Canal Aberto

Newsletter da Reitoria

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais | setembro/outubro de 2016 - nº 26

Mensagem do Reitor

Avanços em pontos cruciais

O último mês de agosto teve início com a renovação do mandato da atual Reitoria da PUC Minas. Consciente da relevância da responsabilidade, agradeço pela confiança em mim depositada pelo arcebispo de Belo Horizonte e grão-chanceler da Universidade, Dom Walmor Oliveira de Azevedo. Com satisfação, tive a oportunidade de comunicar que todos os colaboradores que compõem a Administração Superior também foram reconduzidos.

Importante registrar que, com a dedicação e competência de todos, temos avançado em pontos cruciais da PUC Minas. De nossos mandatos anteriores, podemos destacar como realizações e encaminhamentos: 1) a reforma e aprovação do novo e moderno Estatuto, que se encontrava num impasse; 2) a necessária reformulação total do Regimento Geral (alguns desses fundamentais documentos encontravam-se há décadas sem uma revisão geral e, portanto, desatualizados); 3) a complexa retomada e implantação da nova departamentalização; 4) a reelaboração e adoção de um renovado Estatuto da Carreira Docente; 5) os necessários ajustes do Acordo Coletivo Docente, preservando conquistas que o colocam muito acima da CLT, como valorização do professorado da Instituição; 6) a definitiva implantação do Regime de Tempo Integral do corpo docente na Universidade; 7) a apuração das técnicas de elaboração do orçamento e sua execução, possibilitando controle de custos, investimentos em todas as áreas e solução para pesados endividamentos acumulados historicamente; 8) o plano do desenvolvimento institucional e estratégico da Universidade com indispensáveis ferramentas de análise de múltiplos indicadores; 9) a elaboração de um plano de qualidade que determina a implantação de ações com vistas à assunção dos resultados avaliativos, curso a curso de graduação e do stricto sensu; 10) o tão buscado e difícil cumprimento da exigida cota de trabalhadores portadores de necessidades especiais, objeto de fiscalização permanente do Ministério Público do Trabalho; 11) os principais Conselhos da Universidade foram renovados, o Conselho Universitário (Consuni) e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e, como resultado do novo Estatuto, colocamos em atividade o Conselho de Gestão e Política (Congesp) da PUC Minas; e 12) a implantação de um arrojado projeto de Pastoral Universitária, segundo as orientações da Ex Corde Ecclesiae, documento que orienta a caracterização da identidade das universidades católicas. Neste aspecto, acertadamente, ousamos sonhar, projetar e implantar o Anima, Sistema Avançado de Formação, que integra e articula núcleos muito significativos, com o intuito de ofertar formação e exercitar práticas construtivas do saber em várias áreas, com o foco no humanismo cristão e a formação da consciência crítico-transformadora. Assim criamos o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp), o Centro de Geoprocessamento da Informação Pastoral e Religiosa (Cegipar), o Observatório da Evangelização (OE) e o Núcleo de Estudos em Pastoral da Cultura (Nepac) e potencializamos o Centro de Formação de Agentes de Pastoral (Cefap). Nesse âmbito insere-se a Pastoral Universitária.

E muitas outras têm sido as ações de ampliação de nossa qualificada presença. Recentemente, de forma planejada e a partir de muitos dados analisados, criamos a unidade educacional PUC Minas Praça da Liberdade, implantando novo portfólio de cursos, somados aos que ali existiam. Da mesma forma, consolidados os estudos de desenvolvimento institucional, inauguramos o Campus PUC Minas Uberlândia, aproveitando a oportunidade de a SMC ter assumido a mantença da Faculdade Católica de Uberlândia, cuja mantenedora ligava-se à Diocese de Uberlândia.

Investimentos

A PUC Minas tem procurado fazer os investimentos em infraestrutura e laboratórios que tanto são necessários aos nossos institutos e faculdades. Estruturas como bibliotecas, centros de espiritualidade, clínicas, laboratórios de engenharia e de ciências biológicas e da saúde receberam obras que os qualificaram fortemente em todas as nossas unidades e campi, proporcionando aos nossos alunos uma formação arrojada e melhor preparação para o desenvolvimento de pesquisas e para o mercado de trabalho.

Em termos do ensino e pesquisa, afirmo que avançamos fortemente no âmbito da pós-graduação stricto sensu e lato sensu. No âmbito do stricto sensu, criamos nesses nove anos mais oito cursos, sendo cinco de doutorado. A PUC Minas possui, hoje, 18 programas e 30 cursos de mestrado (acadêmico e profissional) e doutorado, contando com mais de 1.900 alunos matriculados.

De natureza e vocação comunitária, a PUC Minas entende que a extensão deve ser transversal a todos os setores, estruturas e processos acadêmicos da Universidade. Apenas nos últimos três anos, foram desenvolvidos cerca de 500 projetos, que envolveram milhares de alunos e beneficiaram, direta e indiretamente, centenas de milhares de pessoas, em uma atuação muito próxima da comunidade. Indissociável que é do ensino e da pesquisa, a extensão na PUC Minas, como resultado de um trabalho bem articulado e não muito fácil, passou a fazer parte da formação de nosso estudante.

A Universidade, ao realizar com competência seus objetivos no ensino, na pesquisa e na extensão, já está cumprindo uma missão sócio-transformadora. Contudo, sendo comunitária, a PUC Minas cumpre com exuberância, por meio de bolsa, sua missão social. Na PUC Minas, exatamente um terço (33%) dos alunos, tanto da graduação e da pós- graduação, são beneficiados com algum tipo de bolsa.

Novos desafios

Para o atual mandato, iniciado no dia 1º de agosto de 2016, definimos, com foco ainda mais preciso, alguns pontos muito importantes. O caminho árduo e, ao mesmo tempo, gratificante exige o estabelecimento de metas a alcançar, objetivos a realizar, ações a implantar. Das atuais necessidades, e diria mesmo urgências, priorizamos ações que envolvem todos os setores da Universidade. Em primeiro lugar, o dinamismo da realidade concorrencial leva-nos a rever nosso modelo de processo seletivo; temos clareza da urgência de repensar nosso modelo de precificação e de autofinanciamento, também coloca-se como meta urgente a ampliação e qualificação de nossa visibilidade em termos dos cursos e unidades e de nossa presença nas redes sociais digitais. A implementação de alta convergência para as grades curriculares quer, acima de tudo, garantir a sobrevivência dos cursos a partir da otimização de horas-aula, sem perda da qualidade e das especificidades de cada um deles. Salientamos, ainda, a necessidade de constituição de práticas com foco na sustentabilidade. Esses são apenas alguns dos objetivos assinalados para os quais comissões designadas em portarias específicas pela Reitoria já estão trabalhando, com prazos de entrega de conclusões e cronograma de trabalho já determinados.

Ouço, de modo reiterado, de ex-alunos e ex-professores que por anos conviveram na PUC Minas, como também de professores e alunos atuais, testemunhos profundos e afetuosos de seu amor por esta Universidade. Esse, certamente, talvez seja o mais valioso patrimônio da nossa PUC Minas. Tocar as pessoas, pelo conhecimento, em sua razão, e instalar-se eternamente nos seus melhores sentimentos de bem-querer e afeto. É um privilégio imensurável estar à frente desta grande Universidade.














Professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães
Reitor da PUC Minas
Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte

Arquidiocese de Belo Horizonte divulga carta com orientações sobre eleições

A Arquidiocese de Belo Horizonte divulgou, na última sexta-feira, 9 de setembro, carta dirigida aos fiéis, sacerdotes, religiosos e diáconos permanentes com orientações gerais sobre a conduta no período eleitoral.

A carta, assinada pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte e grão-chanceler da PUC Minas, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e os bispos auxiliares Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, reitor da Universidade, Dom João Justino de Medeiros Silva e Dom Edson José Oriolo dos Santos, expressa que as eleições municipais 2016 são oportunidade para todos participarem da política, iluminados pela fé e pela consciência da dignidade da pessoa humana.

“Esse é um momento privilegiado para o resgate da esperança, especialmente daqueles que sofrem a exclusão e os seus terríveis efeitos. Temos a obrigação de “dar as razões da nossa esperança” (1Pd 3,15), que se sustenta, também, na convicção de que a ética na política e na vida pública é uma exigência irrenunciável. Nosso voto tem força e pode começar a mudar situações de injustiça”, diz o documento.

Leia mais

Reitor visita o Edifício Dom Cabral, que foi reaberto

Luiza Sousa Rocha
Os professores Patrícia Bernardes, Dom Mol, Miguel Alonso, Paulo Roberto e Tânia de Souza
Os professores Patrícia Bernardes, Dom Mol, Miguel Alonso, Paulo Roberto e Tânia de Souza

O reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, acompanhado pela vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, e pelo chefe de gabinete, professor Paulo Roberto de Sousa, fez, no dia 30 de agosto, uma visita ao Edifício Dom Cabral, Prédio 1 da Unidade Praça da Liberdade, reaberto no mês de agosto. O prédio, que pertence ao conjunto arquitetônico da Praça da Liberdade, passou por um intenso processo de modernização do espaço físico interno, além de uma completa revitalização das fachadas e muros, promovendo grandes melhorias.  

Acompanhados pelo pró-reitor da Unidade Praça da Liberdade, professor Miguel Alonso de Gouvêa Valle, e pela diretora acadêmica da Unidade, professora Tânia Maria Ferreira de Souza, Dom Mol, a professora Patrícia e o professor Paulo Roberto puderam conferir todas as mudanças promovidas nas dependências do Prédio 1, como as melhorias nas salas de aulas e nas coordenações dos cursos, no pátio externo, na biblioteca, além de outros espaços, e demonstraram satisfação com o resultado das obras realizadas para atender com mais conforto e qualidade as demandas da Unidade Praça da Liberdade.

Leia mais

Debate reúne candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte

Os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte participaram do primeiro debate das Eleições 2016, que foi organizado pelo Núcleo de Estudos Sociopolíticos/PUC Minas (Nesp), Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política e Coletivo de Fé e Política, instituições que integram a Arquidiocese de Belo Horizonte. O evento, que teve a participação do reitor, lotou o Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, no centro de Belo Horizonte, com um público que buscava conhecer as propostas, os projetos e o perfil de cada um dos 11 candidatos que serão submetidos à votação em outubro.

Dom Mol explicou que, ao organizar o debate, a Arquidiocese de Belo Horizonte quis reunir as pessoas, não para uma “guerra de palavras”, mas para que possam dizer o que querem fazer e, assim, permitam que a população comece a fazer a elaboração de suas escolhas. Nesse sentido, o encontro respeitou uma dinâmica em que todos os 11 candidatos puderam, durante dez minutos, apresentar seus projetos.

Leia mais

Marcos Figueiredo
O reitor foi um dos comentaristas do evento que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem
O reitor foi um dos comentaristas do evento que aconteceu na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

PUC Minas e Instituto Cervantes renovam convênio para certificação
e descontos em cursos

Marcos Figueiredo
O professor Paulo Roberto (centro), ao lado da professora Rita Louback e de Javier Ruiz
O professor Paulo Roberto (centro), ao lado da professora Rita Louback e de Javier Ruiz

A PUC Minas e o Instituto Cervantes de Belo Horizonte renovaram convênio entre as duas instituições, no sentido de continuar oferecendo descontos para alunos, professores e funcionários da Universidade em cursos de língua espanhola ofertados pelo Instituto e também em testes para obtenção da certificação de proficiência, exigidos na maioria dos acordos bilaterais de intercâmbio acadêmico entre universidades que preveem esta proficiência e a PUC Minas.

O diretor do Instituto, Javier Ruiz Sierra, foi recebido na tarde de 18 de agosto, na Galeria de Fotos do prédio 2 da Reitoria, no Campus Coração Eucarístico, pelo professor Paulo Roberto de Sousa, chefe de Gabinete, representando o reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, e pela assessora de Relações Internacionais da Universidade, professora Rita Louback.

Leia mais

Recondução do reitor e da vice-reitora

O grão-chanceler da PUC Minas e presidente da Sociedade Mineira de Cultura, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, assinou, no dia 2 de agosto, o Ato 01/2016 que reconduz ao cargo para os próximos três anos (2016-2019) o reitor da PUC Minas, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. No mesmo Ato, foi também reconduzida ao cargo de vice-reitora, para o mesmo período, a professora Patrícia Bernardes.

Em seguida, o reitor reconduziu aos cargos os membros da Administração Superior.

Leia mais

Marcos Figueiredo
A recondução ocorreu na presença de pró-reitores da Universidade
A recondução ocorreu na presença de pró-reitores da Universidade

Posses de membros de câmaras e de colegiados, chefes de departamentos
e coordenadores de cursos

Marcos Figueiredo
No <i>Campus</i> Coração Eucarístico, foram empossados os diretores do ICBS, Icei e FCA, além de membros de colegiados e departamentos
No Campus Coração Eucarístico, foram empossados os diretores do ICBS, Icei e FCA, além de membros de colegiados e departamentos

Tomaram posse, no dia 11 de agosto, os membros de câmaras de departamentos, de colegiados de cursos de graduação e de programas de pós-graduação, bem como dos respectivos chefes de departamentos e coordenadores de cursos. A solenidade foi presidida pelo reitor da PUC Minas e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães. Também compuseram a mesa solene a vice-reitora, professora Patrícia Bernardes, o secretário geral, professor Ronaldo Rajão Santiago, a pró-reitora de Graduação, professora Maria Inês Martins, e o pró-reitor de Extensão, professor Wanderley Chieppe Felippe.

Em Betim, o reitor, acompanhado da vice-reitora e do secretário geral, empossou o novo colegiado do Curso de Medicina Veterinária. Já no dia 20 de setembro, Dom Mol empossará, no Campus Poços de Caldas, os membros dos colegiados e dos coordenadores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Medicina Veterinária,  bem como de membros das câmaras desses departamentos e do chefe do Departamento de Medicina Veterinária. O evento será às 9h30, no auditório do prédio 2 do Campus.

Leia mais

Curso de Jogos Digitais recebe nota máxima na avaliação do MEC

O Curso de graduação tecnológica em Jogos Digitais, ministrado na Unidade São Gabriel, recebeu nota máxima — conceito 5 — na avaliação do Ministério da Educação (MEC), conforme portaria 282, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 4 de julho. A avaliação, realizada a cada três anos, considerou aspectos como corpo docente (titulação, publicação e currículo dos docentes), infraestrutura da instituição (biblioteca, softwares, laboratórios, salas de aula e demais ambientes de acesso do aluno), aspectos acadêmico-pedagógicos (projeto pedagógico, coordenações diversas do curso, atividades de pesquisa e extensão), entre outros.

O curso é o único dentre os mais de cem equivalentes no Brasil com a nota máxima na avaliação do MEC, além de ser referência internacional. Ao longo de dez anos, a graduação tecnológica em Jogos Digitais formou 16 turmas e conquistou diversos prêmios, como o terceiro lugar na etapa mundial da copa do mundo de tecnologia da Microsoft, a Imagine Cup, que aconteceu no fim do mês de julho, quando o curso foi representado por quatro alunos.

Leia mais

29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião

Com o tema Tempos do Espírito: inspiração e discernimento, foi realizado, de  12 a 14 de julho, no Campus Coração Eucarístico, o 29º Congresso Internacional da Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (Soter). Uma das novidades do evento, que reuniu 400 participantes, foi o grupo de trabalho Ameríndia, reunindo temáticas sobre o Uruguai, México, Argentina e Colômbia.

Da mesa de abertura participaram o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte Dom João Justino de Medeiros Silva, representando o grão-chanceler da PUC Minas e arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o coordenador do Anima PUC Minas – Sistema Avançado de Formação, professor Carlos Frederico Barboza de Souza, representando o reitor da Universidade e bispo auxiliar de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães; o presidente da Soter, padre Jaldemir Vitório, professor da Faculdade de Filosofia e Teologia (Faje); e o padre Manoel José de Godoy, coordenador do evento e membro da Ameríndia. 

Leia mais

Marcos Figueiredo
Padre Jaldemir Vitório, Dom João Justino, Carlos Frederico e padre Manoel Godoy
Padre Jaldemir Vitório, Dom João Justino, Carlos Frederico e padre Manoel Godoy

Bolsas de estudo assistenciais para ingressantes no mestrado e doutorado

A PUC Minas concederá anualmente bolsas de estudo assistenciais, duas para mestrado e uma para doutorado, em cada um dos 16 Programas de Pós-graduação stricto sensu da Universidade, a estudantes que ingressarem nesses cursos e que comprovarem renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo para bolsas de 100% e de até três salários mínimos para bolsas de 50%. A portaria 072/2016, assinada pelo reitor e bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, professor Dom Joaquim Mol, foi publicada no dia 24 de junho.

A bolsa será concedida no percentual de 100%, podendo ser convertida em duas bolsas de 50% para atender a um maior número de estudantes. O processo seletivo relativo à concessão das bolsas implica a inscrição no processo seletivo para ingresso no respectivo Programa de Pós-graduação, seleção acadêmica e avaliação socioeconômica, realizada pela Secretaria de Cultura e Assuntos Comunitários (Secac).

Leia mais

Doutorado em Informática é aprovado pelo MEC

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou, em abril, o doutorado do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Informática da PUC Minas.

O doutorado, com área de concentração em Ciência da Computação, é ministrado na Unidade São Gabriel e tem as seguintes linhas de pesquisa: Engenharia de Software e Sistemas de Computação; e Análise de Dados, Descoberta de Conhecimento e Recuperação de Informação.

Leia mais


Entre em contato: imprensa@pucminas.br