PUC CULT BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

O poder da boa alimentação

Com tanta informação disponível em aplicativos e sites destinados à alimentação saudável, fica fácil encontrar diversificado conteúdo sobre o tema. Mas quando o assunto é nutrição, o melhor é trabalhar em conjunto com um profissional para uma orientação nutricional adequada às necessidades individuais.

O nutricionista tem como principal função promover o bem-estar, usando como recurso a alimentação. Este profissional, com ampla gama de atuação, estuda a necessidade nutricional de indivíduos e de grupos populacionais para promover, manter e recuperar a saúde, criando soluções para garantir melhor qualidade de vida para as pessoas.

A coordenadora do Curso de Nutrição da Unidade Barreiro, professora Michely Capobiango, diz que hoje em dia a orientação alimentar está cada vez mais em pauta, e para promover essa prática mais saudável, é preciso consumir os chamados "alimentos de verdade". "Cada vez mais precisamos consumir alimentos in natura ou minimamente processados. Os in natura são alimentos que estão disponíveis na natureza para o nosso consumo e os minimamente processados são aqueles que passam pelo mínimo de tratamento para garantir a sua comercialização", observa a professora.

Desta forma, uma pessoa que consome pratos mais saudáveis e evita os processados, que são alimentos que passaram por uma mudança drástica na sua composição nutricional, consegue controlar sintomas e manifestações de doenças, e até mesmo evitá-las. Michely conta que "a alimentação saudável não implica em só manter o organismo sadio, mas também na garantia de uma pré-disposição para fazer suas atividades, ou seja, mais ânimo e disposição para a rotina".

A funcionária Eliciane Mariana de Mello, coordenadora do Setor de Estágio da PUC Minas Barreiro, conta que, para manter a sua dieta mais saudável, além de se consultar com o nutricionista, planeja a própria refeição para não perder o foco durante a rotina de trabalho. "Procuro me alimentar da melhor maneira possível. Sempre me organizo na noite anterior para poder levar tudo o que irei consumir no trabalho", conta Eliciane.

A funcionária ainda dá uma dica para começar a semana de forma saudável. "Toda segunda, durante o horário de almoço, compro as frutas para a semana toda e deixo no meu armário. Desta forma, fica muito mais fácil manter a alimentação durante a semana", diz.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos