PERSPECTIVAS PUC CULT EM DIA COM RH BEM ESTAR GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC LADO B GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Diálogo entre cultura e fé

Formação, diálogo com a Universidade, estudos e pesquisas: essas iniciativas resumem o trabalho desenvolvido pelo Sistema Avançado de Formação – Anima PUC Minas, situado no jardim central do Campus Coração Eucarístico, no prédio 4. Criado em 2011, o Anima está vinculado ao Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, estimulando a promoção do ensino, da pesquisa e da extensão, nos campos religioso, social, político, cultural e ambiental.

Para padre Aureo Nogueira de Freitas, coordenador do Anima, a missão do setor na Universidade destaca o importante diálogo entre a cultura e a fé. “O nome já nos inspira muito: Anima, que quer dizer: alma. Nossa grande missão é perpassar a Universidade em suas várias dimensões, é criar diálogos constantes para fecundar os valores do Evangelho na perspectiva de uma formação humanística cristã, qualificando ainda mais a formação profissional dos docentes e discentes, mas também envolvendo todo o corpo de funcionários da PUC Minas.”

 

O Anima PUC Minas é composto por seis núcleos, cada um deles com um papel fundamental na construção do conhecimento. São núcleos que valorizam o trabalho e o diálogo no âmbito da política, da formação pastoral evangelizadora e na dimensão da cultura. São eles:

  • Cefap – Centro de Formação de Agentes de Pastoral
  • Cegipar – Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e Religiosas
  • Nepac – Núcleo de Estudos e Pesquisas em Pastoral da Cultura
  • Nesp – Núcleo de Estudos Sociopolíticos
  • Observatório da Evangelização
  • Pastoral Universitária PUC Minas

Também como planejamento de atividades do Anima, está o favorecimento do intercâmbio de informações, uma reflexão coletiva sobre os temas pertinentes aos seus núcleos. Dessa forma, é possível estimular o diálogo entre a comunidade universitária, a sociedade civil e os setores ligados à Arquidiocese de Belo Horizonte.

Da mesma forma como em outros setores da Universidade, há também no Anima muitos desafios. Um deles está no contexto da educação, assim como em toda a Universidade. “Temos desafios a encarar e posso dizer que um deles está no contexto da educação. Estamos passando por uma grande transformação no que diz respeito à tecnologia, cada dia uma novidade, uma nova plataforma, novas redes, então precisamos ficar atentos e readequar nossas propostas para articular a formação e o conhecimento na dimensão humana e cristã neste cenário em que nos comunicamos diariamente.”

Para que um setor tenha a condição de caminhar e superar os inúmeros desafios, é preciso que a equipe de funcionários e colaboradores esteja em sintonia. “Diante do corpo de funcionários que temos hoje, frente à grande missão deste setor, a perspectiva é muito positiva. Dentro do que é possível oferecer referente à carga horária, nossos colaboradores e funcionários se comprometem, são pessoas capacitadas e especializadas, isso nos faz caminhar juntos.”

 

Colaboração da Jornalista Janaína Gonçalves, do Anima

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos