Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | agosto/setembro de 2014 - nº 19

Mensagem do Reitor

Espaço da pluralidade e do acolhimento

Não há espaço nem relações sociais em que as pessoas não tenham divergências de opiniões, distintas visões de mundo e de crenças. Isso é próprio da vida social e deve ser compreendido como uma riqueza e tal possibilidade da diferença deve ser defendida na radicalidade do que nos une em convivência. 

 Uma Universidade, como o próprio nome indica, constitui-se em um espaço privilegiado dessa experiência do difuso e, em especial, da vivência de práticas cotidianas de respeito ao próximo. Deve ser também o lugar da pluralidade e da abertura de pensamento e do acolhimento à diversidade. Pois uma vida saudável em coletividade assim nos exige: somos diversos em um universo de discursos, de debates, de relevâncias em relação às coisas da vida.

Tudo isso está na essência da PUC Minas. Pela própria natureza e identidade que a movem e animam como instituição católica, a Universidade zela ainda mais por esses valores. Nossa caminhada deve ser sempre de respeito e apoio mútuos.Na nossa Universidade, a busca do conhecimento deve ter como compromisso principal a prevalência do bem e o privilégio aos debates que efetivamente sejam substância para o desenvolvimento humano, tanto nas suas dimensões científica, cultural e econômica de toda a sociedade quanto no despertar para uma comunidade mais acolhedora e fraterna.

Nesse sentido, a PUC Minas trabalha para que o convívio diário entre seus membros, como convém a um ambiente educacional, seja marcado pela tolerância, pelo respeito e generosidade e tal sentimento deve, transversalmente, perpassar todas as instâncias da Universidade, em seus discursos e ações da vida acadêmica. Este é um sentimento que esperamos que toda a comunidade alimente cotidianamente.

Os votos de um ótimo semestre letivo vêm, assim, acompanhados do incentivo a que cada um em seu setor, curso e em todas as suas atividades exercite, além da competência e dedicação no fazer profissional, a atenção, a solidariedade e a compreensão mútua, alguns dos passos para a construção de um mundo mais generoso.

Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor

Reitor participa de reunião para discutir a Reforma Política

Dom Mol, em reunião na CNBB, com representantes de entidades que apoiam a Reforma Política
Dom Mol, em reunião na CNBB, com representantes de entidades que apoiam a Reforma Política

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte,  professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, que preside a Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), participou de reunião, no dia 16 de julho, para tratar dos projetos de Reforma Política apoiados pela entidade. O encontro, realizado na sede da Conferência, em Brasília (DF), concluiu que duas iniciativas que foram objetos de debate  poderão caminhar juntas.

Leia mais

27º Congresso Internacional da Soter

A abertura do 27º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter) aconteceu no dia 15 de julho, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico, reunindo o grão-chanceler da Universidade e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o presidente da Soter, professor padre Jaldemir Vitorio, reitor da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje); e o coordenador da comissão organizadora, professor da PUC Minas Roberlei Panasiewicz, chefe do Departamento de Ciências da Religião  e coordenador do Programa de Pós-graduação da área. Estiveram presentes também os bispos auxiliares da Arquidiocese de Belo Horizonte João Justino de Medeiros Silva e Luiz Gonzaga Fechio e o bispo emérito de Catanduva (SP), Celso Queiroz, teólogos e cientistas da religião, professores e estudantes.

Leia mais

O presidente da Soter, prof. Jaldemir Vitório; o grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor; e o coordenador do evento, professor Roberlei Panasiewicz
O presidente da Soter, prof. Jaldemir Vitório; o grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor; e o coordenador do evento, professor Roberlei Panasiewicz

Acordo de cooperação técnica entre a PUC Minas e a Faje

O acordo foi assinado no dia 6 de junho
O acordo foi assinado no dia 6 de junho

A Sociedade Mineira de Cultura (SMC), mantenedora da PUC Minas, e a Associação Jesuíta de Educação e Assistência Social, mantenedora da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (Faje), de Belo Horizonte, assinaram, no dia 6 de junho, acordo de cooperação técnica entre as duas instituições de ensino superior.

O acordo tem como objetivos o intercâmbio e cooperação técnica, didática, científica, cultural e religiosa entre a PUC Minas e a Faje. Entre as ações previstas no acordo estão a realização conjunta de pesquisas, cursos, reciprocidade de consultorias, troca de informações, prática de estágios, atividades culturais e religiosas, o desenvolvimento e prestação de serviços cooperativos integrados em áreas de interesse comuns. As duas instituições poderão promover o intercâmbio de docentes e discentes, para fins de participação em programas e atividades que envolvam grupos de pesquisas interinstitucionais e a organização de congressos e simpósios, entre outros.

Leia mais

II Simpósio de Língua Portuguesa: interseções

A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, participou, no dia 28 de maio, da abertura do II Simpósio de Língua Portuguesa e Literatura: interseções, no Teatro João Paulo II, campus Coração Eucarístico. O evento foi uma grande oportunidade para professores, alunos e pesquisadores discutirem conteúdos e, assim, aproximar o universo acadêmico da escola básica, disse a vice-reitora.

Destacando as dificuldades encontradas na educação básica de todo o Brasil, o pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação, professor Sérgio de Morais Hanriot, que também compôs a mesa de abertura do evento, falou da importância de se discutir e procurar soluções para mudar a realidade desse segmento no País.

Leia mais

Os professores Márcia Morais, Sérgio Hanriot, a vice-reitora Patrícia Bernardes, o cônsul de Portugal em BH, André Bandeira, Carla Ferretti e Jane Quintiliano
Os professores Márcia Morais, Sérgio Hanriot, a vice-reitora Patrícia Bernardes, o cônsul de Portugal em BH, André Bandeira, Carla Ferretti e Jane Quintiliano

Extensão: III Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso

Representantes da Universidade, ALMG e OAB abriram o evento
Representantes da Universidade, ALMG e OAB abriram o evento

A abertura do III Fórum Mineiro sobre os Direitos do Idoso, com a temática central sobre qualidade de vida, reuniu, em maio, no auditório do Museu de Ciências Naturais, campus Coração Eucarístico, o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Paulo Roberto de Sousa, representando o reitor da PUC Minas; o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PP); o presidente da Comissão de Direitos Humanos da seção Minas Gerais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG), Wiliam Santos; e a professora Márcia Vallone, representante do pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe. O evento foi promovido pela PUC Minas, por meio da Pró-reitoria de Extensão e do Observatório Mineiro do Idoso, com o apoio da ALMG e da OAB-MG.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br