Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | abril/maio 2015 - nº 22

Mensagem do reitor

Renovar o compromisso com o consumo responsável

Na sequência de um ano que se mostra cada vez mais exigente, não apenas em termos da assertividade dos processos de gestão, mas da necessidade de sermos ainda mais cuidadosos na otimização de nossos recursos, é imperioso ratificar a atenção de todos para a urgência de alcançarmos as metas traçadas, na PUC Minas, de controle geral de gastos de insumos e de controle de quaisquer situações de desperdício. Alinhada com a preocupação de toda a sociedade brasileira em relação a insumos básicos como água e energia, a Universidade tem atuado de modo a conter o consumo de tais recursos em todas suas unidades e campi. A meta já foi atingida em algumas de nossas unidades, mas em outras é preciso acelerarmos as ações de economia e também de conscientização da comunidade acadêmica, envolvendo professores, alunos e funcionários.

A Pró-reitoria de Logística e Infraestrutura tem feito, nesse sentido, um importante trabalho de não apenas sanar quaisquer situações de desperdício como vazamentos pontuais e acionamentos desnecessários de dispositivos, mas também de proposição de alternativas de economia para o consumo de recursos. Por meio de diversas ações da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários, temos renovado nossa convocação para que todos estejam envolvidos nesses cuidados, que devem ser permanentes, de utilização racional e responsável de recursos de toda natureza – água e energia, telefone, papéis, copos descartáveis e tantos outros.

Importante dizer que são os nossos pequenos atos cotidianos, o modo como lidamos com nosso entorno, que garantirão o sucesso nessa busca de consumo mais responsável. O que significa dizer que nenhuma ação de natureza gerencial coletiva alcançará suas metas se não houver o comprometimento de cada um de nós. Desnecessário afirmar que tais medidas têm sentido muito mais amplo do que o financeiro. Têm a ver com a sustentabilidade do mundo em que vivemos e o compromisso com as próximas gerações.

Não será fácil promover a mudança profunda, necessária e urgente da mentalidade consumista prevalente na sociedade em que vivemos. No processo de aprendizagem humana o exemplo e o testemunho de cada um são indispensáveis, pois ensinam mais fortemente do que nossos discursos. Tenhamos a coragem humana, profética, lúcida e desconcertante de mostrar cotidianamente, na PUC Minas e em casa, na rua e nos ambientes de lazer, em quaisquer lugares, que somos diferentes, capazes, sonhadores e comprometidos com a sustentabilidade da vida e que não cedemos à imposição da indiferença e de qualquer consumismo redutor da nossa condição humana. Ao economizarmos água, energia, insumos, diminuiremos alienações e descaso com o que é de todos, fortaleceremos nossa exigência mediante o poder público e seremos melhores.   

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte

Conselho Pastoral Arquidiocesano

O coordenador regional de Ação Pastoral Universitária na Unidade Barreiro, professor Salustiano Alvarez Gomez, foi indicado, pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, como membro do Conselho Pastoral Arquidiocesano, órgão consultor e decisório da Arquidiocese. O conselho, presidido por Dom Walmor, é composto por bispos auxiliares, vicários, representantes de diferentes pastorais e cinco membros indicados pelo arcebispo.

O professor Salustiano também foi homenageado pela Câmara Municipal de Belo Horizonte pela contribuição prestada no desenvolvimento educacional e social da Sociedade Inteligência e Coração Escola Profissionalizante Santo Agostinho.

Leia mais

Redução da maioridade penal: PUC Minas se posiciona sobre a PEC 171

Em nota divulgada à imprensa e à comunidade acadêmica no dia 10 de abril, o reitor, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reafirmou a posição da PUC Minas radicalmente contrária às tentativas de redução da maioridade penal.

Essa postura é a mesma da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Leia a íntegra.

Leia mais

Resultado das eleições para o Consuni

Foi divulgado o resultado das eleições de representantes docentes dos campi e unidades no Conselho Universitário (Consuni), órgão consultivo e deliberativo da Universidade. Confira.

Leia mais

Palestra apresenta as propostas da Reforma Política Democrática e Eleições Limpas

Marcos Figueiredo
O juiz Márlon Reis foi um dos palestrantes
O juiz Márlon Reis foi um dos palestrantes

Durante palestra sobre reforma política, com a presença do juiz Márlon Reis, membro-fundador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), uma das entidades integrantes da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, disse que o momento atual é favorável à aprovação de uma reforma política, mas é necessária à definição de qual delas deva ser feita, porque "corre-se o risco de piorar até mesmo o que está em vigor atualmente".

Leia mais

PUC Minas: marca mais prestigiada no ensino superior privado no Estado

A PUC Minas é, mais uma vez, a marca mais prestigiada no ensino superior privado em Minas Gerais, de acordo com ranking publicado pelo jornal Estado de Minas, no dia 15 de março, que analisou as marcas no Estado em 2014/2015. A pesquisa, uma parceria do jornal com o Grupo Troiano de Branding e Comunicação, avaliou 87 empresas em 12 setores da economia. A Universidade está também entre as dez marcas mais prestigiadas com sede em Minas Gerais, figurando como terceira colocada entre vários setores da economia. No ranking relativo a 2012, a PUC Minas havia ocupado a 10ª posição quando se avaliou todos os segmentos econômicos.

Leia mais

Marcos Figueiredo
A Universidade está também entre as dez marcas mais prestigiadas com sede em Minas Gerais
A Universidade está também entre as dez marcas mais prestigiadas com sede em Minas Gerais

São Gabriel: inaugurado o Centro de Espiritualidade Jesus Mestre

Marcos Figueiredo
Dom Walmor expressou o desejo de que outras unidades recebam seus centros de espiritualidade
Dom Walmor expressou o desejo de que outras unidades recebam seus centros de espiritualidade

A Unidade São Gabriel recebeu oficialmente, no dia 26 de fevereiro, o Centro de Espiritualidade Jesus Mestre. A cerimônia de inauguração foi presidida pelo grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Além de Dom Walmor, descerraram a placa o reitor da Universidade e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes; o pró-reitor de Logística e Infraestrutura, professor Rômulo Albertini Rigueira; o pró-reitor adjunto da unidade, professor Alexandre Rezende Guimarães; e o coordenador da Pastoral na unidade, frei Mário Taurinho. O descerramento da placa foi seguido por missa e bênção das instalações, que incluem capela, secretaria, sacristia, sala de reuniões e coordenação regional de pastoral.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br