POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA BEM ESTAR GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? TÚNEL DO TEMPO EM DIA COM RH GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Profissionais que fazem a diferença

Se, nos dicionários, o ofício de secretariado cabe em poucas definições, a prática cotidiana parece não dar conta de abraçar todas as atividades em que estes profissionais se mostram fundamentais. Para celebrar uma das carreiras mais importantes ao bom funcionamento de qualquer empresa ou organização, o dia 30 de setembro ficou conhecido como o Dia da Secretária — no feminino, uma vez que a função foi, por muito tempo, atribuída quase exclusivamente às mulheres. Esta realidade mudou e, hoje, aproveitamos a data para exaltar tanto secretárias quanto secretários que, independentemente do gênero, fazem a diferença no dia a dia. 

 

Em todos os campi e unidades da PUC Minas, temos no momento 63 profissionais ocupando estas cadeiras, sendo 51 mulheres e 12 homens. Eles se dividem entre secretários de setores administrativos e secretários acadêmicos, cujo escopo está diretamente relacionado às demandas de alunos e professores. Em alguns casos, há pessoas que desempenham ambos os papéis. 

 

Na PUC Minas Poços de Caldas, uma das secretárias é Nathália Marques Albino. Ela trabalha na Universidade há cinco anos e, nos últimos quatro, tem desempenhado a função de secretariado na Pró-reitoria do Campus. “Para mim, o papel da secretária é tornar o dia a dia da equipe mais leve e prático, criando um ambiente organizacional agradável”, avalia. 

 

 

Já no secretariado acadêmico, um profissional de destaque do Campus é Rodrigo Otávio Nogueira da Silva Couto, funcionário da PUC Minas desde 1998. Em 2012, ele passou a atuar como secretário acadêmico e tem desenvolvido expertise nesta posição. “Eu acredito que a nossa função é facilitar a vida de professores, coordenadores e principalmente alunos, desde a matrícula até a formatura. Assim, ajudamos a entregar nosso resultado, que é o ensino de qualidade”, destaca. 

 

A relevância da profissão se evidencia já na origem do nome, com as palavras secretarium e secretum, do latim. Seus significados remetem a expressões como “lugar retirado”, “conselho privado” e “segredo”, entre outras. Na prática, o termo “secretária(o)” passou a ser usado para designar uma pessoa a quem se pode confiar segredos ou informações valiosas (fonte: Sinsesp). Reunimos depoimentos de gestoras e gestores da PUC Minas que, além de valorizar o trabalho de nossas secretárias e secretários, reafirmam o significado atribuído à profissão desde o seu princípio. São falas que demonstram a profunda confiança depositada nestes colegas, especialmente em tempos desafiadores como os atuais, em que a pandemia exige uma série de adaptações. Veja o que eles disseram: 

 

Professor Sérgio Silveira Martins, pró-reitor de Recursos Humanos da PUC Minas 

"Além do aspecto tradicional de organização das agendas, de filtrar e muitas vezes absorver algumas demandas dos próprios chefes imediatos, as secretárias vêm assumindo um papel também de gestoras, de participação do processo administrativo de cada setor. De fato, mais do que secretárias, elas se tornam um apoio cada vez mais importante aos setores da Universidade.” 

 

Professor Iran Calixto Abrão, pró-reitor adjunto da PUC Minas Poços de Caldas 

"As secretárias e secretários são essenciais para auxiliar na organização e bom andamento do dia a dia. O trabalho que desempenham sempre teve destacada importância, mas se tornou ainda mais relevante nestes tempos de pandemia, em que eles têm contribuído muito na busca de soluções que garantam a continuidade das nossas entregas e processos diante de novas rotinas. Para mim, são grandes companheiros, que acabam se tornando verdadeiros amigos." 

 

Professora Tânia Maria Ferreira de Souza, diretora acadêmica da PUC Minas Praça da Liberdade 

“As secretárias e secretários têm papel essencial no bom funcionamento de todos os setores da Universidade. Desempenhando suas funções com excelência e disposição, suas atividades repercutem no trabalho de todos os funcionários, trazendo sinergia e dinamismo aos nossos processos. Como diretora acadêmica, tenho relação estreita com as secretárias da PUC Minas Praça da Liberdade. A secretária da Pró-reitoria Adjunta e a secretária acadêmica representam tudo aquilo que a Universidade traz no seu DNA: o exercício ético e humanístico de suas funções, no trato com toda a comunidade acadêmica.” 

 

Professora Wilba Lúcia Maia Bernardes, diretora da Faculdade Mineira de Direito da PUC Minas 

“Às vezes, o invisível é ação mais expressiva e, no cotidiano, nas correrias diárias, na necessidade de retornos rápidos e de composição de agendas apertadas, se faz primordial. Nesses momentos, e em todos os que envolvem a atividade acadêmica, temos o apoio e a eficiência, para seguir caminho seguro, de nossas secretárias. Uma Instituição que conta com o reconhecimento da PUC Minas ancora-se em secretarias e secretários que atuam com competência e dedicação.” 

 

Professor Martinho Campolina Rebello Horta, diretor do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde da PUC Minas 

“O relevante trabalho das secretárias e dos secretários no apoio à gestão acadêmica e administrativa da Universidade tem sido fundamental para a atuação eficiente e eficaz dos gestores, especialmente nesse complexo momento de pandemia e trabalho remoto.” 

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos