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Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro 2013 - nº 17

Mensagem do Reitor

Compromisso com a formação de professores

Um processo que avança, incomodamente, há anos, no Brasil, já tem efeitos imediatos e sugere um futuro próximo de dificuldades ainda mais graves: nossas crianças e adolescentes podem ficar, em pouco tempo, ainda mais privados de professores que, por vocação e escolha pessoal, abraçariam a causa do magistério, percebendo-o na nobreza e fertilidade desse exercício profissional. A opção dos jovens pelas licenciaturas, e, por conseguinte, pelo magistério na educação básica, tem registrado quedas tão drásticas que já faltam professores em inúmeras escolas em todo o País, especialmente em escolas públicas.

Talvez em todo o desenrolar desse processo nunca tenhamos vivido uma situação tão paradoxal: no momento em que o mercado de trabalho mais demanda professores para a educação básica, o interesse de novos alunos pelos cursos de licenciatura é baixíssimo. Mesmo em algumas universidades públicas, de ensino sabidamente gratuito, há mais vagas do que interessados. Situação que se torna ainda mais grave, claro, nas escolas particulares, que veem nos últimos semestres as turmas de licenciatura – seja de humanidades, exatas e outras ciências – literalmente minguando. Em algumas edições do processo seletivo, a procura de candidatos por vagas tem chegado a um terço das vagas em oferta.

Estimativa recente aponta já um déficit de quase 300 mil professores apenas de Matemática, Física, Química e Biologia. Na atualiade, há um número suficiente de licenciados no País que poderiam suprir essa demanda, mas que não se interessam em assumir a sala de aula, pois encontram o que consideram ser alternativas de trabalho mais atraentes.

Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam uma situação ainda mais grave: o número de interessados em se tornar professores está caindo ano a ano, ficando ainda mais difícil atender as demandas de docentes. De 2006 a 2011, o número de alunos que entraram em cursos de licenciatura e Pedagogia caiu 7,5%. Em 2011, último ano em que os dados estão disponíveis, foi registrado o menor volume de pessoas que ingressaram nesses cursos desde 2004. Foram 662 mil matriculados em cursos presenciais e na modalidade a distância em todo o País. Não podemos esquecer também que a partir de 2016, o ensino obrigatório cobrirá a faixa etária de quatro aos 17 anos de idade, passando a incluir a educação infantil e o ensino médio. Ou seja, teremos em pouco tempo um cenário ainda mais complexo.

Tentativas de explicação para esse fenômeno não faltam e, convenhamos, a maioria parece fazer algum  sentido: as melhores oportunidades de emprego e salário estariam hoje no campo técnico-produtivo; a falta de perspectivas para a construção de uma carreira profissional seria outro fator de desalento e mesmo as muitas vezes difíceis condições de trabalho do professor em escolas públicas seriam outro fator de desânimo; e, sem um horizonte atraente em termos de trajetória profissional, o esvaziamento do interesse e consequente queda da demanda pelas licenciaturas tornam-se, tristemente, efeito praticamente automático. O que não faz sentido, no entanto, é imaginar que o País vai mesmo enfrentar daqui a alguns anos o já denominado “apagão” da educação, como tem sido denominado.

No caso da PUC Minas, a baixa demanda acabou por levar a uma redução paulatina das ofertas de licenciaturas – os cursos de Letras (São Gabriel, Betim e Letras/Espanhol, no Coração Eucarístico), Matemática (Betim) e Geografia (Contagem). Além da diminuição de tais ofertas de graduação, a Universidade também observa claro recuo na procura pelos cursos da pós-graduação lato sensu ofertados pelo Prepes, voltados para a formação de professores.

A convicção e comprometimento institucionais da Universidade, em consonância com uma opção histórica de apoio à formação de professores, fizeram com que a PUC Minas adotasse nos últimos semestres uma série de medidas, procurando manter vivas todas as suas áreas de licenciaturas. Entre as medidas, podemos citar:

i) a concentração das ofertas da formação de professores no Coração Eucarístico; ii) a anualização com duas entradas para os cursos; iii) a adoção da convergência de projetos pedagógicos, que permite racionalização e melhor enturmamento.  Importante registrar que esse movimento de racionalização das ofertas não abriu mão da qualidade: as licenciaturas têm recebido boa avaliação, tanto nas avaliações in loco quanto no Enade, sendo que cursos como os de Educação Física, História, Biologia e Geografia obtiveram nota 5 em pelo menos uma edição do Exame. Sabíamos que tais ações, por si, não resolveriam o problema em sua totalidade, mas minimizariam um pouco a dificuldade de sustentabilidade e manutenção das ofertas desses cursos.

Plano Estratégico para licenciaturas

É nesse contexto que a PUC Minas está preparando o Plano Estratégico de Referência para a Formação de Professores da Educação Básica. Uma comissão que reúne representantes da Reitoria e de cursos e institutos que formam licenciados já está se reunindo e terá o prazo para, em 60 dias, apresentar o documento final que subsidiará esse programa que, não temos dúvida, materializará de modo contundente o compromisso da Universidade com a formação de professores para a educação básica. Entre as medidas já definidas estão a intensificação da alocação de bolsas integrais do Prouni nas licenciaturas. Estimamos alocar cerca de 200 bolsas integrais em cursos de licenciatura que, a partir do primeiro semestre de 2014, estarão se transferindo, no campus Coração Eucarístico, para o turno da tarde. Em relação às bolsas, experiência nesse sentido, já realizada para as licenciaturas de Física e Matemática, mostrou-se bastante positiva. Nesse novo funcionamento, os cursos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) passam a ser ofertados no turno tarde, com o projeto convergente entre os seus quatro cursos. Paralelamente a isso, os demais cursos mantêm seus projetos, com possível racionalidade de oferta de disciplinas, sobretudo entre o Instituto de Ciências Exatas e Informática (Icei) e o ICH. Um passo muito importante também já em estudo é a adoção de um núcleo básico comum de formação docente, em total sintonia com essa busca de qualidade para a formação do professor na PUC Minas.

Em relação à educação continuada do professor, a Universidade está retomando, também em um projeto arrojado e contemporâneo, o Prepes, agora na modalidade semi-presencial. Instalados na Diretoria de Educação Continuada, e valendo-se da expertise da PUC Virtual, os novos cursos permitirão aos professores e futuros professores se pós-graduarem a partir de um investimento financeiro bem acessível. Além disso, poderão fazer o curso em módulos distintos presenciais e à distância.

Como se pode perceber, é um grande esforço que a PUC Minas empreende de modo mais intensificado agora em direção à valorização, mas especialmente à garantia da sobrevivência de licenciaturas. Como já mencionado, a equipe nomeada pela Reitoria para a elaboração do Plano Estratégico de Referência para a Formação de Professores da Educação Básica, e que é presidida pela pró-reitora de Graduação, Maria Inês Martins,  já está trabalhando intensamente para, em algumas semanas, nos apresentarem suas conclusões. Sugestões, tenho certeza, são muito bem-vindas.

A sobrevivência das licenciaturas não é uma questão apenas da Reitoria ou da PUC Minas ou dos professores diretamente ligados a tais cursos. É um desafio a ser enfrentado por toda a sociedade para que possamos garantir em um futuro bem próximo uma educação de qualidade, com o devido reconhecimento e valorização daqueles que decidem abraçar a belíssima causa do magistério.

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas

Gestores fazem balanço das atividades ao grão-chanceler

Dom Walmor e Dom Mol com gestores
Dom Walmor e Dom Mol com gestores

Em reunião realizada no Palácio Cristo Rei, no dia 26 de setembro, os membros da administração superior da PUC Minas apresentaram ao grão-chanceler da Universidade e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, uma visão geral do trabalho que vem sendo desenvolvido na Instituição.

Na oportunidade, pró-reitores, pró-reitores adjuntos, secretários e assessores puderam fazer um balanço das atividades realizadas em seus setores no último triênio, bem como dos desafios de cada área e dos projetos para o próximo triênio.

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Formados na PUC Minas estão entre os preferidos pelas empresas

A PUC Minas está novamente entre as dez universidades brasileiras na preferência das empresas na hora de contratar formados, ocupando a sexta posição. A lista, encabeçada pela Universidade de São Paulo (USP), integra o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 9 de setembro. Participaram da pesquisa 1.681 executivos da área de recursos humanos de empresas de todo o Brasil, que foram perguntados a respeito de quais universidades eram os formandos que as organizações mais contratavam. Foram analisadas pelo ranking 30 carreiras com maior número de estudantes matriculados.

Na avaliação do mercado, o Curso de Enfermagem da Universidade ficou em primeiro lugar entre as universidades públicas e privadas de todo o Brasil. Em segundo lugar nesse quesito, os cursos de Ciência da Computação, Engenharia Civil, Odontologia e Psicologia. Em quarto, os cursos de Administração de Empresas, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis. Em quinto lugar, os cursos de Biologia, Direito, Engenharia Mecânica, Fisioterapia e Letras (Português/Literatura/Letras Estrangeiras).

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Reitor entrega projeto de Reforma Política à Câmara dos Deputados

A Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas, composta por 12 entidades representativas da sociedade civil e mediada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entregou, no dia 10 de setembro, com a participação do reitor da PUC Minas e presidente da Comissão Especial sobre o assunto na CNBB, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, a proposta de lei de iniciativa popular e o manifesto em prol do fortalecimento dos mecanismos de democracia direta. A entrega, na Câmara dos Deputados, em Brasília, foi feita ao presidente da Casa, deputado Henrique Eduardo Alves, com a participação do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Furtado Coêlho e representantes das demais entidades envolvidas.

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Dom Mol (ao centro), com o presidente da Câmara, Henrique Alves (à dir.) e o presidente da OAB, Marcus Coêlho
Dom Mol (ao centro), com o presidente da Câmara, Henrique Alves (à dir.) e o presidente da OAB, Marcus Coêlho

Encontro destaca parceria entre o Canal Futura e a PUC TV

Dom Mol, Lúcia Araújo (Canal Futura) e Cláudia Caetano
Dom Mol, Lúcia Araújo (Canal Futura) e Cláudia Caetano

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, recebeu, no dia 13 de setembro, a gerente do Canal Futura, Lúcia Araújo. No encontro, foi ressaltada a importância da parceria entre o Canal Futura e a Universidade, por meio da PUC TV.

Para Dom Mol, essa parceria tem muito a agregar para os dois lados. "A TV Educativa tem a vantagem de não ser contaminada pelos recursos financeiros da TV comercial. A PUC TV tem muito a contribuir com essa parceria. O nosso papel é fazer com que aconteça uma união das áreas de pesquisa e da extensão da Universidade com a televisão, para que tenhamos muito a oferecer para a comunidade", pontuou.

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Reitor recebe a medalha Darcy Ribeiro

O reitor recebeu em agosto a Medalha Darcy Ribeiro, como destaque na área da Educação, junto com outros professores e representantes de instituições de ensino superior, durante o VII Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico – Assemg/Mercado Comum. A solenidade ocorreu nos salões do Automóvel Clube de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte. O prêmio é outorgado pela Associação dos Economistas de Minas Gerais (Assemg) e pela Revista Mercado Comum, com promoção do Conselho Regional da área (Corecon-MG).

A condecoração tem o objetivo de homenagear cidadãos que contribuíram, com trabalho e dedicação, para o desenvolvimento do Estado e do País.

A indicação dos premiados foi feita por leitores da publicação de economia e negócios e referendada pela Assemg.

Top of Mind

Durante o XVIII Prêmio Top of Mind Mercado Comum – Marcas de Sucesso em Minas Gerais 2012/2013, também concedido pela Revista Mercado Comum, em maio, a PUC Minas foi novamente a vencedora da categoria Liderança, na área de Educação, entre as instituições de ensino particulares de Belo Horizonte. A solenidade de premiação também ocorreu no Automóvel Clube de Minas Gerais.

Novos gestores no São Gabriel e na Educação Continuada

O reitor da PUC Minas empossou, no dia 8 de agosto, o novo pró-reitor adjunto da Unidade São Gabriel, professor Alexandre Rezende Guimarães. A solenidade, no teatro da unidade, reuniu os professores Maria Inês Martins, pró-reitora de Graduação; Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação; Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão; Ronaldo Rajão Santiago, secretário geral; e o novo diretor de Educação Continuada, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, que era pró-reitor adjunto no São Gabriel.

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Dom Mol na posse do pró-reitor adjunto no São Gabriel
Dom Mol na posse do pró-reitor adjunto no São Gabriel

Livro sobre a história da Arquidiocese de Belo Horizonte

Dom Mol: a obra é um estímulo à pesquisa e à história
Dom Mol: a obra é um estímulo à pesquisa e à história

O primeiro volume da coleção História da Arquidiocese de Belo Horizonte, intitulado A Arquidiocese de Belo Horizonte e a Contemporaneidade, cujos organizadores são o professor Caio César Boschi, do Departamento de História, e o frade agostiniano Luiz Antônio Pinheiro, professor de Patrística e História do Cristianismo na Universidade, foi lançado na manhã de 6 de agosto, no Espaço Cultura e Fé (prédio 7), campus Coração Eucarístico.

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Lançamento do Observatório Mineiro da Pessoa Idosa

A PUC Minas e a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por meio da vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, e do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), assinaram, no dia 20 de agosto, protocolo de convênio relativo à criação do Observatório Mineiro da Pessoa Idosa. O lançamento foi feito no Teatro João Paulo II, no campus Coração Eucarístico. A vice-reitora, representando o reitor, classificou a parceria como extremamente importante, em função do envelhecimento da população, o que faz refletirmos sobre como será a vida do idoso nas próximas décadas. Ela citou que a população idosa no Brasil passará dos atuais 12% para cerca de 25% de pessoas acima dos 60 anos em 2050.

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A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, ao lado do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro
A vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, ao lado do presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro

Maioria dos cursos tem avaliação “muito bom” e “excelente”

Quatro cursos da Universidade, em Belo Horizonte, receberam cinco estrelas, conceito máximo (excelente), na avaliação de cursos superiores realizada neste ano pelo Guia do Estudante, da Editora Abril. São eles: Direito, História, Jornalismo e Relações Internacionais. Outros 32 cursos receberam quatro estrelas (muito bom) e outros 25 três estrelas (bom). Os dados integrarão a publicação GE Profissões Vestibular 2014, que circulará a partir de 11 de outubro.

Receberam quatro estrelas: em Arcos, o Curso de Administração; em Belo Horizonte, Administração, Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis,

Ciências Econômicas, Educação Física, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Energia, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica, Filosofia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Geografia, Odontologia, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Serviço Social e Sistemas de Informação. Em Betim, também ficou com quatro estrelas o Curso de Administração e Direito; em Contagem, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social e Sistemas de Informação; em Poços de Caldas, Administração, Ciência da Computação e Pedagogia.

Confira a listagem completa.

Inauguração de novo prédio da Escola de Teatro

Dom Mol: “A educação e a cultura dão as mãos para elevar a condição humana”
Dom Mol: “A educação e a cultura dão as mãos para elevar a condição humana”

O novo prédio da Escola de Teatro (prédio 20), localizado no campus Coração Eucarístico (acesso de número 9 pela avenida 31 de Março), foi inaugurado oficialmente no dia 9 de agosto. A solenidade de descerramento da placa contou com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; da secretária de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac), professora Maria Beatriz Rocha Cardoso; do pró-reitor de Logística e Infraestrutura (Proinfra), professor Rômulo Albertini Rigueira; do diretor da Escola de Teatro, professor Luiz Arthur de Oliveira; e da aluna Letícia Braga Corrêa, representando o corpo discente da escola.

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