BEM-ESTAR LADO B EM DIA COM RH GERAIS GENTE NOVA ANIVERSÁRIOS CADÊ VOCÊ? POR DENTRO DA PUC MEMÓRIA VIVA BEM ESTAR

:: Voltar à primeira página do informativo ::

Homenagem aos funcionários

A formatura é o momento de celebrar o tão almejado diploma e também de agradecer àqueles que, de alguma forma, colaboraram com a jornada acadêmica. Diversos professores fazem parte, semestre a semestre, dessa conquista, mas não somente eles: os funcionários também participam desse processo e merecem lembrança. Seja no auxílio durante uma aula prática, na emissão de algum documento ou em alguma orientação prestada, o corpo técnico-administrativo da Universidade sempre está a postos para atender da melhor forma os alunos. Em alguns casos, a gratidão por tamanha dedicação vem em forma de homenagem durante as colações de grau.

Barreiro

Na PUC Minas Barreiro, “Seu Tião”, como é mais conhecido Sebastião Malaquias, funcionário da Infraestrutura, é lembrado com frequência pelos alunos da Unidade, nas Solenidades de Colação de Grau. “É muito gratificante ser escolhido pelas turmas. Quando sou homenageado, sinto que o trabalho de toda a equipe é valorizado pelos alunos, pois não estou sozinho. O reconhecimento de um é resultado do empenho de todos”, conta.

Há 12 anos como funcionário, “Seu Tião” já foi homenageado em quase 20 solenidades, por estudantes dos cursos da Unidade. “A amizade que tenho pelos meus colegas de trabalho, tenho com os alunos. Sempre sorrio, dou bom dia e os trato da melhor maneira possível”.



Betim

Também é comum a participação de funcionários da PUC Minas Betim em solenidades de colação de grau. Esse é o caso do funcionário do Hospital Veterinário da PUC Minas, Nívio Eustáquio, de 63 anos, que diz, em tom de brincadeira, que já perdeu as contas das vezes em que participou. “Sinto-me sempre muito feliz quando recebo o convite das turmas, pois isso resume o que acredito ser trabalhar na PUC Minas. Estar aqui significa a minha renovação pessoal constante, que só existe por meio do convívio extraordinário com professores, alunos e colegas de trabalho”, diz.

Neste ano, o técnico de laboratório da PUC Minas Betim, Fernando Ferreira Pinto, foi homenageado pela turma da Biomedicina. Esta é a terceira vez que o técnico participa de solenidades com este agraciamento. Para ele, o bom relacionamento a partir da possibilidade de contato com os alunos acaba se destacando em meio às funções administrativas no momento da votação da turma. “Temos muitos profissionais que trabalham com excelência neste Campus, e que muitas vezes não são homenageados porque suas funções administrativas não têm ligação direta e cotidiana com os formandos”, conta. “O contato diário é diferente; ele transforma funcionários e alunos em verdadeiros amigos, e acredito que é a partir desta relação, somada ao exercício competente das atribuições profissionais, que um colaborador é homenageado. Estou muito feliz por ter recebido mais este carinho dos alunos”.



Contagem

O técnico dos laboratórios de Engenharia do Campus Contagem, Marceliny Nardi Torrecilia, é um exemplo desse reconhecimento. Desde a primeira formatura do Curso de Engenharia Mecânica, no segundo semestre de 2009, ele foi escolhido como o funcionário homenageado em todos os semestres, com exceção de um, quando outro funcionário foi escolhido. Ao todo foram 18 homenagens, e mesmo após tantas participações, continua se emocionando a cada formatura. “É sempre gratificante porque cada turma é única e ter o reconhecimento dos alunos é muito importante, é muito bom”, conta o funcionário, que trabalha no Campus desde 2005. Ele considera, porém, que a congratulação não é somente pelo seu trabalho, de forma individual, mas para toda a equipe da qual ele faz parte, composta por cinco funcionários.

Fabiano Eustáquio, coordenador do Setor de Estágio, acredita que ser simpático, demonstrar boa vontade, dispensar muita atenção ao aluno e ser seguro nas informações são os atributos que definem um bom atendimento e que levam os alunos a reconhecerem o serviço prestado. “Acredito que consegui demonstrar essas características de forma natural, o que me permitiu receber esses convites tão especiais”, afirma o funcionário, que já foi homenageado três vezes.

Para Cynthia Leão, secretária da Pró-Reitoria Adjunta, a emoção veio em dose dupla. Ela foi escolhida como funcionária homenageada por seus colegas de classe. “Colar grau e, ao mesmo tempo, receber o carinho da turma foi uma alegria imensa, uma sensação de realização e de acolhimento. Acredito que fui escolhida entre tantos funcionários pelo fato de estar junto deles, de amparar o outro nas horas do aperto, das informações prestadas em alguns momentos, das alegrias e aprendizado compartilhados, enfim, da afinidade que aumentou a cada semestre”, explica Cynthia, que se formou em Serviço Social no Campus Contagem no segundo semestre de 2017.



Coração Eucarístico

Há nove anos, os estudantes do Curso de Odontologia do Campus Coração Eucarístico expressam gratidão à funcionária Maralúcia Temponi, pelo seu jeito simpático, alegre e sorridente no auxílio das atividades do dia a dia. Em 10 ocasiões, a agente de biossegurança do arsenal de esterilização da Clínica de Odontologia foi homenageada em cerimônias de colação de grau e atribui esse reconhecimento ao entrosamento diário e “alto astral” no exercício de suas funções. “Eu gosto de ouvi-los e convivo muito bem com eles. Todo dia eu estou bem-humorada e eu acredito que isso, para o jovem, é tudo”, explica.

Maralúcia conta que sua primeira homenagem foi especial, surpreendente e muito boa, e que o reconhecimento dos alunos, por meio do convite, é igualmente gratificante em todas as ocasiões. “É muito emocionante, não tem como descrever. A gente se sente mais segura no dia a dia de trabalho, parece que isso nos fortalece”, diz a funcionária.



São Gabriel

Porteiro gente fina. Assim anunciava o convite de formatura de alunos do curso de Direito de uma das turmas que escolheu o funcionário da portaria da Unidade São Gabriel, Márcio Antônio de Souza como homenageado. Há sete anos trabalhando na PUC Minas, o porteiro de sorriso fácil conta como foi participar da primeira solenidade. “Senti aquele medo de participar e de não saber o que fazer. Tive medo de ter que falar alguma coisa”, explica. Hoje, Márcio participa das solenidades com a desenvoltura de quem já é campeão absoluto em homenagens. “Teve um semestre em que fui homenageado por quatro turmas sendo que são cinco os cursos ofertados no turno em que trabalho, que é pela manhã”, comemora. Ele acredita que as homenagens que recebe, além de fortalecerem a sua vontade de continuar recebendo bem alunos e visitantes, também têm impacto no trabalho dos colegas. “Alguns colegas mudaram o comportamento se espelhando nas homenagens que recebi e fico feliz por isso”. E completa: “Não me esforço para ser gentil e nem para ser homenageado. Sou tão feliz na minha vida que meu comportamento é um reflexo disso”.

A funcionária Geralda Angela Ferreira da Costa, do setor de Infraestrutura, também já recebeu homenagens de diversas turmas durante os 15 anos em que trabalha na Instituição. “A emoção é sempre grande, sempre choro porque é gratificante. Os alunos lembram de situações em que os ajudei de que eu mesma não me recordava”, afirma. Geralda explica que o relacionamento com os alunos começa no primeiro dia em que chegam ou até mesmo no dia da matrícula. “O aluno precisa ser acolhido, se sentir em um ambiente aconchegante. Muitos chegam inseguros e uma orientação ou palavra de acolhimento transmite segurança”, acredita. “Gosto muito de estar aqui e faço meu trabalho com amor. Todos nós podemos tornar a Universidade um lugar cada vez melhor”, finaliza Geralda.

:: Volta ::

Secretaria de Comunicação | Recursos Humanos