PUC CULT BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA GERAIS

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Colecionando conhecimentos e sorrisos

Encantando olhares curiosos de crianças, jovens e adultos que o visitam e ensinando sobre a biodiversidade, o Museu de Ciências Naturais PUC Minas é, atualmente, um dos mais importantes locais de visitação da cidade de Belo Horizonte. O espaço congrega misteriosas e ricas coleções, muitas histórias e ensinamentos e proporciona, ainda, entretenimento e diversão. Inaugurado em 1983, constitui-se como referência em museus desta natureza em toda América Latina.

A ideia do museu teve sua origem no Departamento de Ciências Biológicas, a partir das primeiras descobertas paleontológicas e o início da formação das coleções de Zoologia e Botânica, projeto que recebeu o apoio da Reitoria, viabilizando sua inauguração. Possui, atualmente, coleções magníficas, organizadas em andares totalmente acessíveis ao público. Abriga acervo referente à fauna, flora e outros aspectos da nossa história natural, reunido - durante quase meio século - por meio de pesquisas institucionais, projetos e convênios com órgãos e empresas, a exemplo do Ibama e da Cemig, além de contar, também, com doações de colecionadores. Ademais, o museu possui uma das principais coleções de mamíferos fósseis da América do Sul, coleções de Botânica e da atual fauna brasileira de mamíferos, aves, répteis, peixes e anfíbios. Guarda mais 130 mil espécimes que compõem suas várias coleções.

Em pouco tempo, o espaço destinado a abrigar exposições - um pequeno galpão adaptado no prédio 10 - se tornou precário para o atendimento ao público e, com o aumento do acervo, foi necessário que fosse fechado temporariamente em 1987, até a viabilização de uma nova sede. Neste ano, limitou o acesso apenas à comunidade científica. Mais tarde, em 2002, reabriria suas portas ao público no novo prédio anexo e componente do Campus Coração Eucarístico. Em 2001, o Museu PUC Minas promoveu sua primeira exposição permanente: Peter W. Lund - Memórias de um Naturalista. Um tributo àquele considerado o "pai da paleontologia".

Espaço formativo, por excelência, possui estagiários de diferentes cursos e profissionais especializados de distintas áreas. Recebe, durante o ano, a visita de alunos de escolas públicas e particulares, oferece amplo auditório para palestras e desempenha, assim, importante papel social e educativo no cenário mineiro. Em meio às réplicas de dinossauros que nos recepcionam, carinhosamente, já na entrada, o MCN enche os olhos, coleciona sorrisos da criançada e engrandece a Universidade enquanto lócus de conhecimento.

 

Texto da professora Silvia Rachi, do Departamento de História e coordenadora de Pesquisa do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas

Centro de Memória e Pesquisa Histórica

Imagens da primeira sede do Museu de Ciências Naturais

Imagens da primeira sede do Museu de Ciências Naturais

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos