PERSPECTIVAS LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Driblando a lentidão dos computadores

Pense em uma situação que atrapalha a execução de uma tarefa de trabalho. Para boa parte das pessoas, é provável que venha logo à mente a lentidão do computador em atividades que exijam um pouco mais da sua capacidade de processamento. A tendência geral é reclamar da máquina, mas a verdade é que o comportamento do usuário tem forte influência sobre o desempenho do sistema.

Se o computador trava em tarefas simples, como editar um arquivo de texto ou navegar por um portal de notícias, é possível que ele não esteja, de fato, nas melhores condições técnicas. Mas isso pode ser também um reflexo de atitudes do usuário que estejam sobrecarregando a máquina. Quando é assim, uma melhora pode ser percebida imediatamente após a adoção de novos hábitos. 

Um exemplo do cotidiano
O publicitário João Paulo Marques trabalha na área vinculada à PUC Minas Virtual dentro do Campus Poços de Caldas. A maior parte da sua rotina é dedicada à gravação e edição de vídeos que compõem aulas online. Esses processos envolvem arquivos muito grandes e programas complexos, como os da plataforma Adobe, o que leva a uma tendência de sobrecarga do sistema.

Por isso, João tem acesso a um computador com configurações acima da média se comparado com os de outros funcionários. A máquina usada para editar os vídeos inclui elementos como um processador mais potente e uma placa de vídeo diferenciada. Ainda assim, algumas estratégias são importantes para garantir que não se perca nenhuma parte do trabalho desenvolvido nos projetos, compostos por várias faixas de imagem e som.

João conta que costuma focar cada parte do expediente em uma etapa do processo. Desta forma, ele evita abrir muitos programas diferentes ao mesmo tempo ou ficar trocando de telas de navegação. É um jeito inteligente também de se programar para atividades que demandam tempo de espera, como a exportação dos vídeos finalizados. 


Vamos às dicas
Não importa se você é um usuário comum ou se executa, como o João, tarefas mais complexas no computador. As dicas a seguir são úteis para todos os casos e valem não só para o trabalho, mas até para o uso pessoal. 

  1. Se não precisa de um programa, feche-o.

Pode não parecer, mas aplicações em segundo plano consomem a chamada memória RAM, diretamente ligada à capacidade de processamento de dados. No Windows, é possível ver alguns aplicativos em execução que ficam minimizados na barra de tarefas, no canto inferior direito da tela. Para organizar as permissões de cada programa, basta seguir o caminho: Menu Iniciar > Configurações > Privacidade > Aplicativos em Segundo Plano. 

  1. Abas e extensões: use com moderação. 

Esses estão entre os principais recursos de navegadores como o Google Chrome, Microsoft Edge e até mesmo o clássico Internet Explorer em sua versão atual. As abas ajudam a organizar o conteúdo, mas, em excesso, podem comprometer a memória RAM. O mesmo vale para as extensões instaladas, que acarretam ainda riscos de segurança quando não são desenvolvidas por fontes confiáveis. 

  1. Mantenha seu computador atualizado e protegido. 

Os vírus de computador comprometem não só a privacidade dos usuários, mas tendem a prejudicar o desempenho das máquinas. Não é preciso ter conhecimento avançado para garantir o básico de segurança. Hoje, o próprio Windows oferece uma ferramenta de proteção antivírus. Basta manter o sistema em dia e checar atualizações com frequência. 

  1. Em caso de pane, um comando por vez. 

É bastante comum que o usuário, diante de um computador parcial ou totalmente travado, perca a paciência e dê vários comandos seguidos pelo mouse ou teclado. Isso tende a deixar a máquina mais lenta ainda. Caso aconteça com você, aguarde um instante para ver se o processo é concluído naturalmente. Se necessário, abra o Gerenciador de Tarefas com o atalho Ctrl + Alt + Del e encerre a aplicação que desencadeou o problema. 

  1. Reinicie o computador periodicamente. 

Algumas pessoas têm o hábito de deixar o computador permanentemente ligado, sem desligá-lo ao fim da jornada. Manter as máquinas em funcionamento pode ser necessário para quem está em regime remoto e precisa acessar a estação de trabalho em casa, mas esta é uma exceção. O acúmulo de processos em andamento ao longo dos dias pode ocasionar lentidão e reiniciar o sistema é importante, inclusive para instalar atualizações pendentes, além de minimizar o desperdício de energia elétrica.

Lembre-se: a PUC Minas possui um setor específico para auxiliar os funcionários e acadêmicos de todos os campi e unidades com demandas relacionadas ao tema. Os profissionais do Centro de Recursos Computacionais (CRC) estão à disposição para atender a demandas e garantir a segurança de todos no ambiente digital.

:: Veja mais notícias no "Gerais" ::    :: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos