:: Voltar à primeira página do informativo ::
Salas de cinema, teatros, museus e espaços culturais em todo o país sentiram o impacto da pandemia de Covid-19 terem as apresentações ao público suspensas por vários meses. Aos poucos, o setor retoma as atividades, mas ainda muito distantes da normalidade. Para não deixar a arte morrer, shows e espetáculos passaram a ser transmitidos online. E a Escola de Teatro PUC Minas não ficou para trás. A Escola foi pioneira no Brasil na montagem e apresentação de espetáculos online com alunos. “O público acompanhou a reinvenção da Escola de Teatro PUC Minas, que de forma pioneira, transmitiu dois espetáculos pelo seu canal do YouTube. Foram ao todo mais de dois mil acessos aos trabalhos disponibilizados, em que ficou comprovado que há mesmo público sedento por manifestações artísticas que ressignificam o teatro nestes tempos de isolamento”, comemora o coordenador da Escola de Teatro e instrutor na capacitação de mestres e doutores para o EAD da PUC Minas Virtual.
Foram transmitidos online pelo canal da Escola de Teatro no YouTube dois espetáculos construídos totalmente utilizando os meios digitais: Mistero Buffo, de Dario Fo, prêmio Nobel de Literatura, texto adaptado e dirigido por Luiz Arthur, e Honestíssima, versão de Amaury Borges para o texto Viúva, porém honesta, de Nelson Rodrigues. Os espetáculos ainda estão disponíveis e podem ser visto no canal do Youtube da Escola de Teatro.
Luiz Arthur comenta que há uma discussão se teatro online é teatro. “Quando falamos de artes cênicas eu pressuponho o palco com a relação ao vivo, mas existem dois aspectos que são fundamentais. O primeiro deles é o gasto de energia que transforma aquela atuação em teatro. Então quando você gasta uma energia a mais, quando você tem um corpo dilatado com todas as técnicas que o teatro prega, mesmo que captado por uma câmera de celular ou uma câmera da televisão e do cinema, aquilo não deixa de ser uma energia teatral”, pontua. “O outro aspecto está relacionado à plateia. Do público entender que ele faz parte da preparação para que o teatro online aconteça. O teatro ao vivo nunca será substituído. No teatro online o público precisa se colocar numa posição que beneficia a produção. É preciso desconectar das outras coisas e preparar para assistir aquilo, para sorver daquela experiência de forma plena”, finaliza Arthur. O coordenador da Escola de Teatro pontua ainda que há vários espetáculos que só foram disponibilizados na rede gratuitamente por causa da pandemia, o que democratiza a arte.
MISTERO BUFFO
Sinopse: Mistero Buffo, comédia do italiano Dario Fo, prêmio Nobel em 1997, é a mostra do talento desse mestre da sátira política. Baseada em passagens da Bíblia e em contos medievais, a peça retrata, em quadros diversos de tom cômico, aqueles que espetacularizam a fé para conseguir benefícios próprios.
FICHA TÉCNICA
Texto: Dario Fo
Direção e adaptação: Luiz Arthur
Teoria e pesquisa: Glória Reis
Preparação vocal: Bela Michielini
Preparação corporal e Edição de vídeo: Fábio Teixeira
Maquiagem: Linda Paulino
Pesquisa de figurinos: Rafaela Nascimento Sampaio
Figurinos: Direção e elenco
Violino: Andréia Flávia Vanelli Ribas
Flauta: Maíra Islena Tavares Botelli
HONESTÍSSIMA
Sinopse: Honestíssima é uma adaptação da peça teatral Viúva, porém honesta, de Nelson Rodrigues. Ivonete, filha de J.B., o dono de um grande jornal, ao ficar viúva de Dorothy Dalton, o crítico de teatro do noticiário do pai, recusa-se inexplicavelmente a “sentar”, o que impulsiona essa “farsa irresponsável”.
FICHA TÉCNICA
Dramaturgia: Nelson Rodrigues
Direção: Amaury Borges
Preparação vocal: Bella Michielini
Preparação corporal e Edição de vídeo: Fábio Teixeira
Teoria e pesquisa: Glória Reis
Maquiagem: Linda Paulino
Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos