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Cuidando da PUC Minas

Desde março, quando as aulas presenciais foram suspensas, os campi e unidades da Universidade ficaram praticamente vazios. Como mostramos na edição de maio, muitos funcionários estão trabalhando duro por trás dos computadores para que tudo funcione perfeitamente. Mas há também aqueles que estão trabalhando presencialmente para manter a estrutura em funcionamento. É o caso de setores da Pró-Reitoria de Infraestrutura de Patrimônio e Conservação, Operações e Manutenção Civil e da Central de Serviços da Gerência de Tecnologia da Informação, entre outros. Conversamos com gestores e funcionários para saber como tem sido o dia a dia de funcionamento destes setores, as medidas de segurança que estão sendo tomadas para garantir a saúde dos funcionários e a alteração na mudança de rotina da Universidade.

“Estamos atentos às demandas diárias para mantermos o ambiente saudável para os setores que têm necessidade de executar o serviço de maneira presencial”, explica a supervisora de Patrimônio, Limpeza e Conservação do Campus Coração Eucarístico, Mariléia Francisco. A equipe, composta por mais de 170 funcionários, está trabalhando com uma escala de 16 funcionários em dias alternados. Para o trabalho durante a pandemia, os funcionários passaram por treinamento específico para a desinfecção de ambientes. O treinamento foi realizado por empresa de consultoria técnica especializada em higiene e limpeza. Também estão sendo fornecidas máscaras de proteção e treinamento sobre o uso eficaz do equipamento, além do controle ativo do uso de outros equipamentos de proteção individual. “Nossa rotina está bem diferente e com muitos desafios. A prioridade hoje é fazer a limpeza dos prédios administrativos onde temos colaboradores trabalhando. A limpeza está diferenciada, estamos trabalhando com a desinfecção dos setores, fazendo o uso do álcool 70% e do desinfetante quaternário de amônia, que é um agente desinfetante poderoso, em todos os ambientes, salas, copas, banheiros, corrimãos, portas, maçanetas, tudo que é tocado pelas mãos”, assegura Rosimari Paula Moreira da Silva, encarregada de limpeza.

A preocupação com a saúde dos funcionários também faz parte da rotina da equipe de Operações, que conta com um contingente de 50 pessoas trabalhando presencialmente nas áreas de segurança, protocolo e de apoio a outras atividades, como o acesso de pessoas e equipamentos, recebimento e distribuição de pão e café para as equipes de plantão. Não houve alteração na escala da equipe de segurança, que continua com a mesma escala de trabalho e revezamento. Já o setor de protocolo contou com redução de funcionamento para três dias da semana. “A movimentação de documentos entre as unidades e até mesmo pelos Correios não pararam durante a pandemia”, explica Lourival Reis, supervisor de Operações. “Além do uso de máscara e da disponibilização de álcool gel durante o expediente, temos orientado os funcionários que não utilizem o uniforme de trabalho durante o deslocamento para suas residências”, completa.

As orientações a respeito das medidas de segurança também circulam entre os funcionários do setor de Manutenção Civil através do Diálogo Diário de Segurança, informativo implantado pelo Sesmt com informações de segurança do trabalho. Com a pandemia, as informações estão centradas na prevenção ao novo coronavírus. “Nossa rotina de trabalho sofreu de alguma forma modificação ou alteração, com o objetivo principal de preservar os colaboradores. Estamos procurando deixar o Campus organizado e bem cuidado para o retorno de suas atividades presenciais”, afirma Rômulo Teixeira, supervisor de Infraestrutura. O setor, que conta com o efetivo total de 120 colaboradores, está trabalhando neste momento com 30 colaboradores presenciais em atividades de manutenção, obras de construção civil e jardinagem. Os funcionários estão fazendo revezamento do horário de trabalho e dos intervalos de almoço. Cuidados simples estão sendo tomados. “Ao bater o ponto mantemos um distanciamento do colega de trabalho. Ao fazermos nossas refeições no refeitório evitamos aglomerações”, exemplifica Rômulo.

As medidas de segurança sanitárias também estão sendo garantidas entre a equipe da Central de Serviços da GTI. “Todos os membros da equipe estão orientados a fazer uso efetivo das boas práticas sanitárias recomendadas para a prevenção da Covid-19, tais como o distanciamento físico no setor, o uso de máscaras, a desinfecção das mãos com água e sabão ou com álcool em gel após todo procedimento técnico em máquina de usuário e uso materiais de uso compartilhado além de comunicar à coordenação e se ausentar do ambiente de trabalho imediatamente após a identificação de qualquer sintoma de doença”, garante o coordenador da equipe, Jenner Schiess Ramos. O setor tem focado o atendimento de suporte local para realização de instalação, configuração e manutenção de computadores corporativos acessados remotamente pelos usuários em trabalho remoto; intervenção em racks para a resolução de falhas em conectividade e manutenção da rotina de movimentação de mídias de backup (cópias de segurança das informações institucionais). “Neste período de distanciamento social temos mantido apenas um funcionário trabalhando localmente por turno. Vamos adequar a capacidade de atendimento à demanda que devemos receber no final do semestre”, explica Jenner. “A Central de Serviços tem superado o desafio da incerteza pela maturidade, competência técnica e adaptabilidade operacional da equipe, motivada, sobretudo, pelo compromisso com os resultados da Instituição em atendimento às necessidades de informatização”, comemora.

 

 

Motivação compartilhada pelo técnico em informática da Central de Serviços Bruno Zanetti. “Nossa rotina tem sido de muito trabalho e desafios mas, felizmente, temos conseguido superar. Somos todos essenciais, cada um na sua função. Sinto-me muito feliz em poder ajudar as pessoas e consequentemente a Universidade”, afirma. Alegria também sentida por Rosimari. “Sou privilegiada por estar cuidando da nossa Universidade e saber que todos que estão entrando na PUC podem entrar com segurança, pois estamos dando o nosso melhor. Em breve estaremos juntos novamente”, finaliza.

Sentimento comum à fala de todos os funcionários é o de consternação ao ver a Universidade, sempre viva e movimentada, tão vazia. “Estou feliz por perceber todo o cuidado da Instituição conosco, mostrando que valoriza o bem-estar de todos e que zela como família pelos seus colaboradores. Mas é triste ver a Universidade assim tão vazia”, diz Laercio Martins Lopes, encarregado de segurança da Divisão de Operações. “Tem sido muito diferente do que nos acostumamos, com a PUC Minas sempre cheia de vida e de pessoas, e hoje vazia, sem funcionários e alunos. Sinto falta das pessoas”, menciona Bruno. E Laércio manda uma mensagem para toda a comunidade acadêmica. “Espero e tenho certeza que logo isso tudo vai passar e que restará o aprendizado singular de tudo isso que vivemos. Voltaremos melhores e mais preparados para desafios maiores”.

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