POR DENTRO DA PUC PERSPECTIVA GERAIS BEM-ESTAR EM DIA COM RH GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? PUC CULT GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Corpo e mente

“Sou uma pessoa extremamente ansiosa e estressada. Depois que comecei a praticar Lian Gong, tenho conseguido manter a mente e o corpo em equilíbrio”, afirma a funcionária Vitória Cossich Pinto, da secretaria acadêmica do Campus Contagem. Ela é uma das monitoras que auxiliam nas sessões da prática chinesa realizadas duas vezes por semana no Campus Coração Eucarístico. A prática é aberta a funcionários, professores e alunos e pode ser feita por crianças, adultos e idosos.

A atividade é realizada por iniciativa da professora Jaqueline Barata, do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS), desde março deste ano. “Percebemos que os alunos e professores aqui do ICBS vivenciam situações de estresse cotidiano: má postura em sala de aula, assentados durante quatro ou cinco horas. Começamos a pensar o que poderíamos fazer. O Lian Gong na modalidade anterior é indicado para qualquer pessoa, exceto grávidas e pessoas com câncer ativo”, afirma.

Jaqueline explica que a prática corporal foi elaborada na década de 1970 pelo médico ortopedista da Medicina Tradicional Chinesa Zhuang Yuan Ming. Na época da criação do Lian Gong anterior, a intenção era tratar questões próprias do envelhecimento. Após a abertura da China para a industrialização, as pessoas passaram a sentir dores em função de movimentos repetitivos, dando origem ao Lian Gong posterior. Junto a este desenvolvimento veio a poluição, as doenças psicossomáticas e aí foi criado o Lian Gong complementar, que trabalha vísceras, alergia, estresse. “Eu sempre fui ligada às práticas alternativas e à busca da centralidade. Há um ano fiz o curso para ser instrutora e passei a oferecer a prática em diversos espaços, em nenhum deles de forma comercial”, explica a professora. “Minha intenção é levar a prática ao maior número de pessoas, sempre buscando esse intuito de melhorar a vida das pessoas”, completa.

O Lian Gong é considerado uma ginástica corporal que trabalha o corpo e a mente, buscando o prolongamento da vida com qualidade. É ofertado, inclusive, pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte em 221 espaços, entre parques, praças, salões de associações comunitárias, igrejas, entre outros. 

Para Vitória, que é aluna do Curso de Enfermagem e monitora da atividade, a prática do Lian Gong é uma forma de cuidar de si mesma. “Além de trabalhar a saúde corporal, acredito que a prática é uma forma de prevenir também adoecimento mental, porque é o momento em que a gente relaxa, em que a gente se vê por dentro”, completa.

As sessões de Lian Gong acontecem todas as terças-feiras, às 8h, na sala 303 e às sextas-feiras, às 9h, na sala 105A, no prédio 25 do Campus Coração Eucarístico, e são abertas a todos os interessados em participar.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos