubes de futebol.
Quando está ao lado da câmera, Rafael conta que se sente livre e não vê o tempo passar. A cada clique, seu coração dispara e, toda vez que entra em algum campo, tem a sensação de ser a primeira vez. Fora do meio profissional, Rafael reconhece o apoio incondicional que recebe de sua família e de sua namorada para continuar na fotografia.
Mesmo não realizando seu sonho de adolescência de se tornar um jogador de futebol profissional, o fotógrafo encontrou diversos motivos para seguir com resiliência. Sua tentativa de se tornar atleta o fez conhecer pessoas influentes no meio esportivo e, até mesmo, de ter a chance de fotografar um amigo que conseguiu seguir como jogador profissional. “O mundo dá muitas voltas!”, ri. “Minha vida de ‘atleta’ me incentivou para seguir na parte do esporte, já do outro lado na fotografia”.
Em 2018, Rafael decidiu expandir sua trajetória para o meio universitário e passou a cursar Publicidade e Propaganda. Atualmente, Rafael concilia as duas atividades profissionais, reservando os finais de semana para a fotografia.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos