:: Voltar à primeira página do informativo ::
Instrutora na área de capacitação para pessoas com deficiência no projeto PUC Inclusiva da Pró-Reitoria de Extensão, a fisioterapeuta Patrícia Cardoso é também a co-fundadora e diretora de operações da startup Avulta - Contratação profissional inclusiva, um dos projetos acelerados pelo edital de 2019 do programa PUC Tec.
Formada em Fisioterapia, Patrícia passou a se interessar pelo trabalho com pessoas com diversidade funcional quando fazia uma disciplina de mestrado mas se apaixonou mesmo pelo trabalho em 2017, quando passou a trabalhar no projeto Incluir, que hoje chama-se PUC Inclusiva, da Proex. Em 2018 nasceu a Avulta, com a proposta de promover de forma inteligente o encontro entre candidatos com diversidade funcional e os Recursos Humanos das empresas, o chamado match inteligente. O principal produto da startup é a Avaliação Neuropsicológica Avulta, um game desenvolvido para que os testes cognitivos pelos quais as pessoas passam dentro dos setores de Recursos Humanos das empresas sejam mais inclusivos e acessíveis. “Os testes que a gente tem hoje no mercado são completamente excludentes, então eles não avaliam as habilidades e os potenciais das pessoas com deficiência da forma que deveriam avaliar”, conta Patrícia. “Não é de conhecimento nosso nenhuma ferramenta que faça essa avaliação neuropsicológica acessível assim como a Avulta faz.”
Aceleração pelo PUC Tec
Segundo Patrícia, em toda a sua história, a Avulta passou por cerca de três processos de aceleração, até que, em 2019, a equipe se inscreveu no primeiro edital do PUC Tec, programa de aceleração de startups da PUC Minas, em 2019. A startup passou pelas etapas eliminatórias até chegar entre as quatro finalistas. Para Patrícia, a participação no PUC Tec foi um divisor de águas para a Avulta. “Foi uma trajetória baseada em aprendizado, em conexões e entendimento, entrega. Nós realmente entregamos o projeto de crescimento da startup na mão daquelas pessoas nas quais a gente percebia a extrema competência”, destaca.
Em 2020, com o cenário da pandemia de Covid-19, a startup precisou passar por adaptações e trabalhou para entender as novas dinâmicas do mercado. Foram necessárias alterações de parte do sistema da Avulta e o grupo de empreendedores buscou por ajuda da equipe do PUC Tec. "Mesmo depois de finalizado o programa de aceleração, nos deparamos com algumas dificuldades em questões tecnológicas e tivemos a possibilidade de ter o contato com professores excelentes, que conseguiram elevar o nível do que a gente estava desenvolvendo”.
Patrícia comenta que o período que a Avulta passou no PUC Tec foi relativamente curto, por cerca de seis meses apenas, mas que foi um tempo extremamente válido, já que com a imersão vieram “milhares de possibilidades, milhares de visões e aprendizados”.
PUC Tec 2021
Se você também tem uma ideia e quer empreender, fique de olho, porque vem edital por aí. A equipe do PUC Tec, coordenada pelo professor Humberto Marques, está trabalhando em dois editais para 2021. O edital destinado à comunidade interna e externa deve sair para o segundo semestre de 2021. Antes disso, a ideia é ter um edital “esquenta PUCTEC”, destinado apenas à comunidade acadêmica. “Agora que nós já temos uma certa experiência, estamos querendo ajudar principalmente nossos alunos, nossos professores, nossos funcionários, que tenham esse interesse, essa vontade de desenvolver um projeto de startup, a se preparar melhor para o edital do segundo semestre”, explica o professor Humberto. Quem quiser participar deve ficar de olho no site do PUC Tec e acompanhar o lançamento dos editais. O professor Humberto também participou do terceiro episódio do PUC Play, podcast da PUC Minas. O episódio sobre o PUC Tec vai estar disponível nas principais plataformas de áudio a partir do dia 15 de abril.
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos