POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA GERAIS BEM-ESTAR EM DIA COM RH GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? PUC CULT GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

15 anos da CPA

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) completa 15 anos em 2019. Responsável pela autoavaliação institucional na PUC Minas, o órgão tem como referência os princípios e as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, regulamentado em 2004.

Na presidência da comissão desde agosto de 2015, a professora Maria Carolina Tomás conta que, ao longo de seus 15 anos, a CPA trabalhou com o objetivo de construir uma cultura de avaliação na Universidade. “Trabalhamos de modo a produzir conhecimento e aferir a qualidade da prática educativa desenvolvida pela PUC Minas. Hoje, ainda que a operacionalização da autoavaliação institucional seja dinâmica e, por isso, requeira atenção constante e alterações nos instrumentos e na forma de coleta de dados, podemos dizer que os processos avaliativos estão consolidados”, afirma a professora.

A autoavaliação tem por objetivo o autoconhecimento da Instituição. Os resultados são usados para realizar mudanças e aperfeiçoar, cada vez mais, os serviços prestados pela PUC Minas. Toda a comunidade acadêmica participa desse processo, o que gera uma percepção real das atividades. “É de extrema importância a participação dos três segmentos que compõem a comunidade acadêmica: corpo docente, discente e técnico-administrativo. Cada um desses segmentos, em momento próprio, tem a oportunidade de responder a questões sobre a Universidade, possibilitando que cada um formalize sua percepção sobre a Instituição”, explica a professora Maria Carolina.

 

 

O funcionário Michael Albino Andrade dos Santos, da assessoria administrativa da Pró-Reitoria de Graduação, integra a equipe de apoio da CPA como um dos representantes do corpo técnico-administrativo da Universidade. “Meu papel na comissão é participar do processo avaliativo no que diz respeito ao interesse dos funcionários e, como um membro dessa comunidade, levar até a CPA minhas percepções, sensações e demandas”, afirma. Além de Michael, a equipe de apoio também conta com mais um representante do corpo técnico-administrativo, o funcionário Mateus Carvalho Andrade, que trabalha no Serviço de Assistência Judiciária da PUC Minas Poços de Caldas.

Outra função da comissão é a avaliação docente, que surgiu da necessidade de se estabelecer um instrumento para subsidiar a análise do desenvolvimento das atividades dos professores. “A avaliação docente teve início com um estudo piloto, envolvendo apenas uma unidade educacional da PUC Minas (PUC Arcos) e foi paulatinamente abarcando as diferentes atividades dos docentes”, explica a professora Maria Carolina. A CPA também realiza o acompanhamento de todos os cursos de graduação da Universidade.

Todos os funcionários do corpo técnico-administrativo têm a oportunidade de participar do processo de autoavaliação institucional, respondendo a questionários disponibilizados no Portal RH. Já professores e alunos respondem aos questionários via SGA ou PUC Mobile. A CPA trabalha com dados sigilosos, garantindo a não identificação dos respondentes.

No dia 23 de agosto foi realizado um evento de comemoração dos 15 anos da CPA, que contou com a conferência Internacionalização e Avaliação, além de uma mesa-redonda sobre as mudanças recentes no ensino superior e a palestra O poder da comunicação assertiva para o desenvolvimento pessoal e profissional.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos