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De jovem aprendiz a doutoranda em Educação, Débora Siqueira contabiliza praticamente 20 anos de história na PUC Minas. Ao ingressar na universidade pelo programa de jovem aprendiz da Cruz Vermelha, em 2001, a futura educadora jamais imaginava que se aproximaria do meio acadêmico. Filha de salgadeira autônoma e de motorista de ônibus, sua vida humilde não despertava nenhum incentivo para frequentar uma universidade. “Vou ser médica, vou ser engenheira civil ou vou me tornar uma educadora e produzir um livro um dia? Eu não tinha essa dimensão, mas eu queria chegar lá”, relembra.
Após sua trajetória como jovem aprendiz, Débora foi efetivada como auxiliar de serviços na Assessoria de Comunicação da Unidade São Gabriel, em 2004. A experiência foi fundamental para o seu interesse pelo Curso de Comunicação Social, com habilitação em Relações Públicas, no qual se graduou. Posteriormente, Débora passou pelo setor de Apoio às Coordenações, também na Unidade São Gabriel, e desde 2009 se encontra no Apoio às Coordenações e Secretaria Acadêmica da Unidade Barreiro.
Ela conta que o contato com a realização do programa PUC Aberta, enquanto atuava na Assessoria de Comunicação, foi essencial para o seu direcionamento profissional. Por meio dos eventos acadêmicos e institucionais, a funcionária passou a ter uma nova percepção sobre a importância do ensino na vida das pessoas. Sua paixão começou ali: quanto mais tinha contato com a gestão escolar, mais certeza tinha sobre a admiração que nutria pelo processo educacional. Em 2016, Débora conquista o título de mestra em Educação pela PUC Minas.
O leque de possibilidades dentro da Universidade fez com que Débora continuasse buscando uma formação sólida na teoria e na prática, buscando a sua melhor versão como RP e educadora. “Sempre busquei ir nessa formação sólida humanizada, para que eu pudesse transformar a minha realidade e pudesse conduzir a minha vida, a minha rotina com autonomia, para eu justamente transformar essa realidade”, reforça.
Ingressando na pesquisa científica, a comunicadora tomou gosto pela leitura e teve a oportunidade de estudar e trabalhar desenvolvendo artigos. Com ênfase nos teóricos Theodor Adorno e Max Horkheimer, Débora se orgulha ao contar que o seu ingresso no grupo de estudos sobre Teoria Crítica ampliou a sua relação com o meio acadêmico.
Em 2019, Débora ingressou no Doutorado em Educação. A curiosidade pelas metodologias de pesquisa foi o estopim para aprimorar os seus estudos e, observando a qualidade dos trabalhos desenvolvidos durante a disciplina de Pesquisa em Educação, ela sugeriu a elaboração de um livro. Reunindo mais de 23 autores, a obra Enfoques Metodológicos de Pesquisa em Educação: evidenciar contextos, prestigiar sujeitos foi organizada pela doutoranda e por sua professora, Mariana Veríssimo.
Para Débora, a publicação significa mais um grande passo. A doutoranda se emociona ao pensar que não tinha ideia de que pudesse vir a escrever uma obra quando ingressou na Instituição, mas busca sempre ver o agora e lembrar onde estava. “O livro representa o meu crescimento pessoal, profissional, acadêmico e significa um retorno também à minha origem”, completa.
Para Débora, a PUC Minas significa o trabalho em equipe e a educação para além da sala de aula. Durante todo o seu percurso como funcionária e acadêmica, ela relembra que esteve em contato com pais e alunos de origem humilde, e que tinha uma grande satisfação em saber que poderia levar conhecimento sem desvalorizar a bagagem cultural de cada um. “Como educadora, eu ficava muito feliz em ensinar e tinha a humildade de valorizar os seus conhecimentos. Porém, como função social, eu também tenho que dominar a teoria e a prática educacional para conduzir as pessoas a partir do conhecimento do senso comum a um saber científico, para que elas possam transformar as suas realidades”, conclui.
Além do seu percurso dentro da Universidade, Débora cursa o 4º período do Curso de Pedagogia e dedica parte do seu tempo na elaboração de histórias infantis, dentro das normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), voltadas para o desenvolvimento da criança na educação infantil. Futuramente, a educadora conta que pretende espalhar o seu conhecimento e atingir outros públicos por meio de podcasts.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos