PERSPECTIVA LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Escola de Teatro PUC Minas

Paredes pretas, palco, refletores. A cada semestre, a Escola de Teatro coloca uma nova mostra de trabalhos em cena. É a conclusão de seis meses de dedicação e trabalho da equipe da Escola, formada por nove professores e três funcionários.

A Escola começou em 1999 como Oficina de Teatro PUC Minas, coordenada pelo professor Pedro Paulo Cava. Em 2006 tornou-se Escola de Teatro PUC Minas, ligada à Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários. A partir de 2008 firmou convênio com o Sindicato dos Artistas e Técnicos, deixando de ser escola livre e passou a oferecer processo profissionalizante.

Atualmente, o curso profissionalizante é o carro-chefe da escola e tornou-se referência no cenário cultural de Belo Horizonte. O curso possui o diferencial de ser mais curto do que outros disponíveis no mercado, com duração de um ano e meio, e também possui estrutura e projeto pedagógico singulares. “São várias nuances que definem o sucesso da escola. Principalmente o rigor com que tratamos a formação. Nosso nível de exigência é alto”, explica o professor Luiz Arthur Oliveira, coordenador da Escola. “Além disso, é importante destacar que todos os nossos professores são profissionais atuantes no mercado”, completa.

O espaço onde funciona a escola, no prédio 20 do Campus Coração Eucarístico, foi concebido especificamente para esta finalidade. O local possui dois espaços para apresentações, camarim, salas para figurino, além de salas de aula. “O prédio foi concebido especificamente para atender às nossas demandas, em um espaço bem versátil”, afirma o professor Luiz Arthur. Anteriormente a Escola de Teatro funcionava no edifício Dom Cabral, na Praça da Liberdade.

 

 

A equipe administrativa é enxuta e polivalente. São três funcionários para cuidar da parte administrativa, que engloba as atividades de secretaria, financeira, além do apoio à produção das peças, por exemplo, a customização de figurino. A equipe administrativa é formada por Fabiana Eleodora Maciel Marques, Patrick Sammuel Kennedy Vieira e Jefferson Ferreira Pena Junior. “A palavra-chave do nosso trabalho é: desconforto. É ele que faz com que o profissional seja capaz de criar e reinventar a realidade. E é fundamental tanto no palco, na arte, quanto na área administrativa”, destaca o professor Luiz Arthur.

Cursos

Além do curso profissionalizante, a Escola de Teatro oferece também cursos de iniciação teatral para crianças e adolescentes. As apresentações da 36ª Mostra de Trabalhos da Escola de Teatro PUC Minas acontecem até 7 de dezembro. Os espetáculos estão sendo apresentados no Espaço Cultural da Escola, Campus Coração Eucarístico, prédio 20, acesso 9 pela Av. 31 de Março.  O ingresso é 1 kg de alimento não perecível. As senhas serão distribuídas uma hora antes das apresentações (sujeito a lotação). Mais informações pelo telefone (31) 3319-4015. Confira a programação:

In On It

In on it é uma expressão de difícil tradução. Significa algo como “estar por dentro”. Propõe um jogo. Lacunas a preencher.

Na peça, os protagonistas têm seus nomes omitidos durante todo o tempo. Um se refere ao outro como “aquele ali” ou “esse aqui”. E falam muito mais de si por meio das personagens que vão surgindo na história que encenam. É uma peça dentro de outra peça. Um espetáculo.

Mas In on it é, acima de tudo, uma história de amor. Como tal, não cabe explicação para tudo. É o amor e as suas idiossincrasias cotidianas. E, assim, o mundo, invariavelmente, para de girar, seja pela presença ou pela falta do outro. Porque “coisas arbitrárias e aleatórias” acontecem. Mas, tudo pode ser alegre como uma coreografia de uma música da Lesley Gore. Ou aconchegante como um casaco de pele de cordeiro.

Texto: Daniel MacIvor
Direção: Luiz Arthur
Apresentações: 1º de dezembro – 20h30
Classificação etária: 12 anos

Falar sobre Flores é Quase um Crime

(Livremente inspirado na obra O Santo Inquérito, de Dias Gomes + Bertolt Brecht + Cecília Meireles + Depoimentos de Dilma Roussef e Lúcia Murat à Comissão da Verdade + Elie Wiesel + Karina Buhr + Marina Viana + + Olavo Bilac + Vladimir Maiakovski)

“Até quando as fogueiras reais ou simplesmente morais (estas não menos cruéis) serão usadas para eliminar aqueles que teimam em fazer uso da liberdade de pensamento?”(Dias Gomes)

Direção: Cynthia Paulino
Apresentações: 5, 6 e 7 de dezembro – 20h30
Classificação etária: 14 anos

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos