PERSPECTIVA LADO B BEM ESTAR GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC EM DIA COM RH GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Com os pés no futuro

A preocupação com a sustentabilidade está presente hoje no mundo todo. Muitos países adotam uma série de políticas voltadas à preservação do meio ambiente envolvendo os mais diversos setores da economia. Um deles é a mobilidade urbana, que diz respeito à forma como as pessoas se locomovem pelas cidades.

Neste cenário, ganha relevância a mobilidade elétrica, que consiste no uso de veículos com um tipo de carregamento ainda incomum, mas muito promissor. O que parece tecnologia do futuro em breve fará parte da realidade do Campus Poços de Caldas, que se prepara para ter um eletroposto do Poços + Inteligente, projeto da Universidade em parceria com o Departamento Municipal de Energia da Prefeitura de Poços de Caldas e com o Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas).

Investimentos robustos já foram feitos pela Universidade na área. Já estão concluídas ações como a instalação de bicicletário e a aquisição de equipamentos que compõem um sistema capaz de gerar energia a partir da luz do sol. Entre eles, estão as placas fotovoltaicas, cuja instalação figura entre os próximos passos. Está em andamento também a construção de laboratório de mobilidade elétrica para a realização de pesquisas mais complexas e elaboração de soluções ainda mais eficazes para as necessidades do projeto, que já acumula conquistas relevantes em pouco mais de um ano de trabalho.

“Fazer parte do projeto de implantação do primeiro sistema de recarga de veículos elétricos de Poços de Caldas é algo bastante motivador. As tecnologias envolvidas são muito recentes, o que aumenta, e muito, o desafio. Este sistema permitirá a recarga de automóveis e bicicletas elétricas com energia limpa e renovável, promovendo mais sustentabilidade para a nossa sociedade”, destaca o professor do Curso de Engenharia Elétrica Rodrigo Gonçalves, que tem participado de diversas etapas das obras, como a elaboração do projeto, definição dos equipamentos e especificação técnica para abertura de licitação de compras. Ele também atuou na definição dos locais para instalação do eletroposto e do bicicletário, entre outras questões.

 

 

No Campus Poços De Caldas, o eletroposto e o bicicletário ficarão em frente ao estacionamento dos professores e funcionários do prédio 1, logo na entrada.

O eletroposto poderá ser utilizado não só pela comunidade acadêmica, mas também por toda a população, assim como os outros dois eletropostos instalados em outras partes da cidade. É uma forma de estímulo ao uso dos veículos elétricos. Quando for concluído o aplicativo/sistema de empréstimo de bicicletas, as pessoas poderão utilizá-las para se locomover entre os eletropostos.

Proposta inovadora e pioneira

Com uma proposta tão inovadora e pioneira na região, a iniciativa tem mobilizado professores e alunos de diversas áreas, bem como funcionários de vários setores. É o caso da engenheira civil Tayane Costa, funcionária do setor de Infraestrutura. Como colaboradora da PUC Minas Poços de Caldas desde 2016, ela tem uma rotina movimentada junto a profissionais que executam diferentes atividades, como construção, limpeza, jardinagem e manutenção.

Desde que se iniciaram as obras para a construção de um laboratório voltado a pesquisas em mobilidade elétrica, Tayane tem contribuído na execução do plano de ação. Ela coordena o trabalho junto a pedreiros como José Vieira, serventes como Adalto e eletricistas como Tiago. Eles já realizaram a escavação e compactação de valas, instalação de eletrodutos, criação de bases para bicicletário e estruturas de concreto, entre muitas outras ações. São passos fundamentais para a instalação de um eletroposto do Poços + Inteligente no Campus. “Ficamos bastante empolgados e curiosos para ver como seria. É uma novidade, é o futuro chegando para a gente, e participar tem sido muito importante. Uma inovação como essa vai trazer benefícios para o Campus, para os alunos, para os pesquisadores, para a cidade e para todo o entorno”, conta Tayane.

 

 

A mobilidade elétrica 

A mobilidade elétrica consiste no uso de veículos com um tipo de carregamento ainda incomum, mas muito promissor. O motorista de um carro elétrico, por exemplo, não enche o tanque com álcool ou gasolina, que são combustíveis bastante poluentes. Em vez disso, usa eletricidade para “abastecer” o automóvel, em pontos de recarga com fontes de energia renovável. Esta já é uma realidade em cidades como Amsterdã, capital da Holanda.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos