Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro de 2017 - nº 28

Mensagem do Reitor

Responsabilidade com o futuro: mudar para melhorar

Os sentidos de prioridades e urgências devem ser inevitável  e cotidianamente reinventados em todos os âmbitos da vida: nos desafios da vida social, nas fragilidades da cidadania brasileira e no amplo espectro das dimensões da nossa existência familiar e pessoal. Essa perspectiva não se mostra diferente na trajetória da nossa lida institucional. Compromissos e deveres estruturais e estruturantes, exigências de investimentos indispensáveis, enfim, é imperativo darmos eficientes respostas às urgências do presente, mas sem descuidarmos dos compromissos estabelecidos em nossa caminhada, quando prefiguramos um futuro de crescimento e busca de perenidade para a PUC Minas. E sem abrirmos mão de sonharmos e planejarmos, com sabedoria, o porvir da Universidade.

É neste contexto de desafios e neste cenário de instabilidades que todos que temos hoje a responsabilidade de dirigir e fazer a gestão da Universidade somos convocados a mobilizar o melhor de nossas competências, habilidades, espírito inovador e, em especial, muito bom senso combinado com audácia. É fundamental que compreendamos que não é apenas a crise política e econômica, que insiste em perdurar já por muitos anos, que exige de todos novas posturas, revisão de parâmetros e de objetivos. É mais que isso. Na verdade, muito mais.

Além das instabilidades e contingenciamentos provocados por essa crise que teima em permanecer, observam-se graves mudanças em termos de alguns dos paradigmas no campo educacional que não podem, de modo algum, serem desconsideradas. Não é exagero afirmar que, quando vencermos esses difíceis anos para a economia, a política e todo o conjunto da vida social, a educação, e, no nosso caso específico, a educação superior de natureza comunitária, terá experimentado rearranjos e deslocamentos em um caminho, diria, sem volta. Importante, assim, compreender que vivemos amplas e intensas mudanças dos processos educacionais com profundos impactos na vida acadêmica e, neste contexto, a Universidade tem que, mais do que se adaptar, intuir e antever esses novos rumos para antecipar-se, escolhendo os melhores caminhos, sem deixar de nortear-se, certamente, por sua Missão, Valores e Visão.

Nesse sentido, referenciada pelos ordenamentos jurídicos e legais e os valorosos parâmetros de nossa vida institucional e acadêmica, é que a Reitoria reafirma, de modo enfático, a solicitação de que todos na PUC Minas, no cotidiano das pequenas coisas e na orquestração e planejamento dos grandes processos, sem abrir mão, como mencionado, de nossas basilares e históricas referências, busquemos propor e construir uma Universidade cada vez mais contemporânea e lúcida; racional e ágil; competente e competitiva. Novos comportamentos e atitudes que exigem ainda mais que todos estejamos,  harmoniosamente, deslocados das zonas de conforto e da eterna autorrepetição, dispostos e envolvidos, com um projeto de Universidade que precisa reinventar-se, pois sabemos que o presente e o futuro, cada vez mais apressado, estão a exigir novos modos de  presença na sociedade e no mercado educacional. 

                                                                                                      
Quando observamos a milenar caminhada da universidade no Ocidente, convencemo-nos de que a PUC Minas, ao completar 60 anos, em 2018, é uma instituição muito, muito jovem. E é esta juventude, vivenciada até aqui com tanta maturidade, que nos credencia a dar, com segurança, novos passos no sentido de construirmos uma Universidade ainda mais arrojada e atual, em que os processos e protocolos tenham o sentido da solução rápida, não do embaraço. Da capacidade de enxergar, nas dificuldades, oportunidades e não meramente obstáculos.

Não existem, todos sabemos, soluções fáceis para problemas complexos. Alterar nosso modo de abordá-los, no entanto, já pode ser um grande começo. É preciso, sempre, mudar para melhorar.

  

Prof. Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar de Belo Horizonte

 

Seminário de Extensão destaca a relação entre educação e sociedade em tempos de crise

Raphael Calixto
Os professores Maria Inês Martins, a vice-reitora Patrícia Bernardes, Wanderley Chieppe e Sérgio Hanriot
Os professores Maria Inês Martins, a vice-reitora Patrícia Bernardes, Wanderley Chieppe e Sérgio Hanriot

A cerimônia de abertura da 12ª edição do Seminário de Extensão Universitária foi realizada no dia 21 de setembro, evento que prosseguiu até o dia 22, com o tema central Educação e Sociedade em Tempos de Crise: contribuições da Extensão Universitária. Compuseram a mesa de abertura a professora Patrícia Bernardes, vice-reitora da PUC Minas, que representou o reitor, professor Dom Joaquim Mol; professor Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão; a professora Maria Inês Martins, pró-reitora de Graduação; e o professor Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação.

Leia mais

Posses de colegiados e do coordenador do Anima

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, empossou, na última sexta-feira, 15 de setembro, novos membros de departamentos, de colegiados de cursos de graduação e de pós-graduação, chefes de departamentos, coordenadores de cursos e o coordenador do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação, professor padre Áureo Nogueira de Freitas. A solenidade de posse ocorreu no auditório 3 do prédio 43, Campus Coração Eucarístico.

A solenidade teve também a presença dos professores Patrícia Bernardes, vice-reitora; Maria Inês Martins, pró-reitora de Graduação; Sérgio de Morais Hanriot, pró-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação; Wanderley Chieppe Felippe, pró-reitor de Extensão; e Ronaldo Rajão Santiago, secretário geral.

Leia mais

Raphael Calixto
O reitor Dom Mol e a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, ao lado do secretário geral, professor Ronaldo Rajão
O reitor Dom Mol e a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, ao lado do secretário geral, professor Ronaldo Rajão

Ranking Universitário Folha: PUC Minas tem preferência das empresas na hora de contratar

A PUC Minas está novamente entre as dez universidades brasileiras, entre públicas e privadas, na preferência das empresas na hora de contratar formados, ocupando a 6ª posição. No que se refere às universidades privadas em todo o país, a PUC Minas ocupa o 3º lugar nesse quesito. A lista geral, encabeçada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), integra o Ranking Universitário Folha (RUF) 2017, divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo no dia 18 de setembro.

Leia mais

PUC Minas poderá ter novo campus

A PUC Minas poderá ter um novo campus a ser instalado na região do Alphaville Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). A  PUC Minas Vetor Sul planeja ofertar cursos de graduação e pós-graduação em uma área cedida pela CSul Desenvolvimento Urbano de aproximadamente 98.000m², dos quais 43.000m² serão de área verde. No local também poderá ser construída uma unidade do Colégio Santa Maria que, como a PUC Minas, é mantido pela Sociedade Mineira de Cultura. O Protocolo de Intenções que firmará essa parceria entre a SMC e a CSul será assinado no dia 5 de outubro.

Leia mais

Dom Mol recebe o vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa

O reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, recebeu, no dia 1º de setembro, a visita do vice-reitor da Universidade Católica Portuguesa, professor padre José Tolentino de Mendonça, acompanhado pelo professor padre Alexandre Palma, coordenador da pós-graduação em Ciências Religiosas daquela universidade.

A reunião, que aconteceu no gabinete do reitor, no Campus Coração Eucarístico, visou o processo de internacionalização do Instituto de Filosofia e Teologia Dom João Resende Costa, com a facilitação de intercâmbio, entre as duas instituições, de alunos e professores da graduação e da pós-graduação stricto sensu. A assinatura desse convênio, que também visa promover a troca de experiências e parcerias na pesquisa, ensino e extensão, ainda será realizada.

Leia mais

Raphael Calixto
Os professores Dom Mol e padre José Tolentino, com os professores Roberlei Panasiewicz, padre Evandro Campos Maria, padre Alexandre Palma e frei Luiz Antônio Pinheiro
Os professores Dom Mol e padre José Tolentino, com os professores Roberlei Panasiewicz, padre Evandro Campos Maria, padre Alexandre Palma e frei Luiz Antônio Pinheiro

PUC Minas sedia Seminário Acordo Brasil-Santa Sé

Thaylane Cristina
Dom Mol, Dom Paulo Peixoto, Dom Raymundo Damasceno, Dom Walmor, Dom Giovanni d'Aniello e padre Roberto Marcelino
Dom Mol, Dom Paulo Peixoto, Dom Raymundo Damasceno, Dom Walmor, Dom Giovanni d'Aniello e padre Roberto Marcelino

O Acordo Brasil Santa-Sé não trata de buscar privilégios para a Igreja e sim fazer diálogo com a sociedade plural, fazer com que a sociedade encontre rumos, caminhando no horizonte da justiça e da paz. A afirmação foi feita pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, durante a abertura do Seminário Acordo Brasil Santa-Sé, realizado pela Regional Leste 2 (Minas Gerais e Espírito Santo) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O evento teve a presença do cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, presidente da Comissão Episcopal para Implementação do Acordo; de Dom Giovanni d'Aniello, núncio apostólico no Brasil; de Dom Paulo Mendes Peixoto, arcebispo de Uberaba e presidente do Regional Leste 2; do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; e do padre Roberto Marcelino, secretário executivo da Regional Leste 2. O evento ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto, no auditório do Museu de Ciências Naturais (prédio 40), Campus Coração Eucarístico.

Leia mais

Encontro de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação

Com a presença do reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e de cerca de 30 pró-reitores de pesquisa e de pós-graduação de várias instituições públicas, comunitárias e privadas, ocorreu no dia 25 de agosto, no Campus Coração Eucarístico, o Encontro Regional do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da Região Sudeste (Foprop-SE).

Participaram da abertura também os professores Sérgio de Morais Hanriot, pro-reitor de Pesquisa e de Pós-graduação da PUC Minas e vice-coordenador do Foprop-SE; Joviles Vitório Trevisol, da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e presidente do Foprop; Márcio de Castro Silva Filho, da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Foprop-SE.

Leia mais

Raphael Calixto
Os professores Joviles Trevisol, Dom Mol, Sérgio Hanriot e Márcio de Castro Filho
Os professores Joviles Trevisol, Dom Mol, Sérgio Hanriot e Márcio de Castro Filho


Entre em contato: imprensa@pucminas.br